A resposta é que depende da situação. Se os dois pontos introduzirem uma frase completa, então deve seguir-se uma letra maiúscula. Por exemplo: “Só lhe restava uma coisa a fazer: correr.” Neste caso, “correr” é uma frase completa, pelo que deve ser grafada com maiúscula.
No entanto, se os dois pontos forem utilizados para introduzir uma lista ou um subtítulo, não é necessário utilizar letra maiúscula. Por exemplo: “Há três coisas que tens de fazer: fazer as malas, limpar e despedir-te.” Neste caso, “fazer as malas”, “limpar” e “despedir-se” não são frases completas, pelo que não necessitam de maiúsculas.
Passando para o Excel, existem vários comandos que são normalmente utilizados. Estes incluem as funções SUM, AVERAGE, COUNT e MAX/MIN. A função SOMA permite-lhe somar um intervalo de células, enquanto a função MÉDIA calcula a média de um intervalo de células. A função COUNT conta o número de células que contêm números e as funções MAX/MIN devolvem o valor máximo ou mínimo num intervalo de células.
A função if () do Excel também é muito utilizada. Permite-lhe testar uma condição e devolver um valor se a condição for verdadeira e outro valor se a condição for falsa. Por exemplo, =IF(A1>10, “Sim”, “Não”) devolveria “Sim” se o valor na célula A1 fosse superior a 10 e “Não” se não fosse.
O preenchimento automático é outra função útil no Excel. Permite-lhe preencher rapidamente uma série de células com um padrão ou sequência. Por exemplo, se introduzir “1” na célula A1 e “2” na célula A2, pode seleccionar ambas as células e arrastar a pega de preenchimento (o pequeno quadrado no canto inferior direito da selecção) para preencher automaticamente o resto das células na sequência.
O símbolo “&” no Excel é utilizado para concatenação, o que significa combinar duas ou mais cadeias de caracteres numa só. Por exemplo, =A1&” “&B1 combinaria os valores nas células A1 e B1 com um espaço entre eles.
Finalmente, para repetir uma fórmula no Excel, pode utilizar a alça de preenchimento. Seleccione a célula que contém a fórmula e arraste a pega de preenchimento para as células onde pretende aplicar a mesma fórmula. O Excel ajustará automaticamente as referências de célula na fórmula para corresponder à nova localização.
Em conclusão, a utilização ou não de uma letra maiúscula após dois pontos depende da situação. No Excel, existem vários comandos e funções de uso comum, incluindo SUM, AVERAGE, COUNT, MAX/MIN, if (), preenchimento automático, “&” e a alça de preenchimento para fórmulas repetidas. O conhecimento destas funções pode tornar o trabalho com o Excel muito mais fácil e eficiente.
O símbolo de dois pontos ( : ) é frequentemente utilizado em matemática para representar um rácio ou uma operação de divisão entre dois ou mais números ou variáveis. Numa fórmula, o símbolo de dois pontos também pode ser utilizado para denotar um intervalo de valores, como na fórmula para o desvio padrão de uma amostra, onde os dois pontos separam os limites inferior e superior da soma dos desvios quadrados.
No Excel, o sinal de dois pontos (:) é utilizado para indicar um intervalo de células. Por exemplo, se pretender seleccionar as células A1 a A10, escreveria como A1:A10. Os dois pontos são frequentemente utilizados em fórmulas e funções para especificar o intervalo de células a incluir no cálculo.
A capitalização em Linux segue as mesmas regras que em qualquer outro sistema operativo ou plataforma. Geralmente, a primeira letra de uma frase ou substantivo próprio é maiúscula, enquanto as letras subsequentes são minúsculas. Quando se trata de usar dois pontos no Linux, não existe uma regra específica para a capitalização após dois pontos. Fica a critério da preferência pessoal ou do guia de estilo decidir se deve ou não ser colocado em maiúscula.