A virtualização é uma tecnologia que permite que um computador execute vários sistemas operacionais ao mesmo tempo, em máquinas virtuais separadas. Pode ser uma ferramenta útil para programadores de software, profissionais de TI e utilizadores domésticos que pretendam experimentar diferentes sistemas operativos sem terem de os instalar em hardware separado. No entanto, para utilizar a virtualização, é necessário ter uma CPU que a suporte e é necessário activá-la na BIOS do computador. Mas e se a sua CPU suportar a virtualização, mas a opção não aparecer na BIOS? Aqui está o que pode ser feito.
Primeiro, vamos esclarecer o que queremos dizer com “virtualização da CPU”. Existem duas tecnologias principais para virtualização: Tecnologia de Virtualização Intel (VT-x) e Virtualização AMD (AMD-V). Ambas as tecnologias permitem que uma CPU crie e gerencie máquinas virtuais, mas elas precisam ser habilitadas no BIOS antes de serem usadas.
Se a sua CPU suporta virtualização, mas a opção não aparece no BIOS, há algumas coisas que você pode tentar. Primeiro, verifique se o BIOS está atualizado. Verifique o site do fabricante do computador para obter a versão mais recente do BIOS, faça o download e siga as instruções do fabricante para atualizar o BIOS. Por vezes, as versões mais recentes do BIOS adicionam suporte para virtualização que não estava disponível nas versões anteriores.
Se isso não funcionar, pode tentar activar a virtualização através de software. Por exemplo, se você estiver usando o Windows 10, poderá usar o recurso Plataforma do Windows Hypervisor para habilitar a virtualização. Para fazer isso, vá para Painel de Controle > Programas > Ativar ou desativar recursos do Windows e marque a caixa ao lado de Plataforma de Hipervisor do Windows. Isso habilitará a virtualização no nível do software, mesmo que ela não esteja habilitada no BIOS.
Se estiver a utilizar o Hyper-V e precisar de o desactivar através do cmd, pode utilizar o seguinte comando: “bcdedit /set hypervisorlaunchtype off”. Isso desativará o Hyper-V e permitirá que você use outro software de virtualização que possa exigir a virtualização da CPU.
Se estiver a utilizar um emulador no Windows e precisar de activar a virtualização, pode verificar se já está activada indo a Gestor de Tarefas > Desempenho > CPU. Se a virtualização estiver activada, verá “Virtualização: Activada” na secção CPU. Se não estiver activada, pode activá-la através da BIOS ou através de software, conforme descrito acima.
Para verificar se a virtualização está activada no Windows 11, pode utilizar o mesmo método que no Windows 10: aceda a Painel de controlo > Programas > Activar ou desactivar funcionalidades do Windows e assinale a caixa junto a Plataforma de hipervisor do Windows. Também pode usar o Gestor de Tarefas para verificar se a virtualização está activada, conforme descrito acima.
Se estiver a utilizar Linux, pode verificar se a virtualização está activada executando o seguinte comando no terminal: “egrep -c ‘(vmx|svm)’ /proc/cpuinfo”. Se a saída for maior que 0, a virtualização está ativada. Se for 0, a virtualização não está habilitada.
Finalmente, se precisar de entrar no ecrã da BIOS para activar a virtualização, pode normalmente fazê-lo premindo uma tecla durante o arranque. A tecla varia consoante o fabricante e o modelo do computador, mas é normalmente uma das teclas de função (F1, F2, etc.), a tecla Delete ou a tecla Escape. Verifique a documentação do seu computador ou pesquise online para obter instruções sobre como entrar no BIOS do seu computador específico.
Em conclusão, activar a virtualização da CPU que não aparece na BIOS pode ser um processo complicado, mas há algumas coisas que pode tentar. Actualizar o BIOS, activar a virtualização através de software e verificar se a virtualização está activada através do Gestor de Tarefas ou do terminal são todos bons pontos de partida. Se tudo isso falhar, consulte o site de suporte do fabricante do computador ou os fóruns para obter mais informações sobre como ativar a virtualização no seu computador específico.
Para verificar se o Hyper-V está activado no seu computador, pode seguir estes passos:
1. Vá para o menu Iniciar e digite “Ativar ou desativar recursos do Windows” na barra de pesquisa e abra-o.
2. Desloque-se para baixo para encontrar “Hyper-V” na lista de funcionalidades.
Se a caixa ao lado de “Hyper-V” estiver marcada, significa que o Hyper-V está activado no seu computador.
Se a caixa ao lado de “Hyper-V” não estiver marcada, clique nela para a activar e, em seguida, clique em “OK” para guardar as alterações.
Em alternativa, também pode utilizar a ferramenta Informações do sistema para verificar se o Hyper-V está activado no seu computador. Veja como:
1. Vá para o menu Iniciar e digite “Informações do Sistema” na barra de pesquisa e abra-o.
2) Na janela Informações do sistema, procure “Hyper-V – VM Monitor Mode Extensions” na secção Resumo do sistema.
Se o valor ao lado de “Hyper-V – VM Monitor Mode Extensions” for “Yes”, significa que o Hyper-V está activado no seu computador.
Se o valor ao lado de “Hyper-V – VM Monitor Mode Extensions” for “No”, significa que o Hyper-V não está activado no seu computador.