O exFAT é um formato de sistema de ficheiros concebido pela Microsoft que é normalmente utilizado para unidades flash USB, cartões SD e outros dispositivos de armazenamento externo. Foi introduzido em 2006 e é uma actualização do antigo sistema de ficheiros FAT32. O exFAT foi concebido para suportar ficheiros de maiores dimensões e tem um melhor desempenho em comparação com o FAT32. Também tem uma melhor compatibilidade com diferentes sistemas operativos, incluindo o Windows e o macOS.
Tanto o exFAT como o NTFS são formatos de sistema de ficheiros concebidos pela Microsoft. No entanto, eles têm finalidades diferentes. O NTFS é utilizado principalmente para discos rígidos internos e outros dispositivos de armazenamento que requerem funcionalidades avançadas, como permissões de ficheiros, encriptação e compressão. Por outro lado, o exFAT foi concebido para dispositivos de armazenamento externos e está optimizado para compatibilidade e desempenho. Por conseguinte, o melhor formato depende da utilização prevista do dispositivo de armazenamento.
Qual é a diferença entre Fat e exFAT?
O FAT e o exFAT são ambos formatos de sistema de ficheiros desenvolvidos pela Microsoft. O FAT é um formato mais antigo que foi utilizado nos primórdios da computação. Tem limitações, como o suporte de ficheiros de menor dimensão e a falta de suporte de dispositivos de armazenamento de maior dimensão. O exFAT é uma actualização do FAT e foi concebido para suportar ficheiros de maior dimensão e uma melhor compatibilidade com diferentes sistemas operativos. Tem também um melhor desempenho em comparação com o FAT.
Ali, qual é o melhor formato para unidades flash ntfs ou fat?
O melhor formato para as unidades flash depende da utilização prevista do dispositivo. Se o dispositivo for utilizado principalmente para armazenar pequenos ficheiros, então o FAT será uma boa escolha. No entanto, se o dispositivo for utilizado para armazenar ficheiros maiores ou necessitar de funcionalidades avançadas, como a encriptação e a compressão, o NTFS será uma melhor escolha. É importante notar que o NTFS não é suportado por alguns sistemas operativos mais antigos, como o Windows 95, 98 e ME.
Em termos de desempenho, o NTFS é mais rápido em comparação com o FAT32. Isto deve-se ao facto de o NTFS utilizar uma estrutura de sistema de ficheiros mais eficiente que reduz a fragmentação e melhora as velocidades de leitura/escrita. O FAT32 é um formato mais antigo que tem limitações, como o suporte de ficheiros de menor dimensão e a falta de suporte de dispositivos de armazenamento de maior dimensão. Por conseguinte, o NTFS é uma melhor escolha para dispositivos que requerem um elevado desempenho.
Consequentemente, para que serve o ntfs?
O NTFS é um formato de sistema de ficheiros concebido pela Microsoft, utilizado principalmente para discos rígidos internos e outros dispositivos de armazenamento que requerem funcionalidades avançadas, como permissões de ficheiros, encriptação e compressão. Está optimizado para desempenho e tem uma estrutura de sistema de ficheiros mais eficiente que reduz a fragmentação e melhora as velocidades de leitura/escrita. O NTFS é o formato de sistema de ficheiros predefinido utilizado pelas versões modernas do Windows.
O melhor tamanho de alocação para um disco rígido externo depende do tipo e tamanho dos ficheiros que pretende armazenar no mesmo. Se a maior parte dos ficheiros armazenados forem de grande dimensão, como vídeos, recomenda-se a escolha de um tamanho de alocação maior, como 64KB ou 128KB. Para ficheiros mais pequenos, um tamanho de alocação mais pequeno, como 4KB ou 8KB, pode ser mais adequado. No entanto, tenha em atenção que escolher um tamanho de alocação demasiado grande pode desperdiçar espaço e escolher um tamanho de alocação demasiado pequeno pode tornar o acesso aos ficheiros mais lento. Em última análise, o melhor tamanho de alocação para suas necessidades específicas dependerá de fatores como o tipo e o tamanho dos arquivos que você planeja armazenar e suas preferências pessoais.
Para ler exFAT no Windows, basta conectar a unidade formatada em exFAT ao computador e ele deverá reconhecer e montar a unidade automaticamente. Se isso não acontecer, pode ser necessário baixar e instalar um driver exFAT de terceiros para o Windows. A Microsoft também fornece uma actualização gratuita do controlador exFAT para algumas versões do Windows, que pode ser descarregada a partir do respectivo site. Assim que o driver estiver instalado, deverá ser possível ler e escrever na unidade exFAT no seu computador Windows.
Para passar de exFAT para FAT32, será necessário reformatar a unidade. Isso apagará todos os dados da unidade, portanto, certifique-se de fazer backup de todos os arquivos importantes antes de continuar. Para reformatar a unidade, pode utilizar a ferramenta de gestão de disco incorporada no Windows ou uma ferramenta de terceiros, como o EaseUS Partition Master ou o MiniTool Partition Wizard. Depois de ter seleccionado a unidade e escolhido o sistema de ficheiros FAT32, siga as instruções para concluir o processo de reformatação.