Entendendo a tabela dinâmica: O que é e como usá-la

O que é uma tabela dinâmica?
Uma Tabela Dinâmica é uma ferramenta poderosa para calcular, resumir e analisar os dados que lhe permitem ver comparações, padrões e tendências nos dados. As Tabelas Dinâmicas funcionam um pouco diferente dependendo de qual plataforma você está usando para executar Excel.
Aprender mais sobre support.microsoft.com

Uma tabela dinâmica é uma ferramenta poderosa no Excel que permite resumir e analisar grandes quantidades de dados de forma rápida e fácil. É uma tabela interactiva que permite agrupar e resumir dados de diferentes formas, facilitando a identificação de padrões, tendências e valores atípicos. As tabelas dinâmicas são particularmente úteis para analisar dados demasiado grandes ou complexos para serem analisados manualmente.

O que fazer com a tabela dinâmica mais tarde?

Depois de criar uma tabela dinâmica, pode utilizá-la para executar uma vasta gama de tarefas. Por exemplo, pode usá-la para:

– Resumir dados: Uma tabela dinâmica permite-lhe resumir os dados de diferentes formas, como por exemplo, somando, contando ou calculando a média dos valores.

– Filtrar dados: Pode utilizar uma tabela dinâmica para filtrar dados com base em critérios específicos, tais como datas, regiões ou categorias de produtos.

– Analisar dados: As tabelas dinâmicas permitem-lhe analisar os dados de diferentes formas, por exemplo, comparando valores entre diferentes categorias ou períodos.

– Criar tabelas e gráficos: Pode utilizar uma tabela dinâmica para criar tabelas e gráficos que representem visualmente os seus dados.

Como é que crio uma tabela dinâmica no Excel?

Criar uma tabela dinâmica no Excel é um processo simples. Aqui estão os passos:

1. Selecione o intervalo de dados que deseja analisar.

2. Vá ao separador “Inserir” e clique em “Tabela Dinâmica”.

3. na caixa de diálogo “Criar tabela dinâmica”, seleccione o intervalo de dados que pretende analisar e escolha o local onde pretende colocar a tabela dinâmica.

Arraste e largue os campos que pretende analisar para as áreas “Linhas”, “Colunas” e “Valores”.

5. Personalize a tabela dinâmica adicionando filtros, ordenando dados e formatando a tabela.

As pessoas também perguntam como transformar uma folha de cálculo numa tabela dinâmica?

Se já tiver uma folha de cálculo com dados, pode facilmente transformá-la numa tabela dinâmica, seguindo estes passos:

1. Selecione o intervalo de dados que deseja analisar.

2. Vá ao separador “Inserir” e clique em “Tabela Dinâmica”.

3. na caixa de diálogo “Criar tabela dinâmica”, seleccione o intervalo de dados que pretende analisar e escolha o local onde pretende colocar a tabela dinâmica.

Arraste e largue os campos que pretende analisar para as áreas “Linhas”, “Colunas” e “Valores”.

5. Personalizar a tabela dinâmica, adicionando filtros, ordenando os dados e formatando a tabela.

Consequentemente, quais são as vantagens de uma tabela dinâmica?

Existem várias vantagens em utilizar uma tabela dinâmica no Excel:

1. Poupa tempo: As tabelas dinâmicas permitem-lhe analisar grandes quantidades de dados numa fracção do tempo que levaria a analisar manualmente.

2. Fácil de usar: As tabelas dinâmicas são fáceis de utilizar e não requerem programação ou competências técnicas avançadas.

3. flexibilidade: As tabelas dinâmicas permitem-lhe resumir e analisar os dados de diferentes formas, facilitando a identificação de padrões e tendências.

4. personalizável: As tabelas dinâmicas são altamente personalizáveis, permitindo-lhe adicionar filtros, ordenar dados e formatar a tabela de acordo com as suas necessidades específicas.

Como é que insiro dados numa tabela dinâmica?

Para inserir dados numa tabela dinâmica, basta adicionar novas linhas ou colunas à fonte de dados. Depois de adicionar os novos dados, pode actualizar a tabela dinâmica actualizando-a. Para tal, clique com o botão direito do rato na tabela dinâmica e seleccione “Actualizar”. A tabela dinâmica será então actualizada com os novos dados.

FAQ
Então, o que é que não se pode fazer numa tabela dinâmica?

Embora as tabelas dinâmicas sejam uma ferramenta poderosa para a análise de dados, existem algumas limitações ao que se pode fazer com elas. Por exemplo, as tabelas dinâmicas podem não ser adequadas para cálculos complexos ou para conjuntos de dados com um grande número de variáveis. Além disso, as tabelas dinâmicas podem não ser capazes de lidar com determinados tipos de dados, como texto ou dados categóricos. Por fim, as tabelas dinâmicas podem não ser adequadas para criar gráficos ou visualizações complexas, uma vez que foram concebidas principalmente para agregar e resumir dados.

Como posso criar um gráfico dinâmico no Excel?

Para criar um gráfico dinâmico no Excel, primeiro, é necessário criar uma tabela dinâmica. Assim que a Tabela Dinâmica for criada, seleccione qualquer célula dentro da Tabela Dinâmica. Em seguida, vá para o separador “Inserir” e clique em “Gráfico Dinâmico”. Seleccione o tipo de gráfico que pretende criar e clique em “OK”. O seu gráfico dinâmico será criado e ligado à tabela dinâmica. Pode então personalizar o gráfico de acordo com as suas necessidades.

Como é que abro um campo de tabela dinâmica?

Para abrir um campo da Tabela Dinâmica, basta clicar e arrastar o nome do campo da “Lista de Campos” para uma das quatro áreas na caixa de diálogo “Lista de Campos da Tabela Dinâmica”: “Valores”, “Colunas”, “Linhas” ou “Filtros”. Em alternativa, pode clicar com o botão direito do rato no nome do campo na “Lista de Campos” e seleccionar “Adicionar a Valores”, “Adicionar a Colunas”, “Adicionar a Linhas” ou “Adicionar a Filtros”.