Um keylogger é um tipo de software ou dispositivo de hardware que regista todas as teclas premidas num computador. Isto significa que cada palavra digitada, cada palavra-passe introduzida e cada site visitado podem ser registados e monitorizados. Embora os keyloggers possam ser úteis para os empregadores monitorizarem a actividade dos empregados ou para os pais vigiarem a utilização da Internet pelos filhos, também podem ser utilizados de forma maliciosa para roubar informações sensíveis, como números de cartões de crédito, credenciais de início de sessão e dados pessoais.
Para se livrar de um keylogger, é importante identificar primeiro se está presente no computador. Alguns sinais de um keylogger incluem um desempenho lento do computador, actividade de rede inexplicável e e-mails ou pop-ups suspeitos. Também é importante executar regularmente análises antivírus e anti-malware para detectar qualquer software indesejado no computador. Se for detectado um keylogger, recomenda-se a sua remoção imediata utilizando um software antivírus de boa reputação.
Se pretende deixar um registo de tudo o que escreve por motivos pessoais ou profissionais, existem várias opções disponíveis. Uma opção é utilizar um programa de software concebido especificamente para este fim, como um keylogger ou um gravador de teclas. Estes programas podem ser configurados para registar todas as teclas premidas no computador e guardar as informações num ficheiro para análise posterior.
Para capturar as teclas premidas sem a utilização de software especializado, alguns sistemas operativos oferecem funcionalidades incorporadas para este fim. Por exemplo, nos computadores Windows, o programa “Event Viewer” incorporado pode ser utilizado para registar todas as teclas premidas no computador. No entanto, é importante ter em atenção que a captura de toques no teclado sem o consentimento do utilizador pode ser ilegal em algumas jurisdições.
Para eliminar o keylogger Ardamax do seu PC, primeiro é necessário identificar se ele está presente no seu computador. Para o fazer, execute uma verificação completa do sistema com o seu software antivírus. Assim que o keylogger for detectado, o software antivírus deve ser capaz de o remover automaticamente. Se o keylogger não for detectado ou não puder ser removido pelo software antivírus, poderá ser necessário apagar manualmente os ficheiros associados ao keylogger.
O spyware e os keyloggers são ambos tipos de software malicioso que podem ser utilizados para monitorizar e roubar informações sensíveis de um computador. Enquanto o spyware é concebido para recolher informações sobre a utilização da Internet e a actividade em linha do utilizador, os keyloggers registam especificamente todas as teclas premidas no computador. Ambos os tipos de software podem ser utilizados para fins nefastos e é importante analisar regularmente o seu computador para detectar qualquer software indesejado e proteger as suas informações pessoais.
Os worms de computador são programas de malware auto-replicantes que se propagam de um computador para outro, muitas vezes através de vulnerabilidades de rede e sem necessidade de interacção do utilizador. Os worms podem causar danos aos sistemas informáticos consumindo a largura de banda da rede, danificando ficheiros e até comprometendo dados sensíveis.
O spyware é um tipo de software malicioso que foi concebido para recolher informações de um sistema informático sem o conhecimento ou consentimento do utilizador. Pode rastrear a actividade do utilizador, capturar informações pessoais e monitorizar a utilização da Internet. Os keyloggers são um tipo de spyware que regista tudo o que o utilizador escreve, incluindo palavras-passe e outras informações sensíveis.
Para remover o spyware do seu PC, pode começar por utilizar um software anti-spyware fiável para analisar o seu sistema e detectar quaisquer programas maliciosos. Assim que o spyware for identificado, deve seguir as instruções do software para o remover do seu computador. Além disso, deve manter o seu sistema operativo e software actualizados com os últimos patches de segurança para evitar futuras infecções. Recomenda-se também que evite clicar em ligações suspeitas ou descarregar ficheiros de fontes não confiáveis para reduzir o risco de infecções por spyware.