- Ligue a unidade. Conecte o cabo de força da sua unidade SATA ao cabo Molex to SATA Power conectado à fonte de alimentação.
- Verifique a unidade.
- Conecte a unidade ao adaptador USB para SATA/IDE.
- Conecte o adaptador USB ao adaptador SATA/IDE ao PC.
SATA (Serial Advanced Technology Attachment) é um tipo de interface usado para conectar dispositivos de armazenamento como discos rígidos, unidades de estado sólido e unidades ópticas à placa-mãe de um computador. Por outro lado, o USB (Universal Serial Bus) é uma interface padrão utilizada para ligar vários periféricos, como teclados, ratos, impressoras e dispositivos de armazenamento externo a um computador. Em alguns casos, poderá ser necessário ligar um dispositivo SATA a uma porta USB. Este artigo irá guiá-lo sobre como ligar o cabo SATA ao USB.
Posso utilizar um HD interno como HD externo?
Sim, pode utilizar um disco rígido interno (HDD) como um disco rígido externo (EHD) ligando-o a uma porta USB utilizando um cabo adaptador SATA para USB.
Onde ligar o cabo IDE?
O cabo IDE (Integrated Drive Electronics) é uma interface antiga utilizada para ligar dispositivos de armazenamento à placa-mãe de um computador. A maioria das placas-mãe modernas não tem uma porta IDE, mas se tiver um computador mais antigo, pode encontrar a porta IDE perto das portas SATA na placa-mãe.
Para que serve a entrada eSATA?
O eSATA (External Serial Advanced Technology Attachment) é uma interface externa utilizada para ligar dispositivos de armazenamento externos a um computador. Proporciona taxas de transferência de dados mais rápidas do que o USB, o que a torna ideal para transferências de ficheiros de grandes dimensões. Pode encontrar a porta eSATA na parte posterior do computador ou numa placa de expansão PCI (Peripheral Component Interconnect).
Como instalar um HD externo dentro do PC?
Para instalar um disco rígido externo no interior do computador, é necessário abrir a caixa do computador e ligar os cabos SATA e de alimentação ao disco rígido. Em seguida, é necessário montar o disco rígido num dos compartimentos de unidade e fixá-lo com parafusos. Por fim, é necessário ligar o cabo SATA à placa-mãe e o cabo de alimentação à unidade de alimentação.
Como ligar o cabo SATA ao USB?
Para ligar um dispositivo SATA a uma porta USB, é necessário um cabo adaptador SATA para USB. Em primeiro lugar, ligue o cabo SATA à porta SATA do disco rígido e a outra extremidade do cabo ao cabo adaptador SATA para USB. Em seguida, ligue a extremidade USB do cabo adaptador à porta USB do seu computador. O computador deve detectar o dispositivo SATA e pode aceder-lhe como a qualquer outro dispositivo de armazenamento externo.
Em conclusão, é possível ligar um dispositivo SATA a uma porta USB com a ajuda de um cabo adaptador SATA para USB. Também pode utilizar um disco rígido interno como dispositivo de armazenamento externo, ligando-o a uma porta USB. Lembre-se de tomar as precauções necessárias ao instalar qualquer hardware no seu computador.
Para ligar um disco rígido IDE a uma placa SATA, é necessário um conversor SATA para IDE. Este conversor permite-lhe ligar o disco rígido IDE à porta SATA da placa-mãe. Assim que tiver o conversor, pode ligar o disco rígido IDE ao conversor e depois ligar o conversor à porta SATA da placa-mãe.
É necessário ter um disco rígido externo por várias razões. Em primeiro lugar, proporciona espaço de armazenamento adicional para o seu computador ou dispositivo, permitindo-lhe armazenar mais ficheiros, documentos, fotografias, vídeos e outros dados sem tornar o seu sistema mais lento. Em segundo lugar, um disco rígido externo pode servir de cópia de segurança para os seus ficheiros importantes, garantindo que não os perde em caso de falha do sistema ou de outro evento catastrófico. Por último, um disco rígido externo é portátil e pode ser facilmente transportado consigo, permitindo-lhe aceder aos seus ficheiros a partir de qualquer dispositivo ou local.
Para ligar um HD IDE a uma placa-mãe, é necessário encontrar o conector IDE na placa-mãe e ligar o cabo IDE ao mesmo. Depois, é necessário ligar a outra extremidade do cabo IDE ao conector IDE na parte de trás do disco rígido IDE. Certifique-se de que define correctamente os jumpers no disco rígido para indicar se é a unidade principal ou secundária. Por fim, também é necessário ligar o cabo de alimentação ao disco rígido.