O sistema operacional Linux é um software de código aberto que vem com uma interface de linha de comando (CLI) e oferece uma gama de comandos poderosos para interagir com o sistema. Entre esses comandos estão pwd, mv, head, top, kill e ln. Neste artigo, discutiremos para que servem esses comandos e como usá-los.
O comando pwd (print working directory) no Linux exibe o diretório de trabalho atual. É um comando simples que é utilizado para descobrir onde se encontra na estrutura de directórios. Para usar o comando pwd, abra o terminal e digite ‘pwd’ e pressione enter. O terminal mostrará o diretório de trabalho atual.
O comando mv (move) no Linux é usado para mover ou renomear arquivos e diretórios. Para mover um arquivo, digite ‘mv’ seguido do nome do arquivo e do diretório de destino. Por exemplo, para mover um arquivo chamado ‘file1.txt’ para o diretório ‘Documents’, digite ‘mv file1.txt Documents/’. Para mudar o nome de um ficheiro, escreva ‘mv’ seguido do nome do ficheiro actual e do novo nome do ficheiro. Por exemplo, para renomear um arquivo chamado ‘file1.txt’ para ‘file2.txt’, digite ‘mv file1.txt file2.txt’.
O comando head no Linux é usado para mostrar as primeiras linhas de um arquivo. É frequentemente usado para verificar rapidamente o conteúdo de um ficheiro sem o abrir. Para usar o comando head, digite ‘head’ seguido do nome do arquivo. Por exemplo, para exibir as primeiras 10 linhas de um arquivo chamado ‘file1.txt’, digite ‘head file1.txt’.
Comando Top
O comando top no Linux é usado para exibir o uso de recursos e processos do sistema em tempo real. É frequentemente usado para monitorizar o desempenho do sistema e identificar quaisquer processos que estejam a consumir demasiados recursos. Para usar o comando top, abra o terminal e digite ‘top’ e pressione enter. O terminal exibirá uma lista de processos e seu uso de recursos.
Comando kill
O comando kill no Linux é usado para encerrar um processo em execução. É frequentemente usado para parar um processo que não está a responder ou que consome demasiados recursos. Para usar o comando kill, é preciso saber o ID do processo (PID) do processo que se deseja encerrar. Para descobrir o PID de um processo, use o comando top. Quando tiver o PID, digite ‘kill’ seguido do PID. Por exemplo, para encerrar um processo com PID 1234, digite ‘kill 1234’.
O comando ln (link) no Linux é usado para criar um link entre arquivos ou diretórios. Existem dois tipos de links: hard links e links simbólicos. Um hard link é um link para o arquivo físico, enquanto um link simbólico é um link para o caminho do arquivo. Para criar um hard link, digite ‘ln’ seguido pelo arquivo de origem e o nome do link. Por exemplo, para criar um hard link entre ‘file1.txt’ e ‘file2.txt’, digite ‘ln file1.txt file2.txt’. Para criar uma ligação simbólica, digite ‘ln -s’ seguido do ficheiro de origem e do nome da ligação. Por exemplo, para criar um link simbólico entre ‘file1.txt’ e ‘file2.txt’, digite ‘ln -s file1.txt file2.txt’.
O comando cp (copy) no Linux é usado para copiar arquivos e diretórios. Para usar o comando cp, digite ‘cp’ seguido do arquivo de origem e do diretório de destino. Por exemplo, para copiar um arquivo chamado ‘file1.txt’ para o diretório ‘Documents’, digite ‘cp file1.txt Documents/’.
Verificação da versão do MS-DOS
Para verificar a versão do MS-DOS, abra a linha de comandos e escreva ‘ver’ e prima enter. O prompt de comando exibirá a versão do MS-DOS.
Como chegar à pasta Downloads a partir do terminal
Para chegar à pasta Downloads a partir do terminal, digite ‘cd Downloads’ e pressione enter. O terminal mudará o diretório atual para a pasta Downloads.
Fixando o prompt de comando que não abre como administrador
Para corrigir um prompt de comando que não abre como administrador, clique com o botão direito do mouse no ícone do prompt de comando e selecione ‘Executar como administrador’. Se isso não funcionar, tente executar o prompt de comando no modo de compatibilidade. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no ícone do prompt de comando, selecione ‘Propriedades’, clique na guia ‘Compatibilidade’ e selecione o modo de compatibilidade apropriado.
Reparar o arranque do Windows com o CMD não está relacionado com o tópico do artigo “Compreender os comandos Pwd, MV, Head, Top, Kill e LN no Linux”. No entanto, para responder à pergunta, pode utilizar o suporte de instalação do Windows para aceder à linha de comandos e utilizar o comando bootrec para reparar o arranque do Windows. As etapas para fazer isso podem variar dependendo da situação específica e da versão do Windows, portanto, é melhor consultar um guia ou tutorial para obter instruções mais detalhadas.