O Linux é um sistema operativo que está a ganhar popularidade entre os utilizadores de computadores devido à sua natureza de código aberto e flexibilidade. Ele é uma ótima alternativa ao Windows e ao Mac, e pode ser instalado em qualquer computador que atenda aos seus requisitos de sistema. Neste artigo, vamos orientá-lo sobre como instalar o Linux no HD.
Passo 1: Escolha uma distribuição Linux
O primeiro passo para instalar o Linux no seu HD é escolher uma distribuição. Existem muitas distribuições disponíveis, incluindo Ubuntu, Debian, Fedora e CentOS. Cada distribuição tem suas próprias características e benefícios. Recomendamos escolher uma distribuição que seja amigável para iniciantes, como o Ubuntu ou o Mint.
Passo 2: Criar uma unidade USB de arranque
Depois de ter escolhido uma distribuição, o passo seguinte é criar uma unidade USB de arranque. Pode utilizar software como o Rufus ou o UNetbootin para criar uma unidade USB de arranque. Certifique-se de que descarrega o ficheiro ISO da distribuição escolhida e selecciona a unidade USB como meio de instalação.
Passo 3: Arrancar a partir da unidade USB
Depois de criar a unidade USB de arranque, é necessário arrancar a partir dela. Para o fazer, reinicie o computador e aceda às definições da BIOS. Altere a ordem de arranque para dar prioridade à unidade USB e guarde as alterações. O seu computador irá agora arrancar a partir da unidade USB.
Passo 4: Instalar o Linux
Depois de ter arrancado a partir da unidade USB, pode agora instalar o Linux no seu HD. Siga as instruções no ecrã para seleccionar o idioma, o fuso horário e a disposição do teclado. Também terá de escolher o tipo de instalação, que pode ser juntamente com o Windows ou como o único sistema operativo. Certifique-se de selecionar o disco rígido correto para evitar instalar o Linux no disco errado.
Substituir o Windows pelo Linux
Se quiser substituir o Windows pelo Linux, o processo é semelhante. Terá de fazer uma cópia de segurança dos seus dados antes de instalar o Linux, uma vez que o processo de instalação irá apagar todos os dados do disco rígido. Siga os mesmos passos para criar uma unidade USB de arranque e arrancar a partir dela. Durante o processo de instalação, escolha apagar todo o disco e instalar o Linux.
Usando o Terminal no Windows
Se você quiser usar o terminal no Windows, você pode usar o Subsistema Windows para Linux (WSL). Isto permite-lhe executar comandos Linux numa janela de terminal dentro do Windows. Para activar o WSL, aceda à aplicação Definições no Windows e seleccione Actualização e Segurança. Clique no separador Para programadores e seleccione a opção Modo de programador. Depois de activar o modo de programador, pode instalar a WSL a partir do menu Funcionalidades do Windows.
Usando o Bash no Terminal do Windows Para usar o Bash no Terminal do Windows, é necessário instalar o Windows Subsystem for Linux (WSL) e uma distribuição Linux como o Ubuntu. Depois de ter instalado o WSL, abra o Terminal do Windows e seleccione a distribuição Linux no menu pendente. Pode agora utilizar os comandos Bash na janela do terminal do Windows.
Instalando o Windows 7 em vez do Linux
Se quiser instalar o Windows 7 em vez do Linux, precisará de um disco de instalação do Windows 7 ou de uma unidade USB. Insira o disco ou a unidade USB no seu computador e reinicie-o. Aceda às definições da BIOS e altere a ordem de arranque para dar prioridade ao suporte de instalação. Siga as instruções no ecrã para instalar o Windows 7.
Abrir o Ubuntu dentro do Windows
Para abrir o Ubuntu dentro do Windows, pode utilizar o Subsistema Windows para Linux (WSL). Depois de instalar o WSL e uma distribuição Linux como o Ubuntu, pode abrir o Ubuntu iniciando o Terminal do Windows e seleccionando Ubuntu no menu pendente. Isto irá abrir uma janela de terminal para o Ubuntu dentro do Windows.
Para abrir o WSL (Windows Subsystem for Linux) no Windows, pode seguir estes passos:
1. Pressione a tecla Windows no seu teclado e digite “powershell”.
2. Clique com o botão direito do rato na aplicação Windows PowerShell e seleccione “Executar como administrador”.
3. digite o comando “wsl” e pressione enter.
O terminal WSL será aberto e pode começar a utilizar os comandos do Linux.
Em alternativa, também pode abrir o WSL escrevendo “bash” ou “ubuntu” na barra de pesquisa do Windows e seleccionando a aplicação apropriada a partir dos resultados.
Para executar um programa no Linux, pode abrir uma janela de terminal e escrever o nome do programa seguido de quaisquer argumentos de linha de comandos necessários. Em alternativa, pode usar uma interface gráfica de utilizador como o GNOME ou o KDE para navegar até ao ficheiro executável do programa e fazer duplo clique sobre ele para o iniciar. Alguns programas podem também ter um ícone no menu do lançador de aplicações, no qual pode clicar para os iniciar.