O LibreOffice é uma suite de escritório gratuita e de código aberto que disponibiliza várias aplicações para criar e editar documentos, folhas de cálculo, apresentações, entre outras. Uma das suas aplicações mais comuns é o seu programa de folha de cálculo, que é frequentemente utilizado para orçamentação, contabilidade e gestão de dados. Este programa utiliza o formato de ficheiro OpenDocument Spreadsheet (ODS) como formato de ficheiro predefinido. Neste artigo, vamos discutir como guardar ficheiros em ODS, como abri-los no Mac e como transformar um ficheiro do LibreOffice em Word.
Para salvar um arquivo no formato ODS no LibreOffice, siga estes passos:
2. Clique em Arquivo na barra de menu e selecione Salvar como.
Na caixa de diálogo Guardar como, seleccione Folha de cálculo ODF (.ods) como o tipo de ficheiro.
Escolha um nome e uma localização para o seu ficheiro e clique em Guardar.
O ficheiro será agora guardado no formato ODS, que é compatível com outros programas de folha de cálculo, como o Google Sheets e o Microsoft Excel.
Para abrir um ficheiro ODS no Mac, siga estes passos:
1. Certifique-se de que tem o LibreOffice instalado no seu computador. Caso contrário, pode descarregá-lo gratuitamente a partir do site do LibreOffice.
2. Faça duplo clique no ficheiro ODS que pretende abrir. Se o seu Mac não reconhecer o tipo de ficheiro, clique com o botão direito do rato no ficheiro e seleccione Abrir com > LibreOffice.
3. O ficheiro deve agora abrir no LibreOffice no seu Mac.
Salvando arquivos do LibreOffice para abrir no Word
1. Abra seu arquivo no LibreOffice.
2. Clique em Arquivo na barra de menu e selecione Salvar como.
3. na caixa de diálogo Guardar como, seleccione Microsoft Excel 97/2000/XP/2003 (.xls) como o tipo de ficheiro.
Escolha um nome e uma localização para o seu ficheiro e clique em Guardar.
O que é o LibreOffice Excel?
O LibreOffice Excel é o programa de folha de cálculo que está incluído no pacote de escritório LibreOffice. Ele é semelhante ao Microsoft Excel e fornece muitos dos mesmos recursos, incluindo a capacidade de criar e gerenciar dados em linhas e colunas, realizar cálculos e criar tabelas e gráficos.
Para criar uma planilha do Excel no LibreOffice, siga estes passos:
2. Clique na primeira célula onde pretende introduzir dados.
3. Digite os seus dados e prima Enter para passar à célula seguinte.
4. Continue a introduzir dados em cada célula, conforme necessário.
6. Para criar uma tabela ou um gráfico, seleccione os dados que pretende utilizar e clique em Inserir na barra de menus. Escolha o tipo de tabela ou gráfico que deseja criar e siga as instruções.
Para transformar um ficheiro do LibreOffice em Word, pode guardá-lo num formato compatível com o Microsoft Word. Siga os mesmos passos para salvar um arquivo para abrir no Word, mas selecione Microsoft Word 97/2000/XP/2003 (.doc) como o tipo de arquivo. O ficheiro será agora guardado num formato que pode ser aberto no Microsoft Word.
Para abrir ficheiros ODS num iPhone, pode utilizar uma aplicação de terceiros, como o Documents by Readdle ou o FileApp. Ambas as aplicações estão disponíveis gratuitamente na App Store e podem abrir ficheiros ODS. Em alternativa, pode converter o ficheiro ODS para um formato mais compatível, como XLSX ou CSV, usando um conversor de ficheiros online e depois abri-lo usando qualquer aplicação de folha de cálculo no seu iPhone, como o Microsoft Excel ou o Google Sheets.
Para transferir um ficheiro ODS para um telemóvel, pode seguir estes passos:
1. Abra o e-mail ou a mensagem que contém o ficheiro ODS no seu telemóvel.
2. Toque no botão ou na ligação de transferência para iniciar o processo de transferência.
3) Quando a transferência estiver concluída, localize o ficheiro na pasta de transferências do seu telemóvel ou no gestor de ficheiros.
Toque no ficheiro ODS para o abrir. Se não tiver uma aplicação que permita abrir ficheiros ODS, poderá ter de transferir uma a partir da sua loja de aplicações.
5. Em alternativa, também pode guardar o ficheiro ODS num serviço de armazenamento na nuvem, como o Google Drive ou o Dropbox, e aceder-lhe no seu telemóvel através da respectiva aplicação.