As pastas comprimidas, também conhecidas como ficheiros ZIP, são uma forma popular de empacotar e enviar grandes quantidades de dados através da Internet. Quer esteja a enviar uma colecção de fotografias a um amigo ou a transferir um projecto para um colega, a compressão de ficheiros numa única pasta pode poupar tempo e largura de banda. Mas o que é exactamente uma pasta comprimida e como se utiliza uma? Neste artigo, responderemos a essas perguntas e muito mais.
O que é uma pasta comprimida?
Uma pasta comprimida é um ficheiro único, comprimido, que contém um ou mais ficheiros. Quando comprime uma pasta, os ficheiros no seu interior são comprimidos para ocuparem menos espaço no seu computador ou em trânsito. Este processo é útil para ficheiros demasiado grandes para enviar por correio electrónico ou carregar para um sítio Web sem serem comprimidos. As pastas comprimidas podem ser criadas utilizando uma variedade de software de compressão, incluindo programas populares como o WinRAR e o 7-Zip.
Para abrir uma pasta comprimida, é necessário extrair o seu conteúdo. Este processo também é conhecido como descompactação. A maioria dos sistemas operativos tem ferramentas incorporadas para extrair ficheiros comprimidos, pelo que não é necessário software de terceiros. No Windows, pode extrair uma pasta comprimida clicando com o botão direito do rato no ficheiro e seleccionando “Extrair tudo”. No Mac, basta fazer duplo clique no ficheiro para o extrair.
Onde está uma pasta comprimida?
As pastas comprimidas podem ser guardadas em qualquer local do seu computador ou dispositivo, tal como qualquer outro ficheiro. Quando criar uma pasta comprimida, ser-lhe-á pedido que escolha um local para guardar o ficheiro. Também é possível mover, copiar e renomear pastas comprimidas, tal como qualquer outro ficheiro.
O que é uma pasta comprimida num telemóvel?
As pastas comprimidas funcionam da mesma forma num telemóvel e num computador. É possível criar, abrir e extrair pastas comprimidas na maioria dos smartphones e tablets. No entanto, pode ser necessário descarregar uma aplicação de compressão da loja de aplicações se o seu dispositivo ainda não tiver uma.
Qual é a função de uma biblioteca no Windows?
No Windows, uma biblioteca é uma pasta virtual que contém atalhos para ficheiros e pastas no seu computador. As bibliotecas permitem-lhe organizar os seus ficheiros de uma forma que faça sentido para si, independentemente do local onde os ficheiros estão realmente armazenados. Por exemplo, pode criar uma biblioteca para todas as suas fotografias, mesmo que estas estejam guardadas em pastas diferentes no disco rígido.
Ali, o que é uma extensão de ficheiro no Windows?
Uma extensão de ficheiro no Windows é a parte do nome de um ficheiro que vem a seguir ao último ponto. Por exemplo, no nome do ficheiro “meudocumento.docx”, “.docx” é a extensão do ficheiro. As extensões de ficheiro são utilizadas pelos sistemas operativos para identificar o tipo de ficheiro e determinar que programa deve ser utilizado para o abrir. Por exemplo, o Windows sabe abrir ficheiros com uma extensão .docx usando o Microsoft Word.
Para comprimir uma pasta no Windows, pode seguir estes passos:
1. Clique com o botão direito do rato na pasta que pretende comprimir.
2. Seleccione “Enviar para” e depois “Pasta comprimida (zipada)”.
3. será criada uma nova pasta comprimida com o mesmo nome da pasta original, mas com a extensão .zip.
4. Pode agora mover ou partilhar a pasta comprimida conforme necessário.
Note que a compressão de uma pasta pode reduzir o tamanho do ficheiro, facilitando a sua transferência ou armazenamento. No entanto, também pode afectar a qualidade ou a acessibilidade de determinados tipos de ficheiros.
Para transformar um ficheiro PDF num ficheiro ZIP, é necessário utilizar um programa de compressão de ficheiros como o WinZip ou o 7-Zip. Estes programas permitem comprimir um ou mais ficheiros num único ficheiro ZIP, que pode depois ser facilmente partilhado ou armazenado.
Para converter um ficheiro PDF num ficheiro ZIP, basta criar um novo ficheiro ZIP utilizando o programa de compressão e, em seguida, adicionar o ficheiro PDF ao ficheiro ZIP, arrastando-o e largando-o no programa ou utilizando a opção “Adicionar ficheiros”. Assim que o ficheiro PDF for adicionado ao ficheiro ZIP, pode guardar o ficheiro ZIP e partilhá-lo conforme necessário.
Para comprimir uma pasta em RAR, pode seguir estes passos:
1. Instale uma ferramenta de arquivamento RAR, como o WinRAR ou o 7-Zip.
2. Clique com o botão direito do rato na pasta que pretende comprimir e seleccione “Adicionar ao arquivo” ou “Comprimir para RAR” no menu de contexto.
3) Na ferramenta de arquivo, pode escolher o método de compressão, o nível e o tamanho da divisão.
4. clicar em “OK” para iniciar o processo de compressão.
5. Quando a compressão estiver concluída, terá um ficheiro .rar da pasta comprimida.