Xorg é um servidor de exibição de código aberto que fornece a infraestrutura para interfaces gráficas de usuário (GUI) no Linux e outros sistemas operacionais do tipo Unix. Ele é o servidor de exibição padrão em muitas distribuições Linux, incluindo Ubuntu, Debian, Fedora e CentOS. O Xorg é responsável pela gestão de dispositivos de entrada, dispositivos de saída e renderização de gráficos no ecrã. Ele também fornece recursos como gerenciamento de janelas, composição e suporte a múltiplos monitores.
Instalação do Xorg no Ubuntu
Para instalar o Xorg no Ubuntu, você pode usar o seguinte comando no terminal:
“`
sudo apt-get install xorg
“`
Isto irá instalar o servidor Xorg básico e pacotes relacionados. No entanto, pode ser necessário instalar pacotes adicionais dependendo de seus requisitos, como drivers de vídeo e ambientes de desktop.
Uso do Xorg
Uma vez que o Xorg é instalado, ele inicia automaticamente ao inicializar o sistema. Você pode iniciar o Xorg manualmente executando o seguinte comando no terminal:
“`
startx
“`
Isso iniciará o gerenciador de janelas X padrão, que fornece um ambiente GUI básico. É possível personalizar o gerenciador de janelas ou usar um diferente instalando um ambiente de desktop como o GNOME, KDE ou XFCE.
Comparação com o Wayland
O Wayland é um protocolo de servidor de exibição mais recente que visa substituir o Xorg. Ele foi adotado por algumas distribuições Linux, incluindo Fedora, Red Hat e Ubuntu (em algumas versões). O Wayland foi projetado para ser mais seguro, eficiente e moderno que o Xorg. Oferece melhor suporte para ecrãs tácteis, ecrãs de alta resolução e aceleração de vídeo.
Contudo, o Wayland ainda não está tão maduro como o Xorg em termos de compatibilidade e suporte de funcionalidades. Muitas aplicações e controladores que funcionam com o Xorg podem não funcionar com o Wayland. Por exemplo, algumas aplicações de gravação de ecrã e de ambiente de trabalho remoto podem não funcionar correctamente com o Wayland. Além disso, alguns utilizadores podem preferir a flexibilidade e as opções de personalização do Xorg à simplicidade e padronização do Wayland.
Habilitando o Wayland no Pop OS
O Pop OS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu que usa seu próprio ambiente de trabalho personalizado chamado Pop Shell. O Pop Shell usa o Xorg como o servidor de exibição padrão, mas também suporta o Wayland. Para activar o Wayland no Pop OS, pode seguir estes passos:
1. Abra o terminal e execute o seguinte comando:
“`
sudo nano /etc/gdm3/custom.conf
“`
2. Encontre a linha que começa com “WaylandEnable=false” e altere-a para “WaylandEnable=true”.
3. salve o arquivo e saia do editor.
4. reinicie o sistema.
Após reiniciar, o Wayland deve estar activado e pode testá-lo iniciando sessão e verificando o servidor de visualização em utilização. Se encontrar algum problema, pode reverter para o Xorg alterando o ficheiro de configuração novamente para “WaylandEnable=false”.