Como mencionamos acima, a maioria dos arquivos extensão SWF foi criada pela Adobe, então não é de se admirar que esse flash player seja a opção mais popular para abrir e reproduzir arquivos SWF.
À medida que o Adobe Flash chega ao fim da sua vida útil em Dezembro de 2020, muitos utilizadores interrogam-se sobre como podem continuar a aceder e a desfrutar do seu conteúdo Flash favorito. Embora alguns navegadores já tenham abandonado o suporte ao Flash, ainda há maneiras de executar o Flash em 2021.
Como abrir ficheiros SWF no Google Chrome?
O Google Chrome já não suporta Flash por predefinição, mas ainda é possível abrir ficheiros SWF no Chrome utilizando uma extensão. Uma extensão popular é o Ruffle, que emula o plug-in Flash e permite reproduzir ficheiros SWF no navegador. Para utilizar o Ruffle, basta instalar a extensão a partir da Chrome Web Store e, em seguida, navegar para um Web site ou ficheiro que contenha um ficheiro SWF. O Ruffle detecta automaticamente o ficheiro SWF e executa-o utilizando o seu emulador.
Qual é o melhor navegador para jogar jogos em flash?
Embora a maioria dos browsers modernos já não suporte Flash, ainda há alguns que o fazem. Um dos melhores navegadores para jogar jogos Flash é o navegador Pale Moon, que é um fork do Mozilla Firefox. O Pale Moon ainda suporta Flash e também oferece funcionalidades melhoradas de privacidade e segurança. Outros navegadores que ainda suportam Flash incluem o navegador Maxthon e o navegador Torch.
Como aceder a versões antigas de sítios Web?
Se pretender aceder a versões antigas de Web sites que utilizavam Flash, a Wayback Machine do Internet Archive é um excelente recurso. O Wayback Machine permite introduzir o endereço de um Web site e ver instantâneos do aspecto do Web site em vários pontos no tempo. Embora a Wayback Machine possa não ter todas as versões de um site, é uma óptima forma de ver o aspecto dos sites no passado.
Como utilizar o Flash Player no telemóvel?
Embora o Flash já não seja suportado na maioria dos dispositivos móveis, ainda existem algumas formas de utilizar o Flash no seu telemóvel ou tablet. Uma opção é utilizar um navegador que ainda suporta Flash, como o Puffin Browser ou o Photon Flash Player. Estes browsers utilizam tecnologia baseada na nuvem para executar conteúdos Flash nos seus servidores e depois transmiti-los para o seu dispositivo. Outra opção é instalar uma aplicação Android que possa executar Flash, como o SWF Player ou o FlashFox.
Porque é que o FRIV vai acabar?
O FRIV é um sítio Web popular que inclui jogos em Flash, mas vai ser encerrado devido ao fim do suporte para Flash. À medida que o Flash for sendo eliminado, os sítios Web que dele dependem deixarão de poder funcionar. No entanto, muitos dos jogos apresentados no FRIV estão disponíveis noutros sítios Web ou como aplicações autónomas. Assim, embora o FRIV possa estar a chegar ao fim, o espírito dos jogos em Flash continuará vivo.
Em conclusão, embora o Flash possa estar a chegar ao fim da sua vida útil, ainda há formas de executar o Flash em 2021. Com a ajuda de extensões, browsers alternativos e tecnologia baseada na nuvem, pode continuar a aceder e a desfrutar dos seus conteúdos Flash favoritos. E, embora alguns sites possam deixar de funcionar, os jogos e outros conteúdos que tornaram o Flash tão popular continuarão vivos.
Se o plug-in Flash não for compatível com o seu browser ou sistema operativo, existem algumas opções alternativas que pode experimentar. Uma opção é usar um navegador que ainda suporte o Flash, como uma versão mais antiga do Firefox ou do Internet Explorer. Outra opção é utilizar um emulador Flash, que pode executar conteúdos Flash num navegador Web sem necessidade de um plug-in separado. Por fim, pode também tentar converter o conteúdo Flash para um formato diferente, como o HTML5, que é suportado pela maioria dos browsers modernos.
Para desbloquear o Flash Player no Google Chrome, pode seguir os passos abaixo:
1. Abra o Google Chrome e clique no ícone de três pontos no canto superior direito da janela do navegador.
2. Seleccione “Definições” no menu pendente.
3. desloque-se para baixo e clique em “Privacidade e segurança” no menu do lado esquerdo.
4. clicar em “Definições do sítio”.
5. desloque-se para baixo até “Flash” e clique nele.
6. Activar a opção “Bloquear a execução do Flash pelos sítios (recomendado)” para o desactivar.
7. Actualize a página que contém o conteúdo Flash e este deverá agora ser reproduzido.
Nota: O Google Chrome deixará de suportar completamente o Flash Player até ao final de 2020, pelo que se recomenda a utilização de opções alternativas para conteúdos Flash.
Infelizmente, a actualização do Flash Player já não é possível, uma vez que a Adobe descontinuou oficialmente o suporte para o Flash Player a partir de 31 de Dezembro de 2020. Isto significa que o Flash Player já não está disponível para transferência a partir do site da Adobe e que não haverá mais actualizações de segurança para o software. No entanto, alguns browsers poderão ainda suportar o Flash até ao final de 2020 ou início de 2021. Se precisar de executar conteúdos Flash, poderá ter de utilizar versões mais antigas de browsers que ainda suportem o Flash ou utilizar soluções alternativas, como o projecto de código aberto Ruffle.