A Internet Dial-up é um tipo de ligação à Internet que utiliza uma linha telefónica para se ligar à Internet. Já foi a forma mais popular de ligação à Internet, mas tornou-se obsoleta devido aos avanços tecnológicos. A Internet dial-up era popular na década de 1990 e no início da década de 2000, mas foi substituída por formas mais rápidas e fiáveis de ligação à Internet, como as ligações DSL, por cabo e por fibra óptica.
A Internet com ligação telefónica funciona através da utilização de um modem para converter dados digitais em sinais analógicos, que podem ser transmitidos através de uma linha telefónica. O modem marca um número de telefone para se ligar a um fornecedor de serviços Internet (ISP), que fornece acesso à Internet. A ligação por linha telefónica é lenta e pouco fiável, com velocidades que atingem um máximo de 56 kilobits por segundo (kbps), o que é significativamente mais lento do que as velocidades oferecidas pelas ligações modernas à Internet.
O mecanismo de hardware utilizado para a ligação por linha telefónica é um modem. Os modems existem em diferentes tipos, como os internos e os externos. Os modems internos são instalados no interior de um computador, enquanto os modems externos são ligados ao computador através de uma porta série ou USB. Os modems tornaram-se obsoletos devido aos avanços tecnológicos e à disponibilidade de formas mais rápidas e fiáveis de ligação à Internet.
A linha digital, também conhecida por Digital Subscriber Line (DSL), é um tipo de ligação à Internet que utiliza a transmissão digital de dados através de uma linha telefónica. A DSL é mais rápida e mais fiável do que a Internet por linha telefónica, com velocidades que variam entre 128 kbps e 100 Mbps. A DSL utiliza um mecanismo de hardware diferente da Internet por ligação telefónica, com um modem DSL que se liga a uma linha DSL para fornecer acesso à Internet.
A Internet começou a ser utilizada no Brasil em 1988, mas só era acessível a um pequeno número de pessoas. O primeiro provedor de serviços de Internet no Brasil foi a Rede Acadêmica Brasileira (RNP), que fornecia acesso à Internet para universidades e instituições de pesquisa. A Internet comercial começou no Brasil em 1995 e, desde então, o país cresceu e tornou-se um dos maiores e mais importantes mercados para a Internet.
No passado, a Internet era um lugar muito diferente. Era lenta, pouco fiável e limitada nas suas capacidades. Os sítios Web eram simples e básicos, sem conteúdos multimédia ou funcionalidades interactivas. O correio electrónico era a principal forma de comunicação e as redes sociais não existiam. Desde então, a Internet evoluiu para um ecossistema complexo e dinâmico, com milhares de milhões de utilizadores em todo o mundo e uma vasta gama de serviços e aplicações. A Internet com ligação telefónica foi um passo significativo na evolução da Internet, mas desde então tornou-se uma coisa do passado.
O desenvolvimento da Internet começou no final da década de 1960 com a criação da ARPANET, um projecto de investigação financiado pelo governo, concebido para permitir que os investigadores comunicassem entre si à distância.
A Internet espalhou-se pelo mundo através do desenvolvimento de tecnologias de Internet mais rápidas e fiáveis, bem como da maior disponibilidade e acessibilidade do acesso à Internet. Nos primórdios da Internet, as ligações por linha telefónica eram o principal meio de acesso, mas com o aparecimento das tecnologias de banda larga e sem fios, o acesso à Internet tornou-se mais rápido e mais conveniente. Como resultado, mais pessoas puderam aceder à Internet, o que levou à sua adopção generalizada em todo o mundo. Além disso, o crescimento das redes sociais e das plataformas de comunicação em linha ajudou a popularizar ainda mais a utilização da Internet.
Lamento, mas não posso dar uma resposta específica a essa pergunta, pois não há informações fornecidas no artigo em questão sobre quando a Internet discada acabou especificamente no Brasil. No entanto, o artigo menciona que a Internet por ligação telefónica se tornou cada vez mais rara e está a ser eliminada a nível mundial devido ao aumento de ligações de banda larga mais rápidas e fiáveis.