Quando você encontra problemas com o hardware do seu computador, uma solução possível é remover ou desinstalar o driver associado ao componente problemático. No Windows, pode fazer isto através do Gestor de Dispositivos ou do Painel de Controlo. No entanto, se preferir utilizar a linha de comandos para um controlo mais rápido e preciso, existem vários comandos que pode utilizar para eliminar um controlador e os respectivos ficheiros. Veja como fazer isso.
Passo 1: Abra a linha de comandos como administrador. Pode fazê-lo clicando no botão Iniciar, escrevendo “cmd” e, em seguida, clicando com o botão direito do rato na aplicação da linha de comandos e seleccionando “Executar como administrador”. Em alternativa, pode premir a tecla Windows + X e escolher “Prompt de Comando (Admin)” no menu.
Passo 2: Digite o comando “set devmgr_show_nonpresent_devices=1” (sem as aspas) e prima Enter. Este comando activa a apresentação de dispositivos ocultos ou fantasmas no Gestor de Dispositivos.
Passo 3: Digite “devmgmt.msc” e prima Enter. Este comando abre o Gestor de Dispositivos, onde pode ver todos os dispositivos instalados e ligados no seu computador, incluindo os que não estão actualmente activos ou visíveis.
Passo 4: Clique no menu “Ver” e seleccione “Mostrar dispositivos ocultos”. Esta opção revela os dispositivos ocultos ou fantasmas que não estão actualmente ligados ou activos.
Passo 5: Localize o controlador que pretende apagar. Pode fazê-lo expandindo as categorias de dispositivos, procurando dispositivos com pontos de exclamação amarelos ou cruzes vermelhas, ou procurando o nome ou ID do dispositivo na caixa de pesquisa.
Passo 6: Clique com o botão direito do rato no controlador e seleccione “Desinstalar dispositivo”. Esta opção remove o controlador e os respectivos ficheiros do seu computador. Poderá ser-lhe pedido que confirme a acção ou que escolha se pretende apagar o software do controlador.
Reverter actualizações de controladores
Passo 1: Abra o Gestor de Dispositivos como descrito acima.
Passo 2: Localize o controlador que pretende reverter.
Passo 3: Clique com o botão direito do rato no controlador e seleccione “Propriedades”.
Passo 4: Clique no separador “Driver”.
Passo 5: Clique no botão “Roll Back Driver”. Esta opção restaura a versão anterior do controlador e deve corrigir quaisquer problemas causados pela actualização.
Desinstalação do controlador de controlo genérico
Passo 1: Abra o Gestor de Dispositivos como descrito acima.
Passo 3: Expanda a categoria e encontre o “Dispositivo de controlo do consumidor compatível com HID” ou uma entrada semelhante.
Passo 4: Clique com o botão direito do rato na entrada e seleccione “Desinstalar dispositivo”.
Passo 5: Marque a caixa que diz “Eliminar o software do controlador para este dispositivo” e clique em “Desinstalar”. Esta opção remove o controlador de controlo genérico e os respectivos ficheiros do seu computador.
Remoção de um controlador de impressora através do Regedit
Passo 1: Pressione a tecla Windows + R e digite “regedit” na caixa de diálogo Executar. Prima Enter.
Passo 3: Localize a subchave que corresponde ao controlador que pretende remover. Pode fazê-lo olhando para os valores “DriverName” ou “PrinterName”.
Passo 4: Clique com o botão direito do rato na subchave e seleccione “Eliminar”. Confirme a acção se lhe for pedido.
Passo 5: Repita os passos 3 e 4 para quaisquer outras subchaves que pertençam ao mesmo controlador.
Reverter actualizações do Driver Booster
Passo 1: Abra o Driver Booster e vá para o separador “Histórico”.
Passo 2: Localize a actualização do controlador que pretende reverter e clique no botão “Rollback” (Reverter) junto à mesma.
Passo 3: Siga as instruções para concluir a reversão. Note que isto pode exigir o reinício do sistema ou outras acções.
Em conclusão, a eliminação de um controlador na linha de comandos pode ser uma forma rápida e eficaz de resolver problemas de hardware no seu computador. Ao utilizar o Gestor de Dispositivos e os comandos correctos, pode remover ou desinstalar controladores e respectivos ficheiros, reverter actualizações, remover controladores de controlo genéricos, eliminar controladores de impressora do Registo e anular actualizações específicas de ferramentas de reforço de controladores. No entanto, tenha cuidado ao utilizar estes métodos e certifique-se de que sabe o que está a fazer para evitar causar mais problemas ou danificar o sistema.