Quando se trata de comunicação sem fio, dBi é um termo frequentemente usado para descrever a força do sinal de uma antena. Mas o que significa exactamente dBi? E como é que se relaciona com o desempenho de uma antena?
Em suma, dBi significa “decibéis relativos a isotrópico”. Isso significa que é uma medida do ganho de uma antena em relação a um radiador isotrópico, que é uma fonte pontual teórica que irradia igualmente em todas as direções. Por outras palavras, o dBi é uma forma de medir o quanto uma antena é melhor a transmitir ou receber um sinal numa determinada direcção, em comparação com uma antena teórica que irradia igualmente em todas as direcções.
Quando falamos de ganho em dBi, referimo-nos ao aumento da intensidade do sinal que uma antena fornece numa determinada direcção, em comparação com um radiador isotrópico. Por exemplo, se uma antena tiver um ganho de 6 dBi numa determinada direcção, isso significa que é 6 decibéis mais forte nessa direcção do que um radiador isotrópico teórico.
Então, qual é o BDI de um orçamento? Esta pergunta não tem qualquer relação com dBi, uma vez que BDI significa “budget deficit indicator” (indicador de défice orçamental) e é uma medida do défice fiscal de um governo. Não está relacionado com comunicações sem fios ou com o desempenho de antenas.
Quando se trata de antenas digitais, uma boa regra geral é que quanto maior for o dBi, melhor será o desempenho da antena. No entanto, o dBi ideal para uma determinada aplicação dependerá de uma variedade de factores, incluindo a distância entre o transmissor e o receptor, a frequência utilizada e quaisquer obstruções ou interferências no percurso do sinal.
Para calcular o ganho em decibéis, pode utilizar a seguinte fórmula: ganho (em decibéis) = 10 log (Pout/Pin), em que Pout é a potência de saída e Pin é a potência de entrada. Esta fórmula pode ser utilizada para calcular o ganho de uma antena ou de qualquer outro dispositivo que amplifique ou atenue um sinal.
Finalmente, como funciona uma antena direccional? Uma antena direccional é concebida para focar o sinal numa determinada direcção, em vez de irradiar igualmente em todas as direcções como um radiador isotrópico. Isto é conseguido através da utilização de um reflector e/ou uma série de directores e/ou um elemento de faseamento para moldar o padrão de radiação da antena. Ao concentrar o sinal numa determinada direcção, uma antena direccional pode obter um ganho mais elevado e um melhor desempenho do que uma antena omnidireccional nessa direcção. No entanto, as antenas direccionais são menos eficazes na recepção de sinais de outras direcções e requerem um alinhamento cuidadoso para garantir um desempenho óptimo.
A antena com o valor dBi mais elevado terá o ganho mais elevado e será capaz de concentrar o sinal de rádio num feixe mais estreito. No entanto, não é possível determinar qual o tipo específico de antena que terá o valor dBi mais elevado, uma vez que este pode variar consoante o design e a finalidade da antena. Geralmente, as antenas direccionais, como as antenas Yagi ou Parabólicas, têm um valor dBi mais elevado do que as antenas omnidireccionais.
Para saber o dBi de uma antena, pode consultar a especificação do produto ou a folha de dados fornecida pelo fabricante. O valor dBi deve ser listado juntamente com outras informações importantes, como a faixa de frequência, o ganho e a polarização. Também é possível medir o desempenho da antena usando equipamento especializado, como um analisador de espectro ou um analisador de rede, para determinar o valor de dBi. No entanto, isso requer conhecimento técnico e não é recomendado para o usuário comum.
Uma antena de 5dBi é uma antena que tem um ganho de 5 decibéis em relação a um radiador isotrópico (uma antena teórica que irradia igualmente em todas as direções). Isto significa que a antena de 5dBi é mais direccional e pode transmitir e receber sinais a uma distância maior em comparação com uma antena com um ganho inferior.