O Windows Media Player é um leitor multimédia gratuito que vem pré-instalado na maioria dos sistemas operativos Windows. Foi concebido para reproduzir e gerir ficheiros de áudio e vídeo, bem como transmitir conteúdo online. Se é novo no Windows Media Player, aqui está um guia para principiantes sobre como abrir, aceder e utilizar os seus modos e separadores.
Para abrir o Windows Media Player, pode clicar no menu Iniciar e procurá-lo, ou simplesmente escrever “Windows Media Player” na barra de pesquisa. Depois de localizar a aplicação, faça duplo clique no ícone para a abrir. Em alternativa, também pode abrir o Windows Media Player clicando em qualquer ficheiro multimédia no seu computador e seleccionando “Abrir com” e depois escolhendo Windows Media Player.
O Windows Media Player tem várias funções que o tornam uma escolha popular para a maioria dos utilizadores. Estas funções incluem a capacidade de reproduzir ficheiros de áudio e vídeo, ripar CDs, gravar CDs e DVDs, bem como transmitir conteúdo online. Está também equipado com um equalizador, que permite aos utilizadores ajustar a qualidade do som de acordo com as suas preferências.
Se estiver a utilizar o Windows 7 ou versões anteriores, também pode aceder ao Windows Media Center. O Windows Media Center é um leitor multimédia que lhe permite aceder e reproduzir os seus ficheiros multimédia, bem como ver televisão em directo. Para aceder ao Windows Media Center, clique no menu Iniciar e escreva “Windows Media Center” na barra de pesquisa. Depois de localizar a aplicação, faça duplo clique no ícone para a abrir.
O Windows Media Player tem vários modos que pode utilizar consoante as suas necessidades. Estes modos incluem o modo Biblioteca, o modo Reproduzir Agora, o modo Skin e o modo Ecrã Total. Para alternar entre modos, clique no ícone localizado no canto inferior direito da aplicação. Também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl+1” para mudar para o modo Biblioteca, “Ctrl+2” para mudar para o modo Reproduzir agora e “Ctrl+3” para mudar para o modo Skin.
O Windows Media Player tem três separadores que pode utilizar para reproduzir, gravar e sincronizar os ficheiros multimédia. O separador Reproduzir permite-lhe reproduzir os ficheiros multimédia e ajustar as definições de reprodução. O separador Gravar permite-lhe gravar ficheiros de áudio utilizando um microfone ou qualquer outro dispositivo de entrada de áudio. O separador Sincronizar permite-lhe sincronizar os ficheiros multimédia com outros dispositivos, como o telemóvel ou o leitor de MP3.
Finalmente, não é inteiramente verdade que o Windows Media Player seja capaz de executar todas as extensões de vídeo. Embora possa reproduzir os formatos de vídeo mais populares, como MP4, AVI e WMV, pode não ser capaz de reproduzir alguns formatos menos comuns. No entanto, pode transferir pacotes de codecs para permitir que o Windows Media Player reproduza outros formatos de vídeo.
Em conclusão, o Windows Media Player é uma aplicação útil que lhe permite reproduzir e gerir os seus ficheiros multimédia no seu PC. Ao seguir este guia para principiantes, pode abrir e aceder facilmente ao Windows Media Player, utilizar os seus modos e separadores e desfrutar das suas funcionalidades.
Para descarregar o Windows Media Center, é necessário ter uma versão compatível do Windows. Se estiver a executar o Windows 7 ou o Windows 8.1, pode transferir o Windows Media Center gratuitamente a partir do site da Microsoft. No entanto, se estiver a executar o Windows 10, o Windows Media Center não está disponível para transferência e foi substituído por outras opções de reprodução de multimédia.
O Windows Media Center é uma aplicação de software de leitor multimédia e gravador de vídeo digital que permite ver e gravar televisão em directo, reproduzir DVDs e outros ficheiros multimédia e aceder a serviços de streaming online. Funciona através da ligação ao sintonizador de TV ou à caixa de cabo e permite-lhe também organizar e aceder aos seus ficheiros multimédia numa localização central. A interface de utilizador do Windows Media Center foi concebida para ser facilmente navegável com um controlo remoto, o que a torna uma escolha popular para utilização em sistemas de entretenimento doméstico.
Existem vários leitores multimédia alternativos que podem substituir o Windows Media Player, incluindo o VLC Media Player, o iTunes e o MediaMonkey.