O Windows 10 tem várias contas de utilizador, incluindo o utilizador padrão, a conta de convidado e a conta de administrador. A conta de administrador tem o nível mais elevado de privilégios que permitem ao utilizador executar qualquer tarefa no sistema, incluindo a instalação e desinstalação de programas, a modificação de ficheiros e definições do sistema e a gestão de outras contas de utilizador. No entanto, se quiser ativar os privilégios de administrador no Windows 10, precisa de seguir alguns passos específicos.
Passo 1: Abrir o Painel de Controlo
Para ativar os privilégios de administrador, tem de abrir o Painel de Controlo. Pode fazê-lo clicando no botão “Iniciar” e escrevendo “Painel de Controlo” na caixa de pesquisa. Clique na aplicação “Painel de Controlo” que aparece nos resultados da pesquisa.
Passo 2: Clique na opção Contas de Utilizador
Quando estiver no Painel de Controlo, clique na opção “Contas de Utilizador”. Aqui, verá várias opções, incluindo “Alterar o seu tipo de conta”, “Alterar as definições de controlo da conta de utilizador” e “Gerir outra conta”.
Passo 3: Alterar o tipo de conta para Administrador
Clique na opção “Alterar o tipo de conta” para aceder ao ecrã “Efectuar alterações à sua conta de utilizador”. Aqui, verá uma lista de contas de utilizador no seu sistema, incluindo a conta de utilizador actual. Clique na conta à qual pretende atribuir privilégios de administrador.
Em seguida, clique na opção “Alterar o tipo de conta”, que lhe permitirá alterar o tipo de conta de utilizador padrão para administrador. Clique na opção “Administrador” e, em seguida, clique no botão “Alterar o tipo de conta”.
Passo 4: Reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito Depois de ter alterado o tipo de conta, terá de reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito. Depois de reiniciar, deverá ser capaz de efectuar qualquer tarefa no seu sistema sem quaisquer restrições.
Relativamente à pergunta: “Não é possível executar o chkdsk porque o volume está protegido?” O Windows 10 protege determinados ficheiros e pastas do sistema para evitar a eliminação ou modificação acidental. No entanto, é possível executar o chkdsk em modo privilegiado para contornar as restrições. Para fazer isso, abra o Prompt de Comando como administrador e digite “chkdsk /f /r” e pressione Enter.
Relativamente ao modo privilegiado, é um modo que permite aos utilizadores executar tarefas que requerem privilégios de administrador, tais como instalar software ou modificar as definições do sistema.
Para obter permissões de administrador do Windows 7, siga estes passos:
1. Clique no botão “Iniciar” e digite “cmd” na caixa de pesquisa.
2. Clique com o botão direito do rato em “cmd” e seleccione “Executar como administrador”.
3. na janela da linha de comandos, escreva “net user administrator /active:yes” e prima Enter.
4. reinicie o computador e verá a conta de Administrador no ecrã de início de sessão.
Relativamente ao chkdsk /r, é um comando que verifica se existem erros e sectores danificados no sistema de ficheiros e repara-os, se possível.
Para criar uma conta de administrador no Windows 7, siga estes passos:
1. Clicar no botão “Iniciar” e ir ao Painel de Controlo.
2. Clique em “Contas de utilizador e segurança familiar” e, em seguida, clique em “Contas de utilizador”.
3. clicar em “Gerir outra conta” e, em seguida, clicar em “Criar uma nova conta”.
Introduza um nome para a conta, seleccione “Administrador” como tipo de conta e clique no botão “Criar conta”.
Em conclusão, activar privilégios de administrador no Windows 10 é um processo simples que pode ser feito seguindo alguns passos simples. Além disso, o modo privilegiado permite que os usuários executem tarefas que exigem privilégios de administrador, enquanto o chkdsk /r verifica e repara erros do sistema de arquivos e setores defeituosos. Finalmente, a criação de uma conta de administrador no Windows 7 pode ser feita em poucos cliques, seguindo os passos descritos acima.
Para criar uma conta de administrador usando o regedit, é necessário seguir estes passos:
1. Pressione a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar.
2. Escreva “regedit” na caixa de diálogo e prima Enter.
3. navegue até “HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindows NTCurrentVersionWinlogonSpecialAccountsUserList” no Editor de registo.
4. clicar com o botão direito do rato na chave “UserList” e seleccionar “Novo” > “Valor DWORD (32 bits)”.
5. Nomeie o novo valor com o nome da conta de utilizador que pretende criar e prima Enter.
6. Fazer duplo clique no novo valor e definir os dados do valor como “1”.
7. Feche o Editor de Registo e reinicie o computador.
Depois de seguir estes passos, a nova conta de utilizador terá privilégios de administrador.