As imagens ISO são formatos de ficheiros populares que contêm uma cópia exacta de um CD ou DVD. Estas imagens são frequentemente usadas para distribuir software ou sistemas operativos. As imagens ISO podem ser editadas para adicionar ou remover ficheiros, modificar o menu de arranque ou fazer quaisquer outras alterações que deseje. Neste artigo, explicaremos como editar uma imagem ISO no Linux.
Abrindo um arquivo ISO com CMD
“`
sudo mount -o loop filename.iso /mnt/iso
“`
Substitua “filename.iso” pelo nome do arquivo ISO e “/mnt/iso” pelo diretório onde deseja montar o arquivo ISO.
Usando uma ISO em um pendrive USB
Para usar uma ISO em um pendrive USB, é necessário criar uma unidade USB inicializável. Existem várias ferramentas disponíveis para este fim, tais como UNetbootin, Rufus, ou dd. O UNetbootin e o Rufus possuem uma interface de fácil utilização, enquanto o dd é uma ferramenta de linha de comandos que requer algum conhecimento do terminal. Depois de ter criado uma drive USB de arranque, pode arrancar o seu sistema a partir da drive USB e instalar o sistema operativo ou software a partir do ficheiro ISO.
Desmontando uma imagem
“`
sudo umount /mnt/iso
“`
Instalando um arquivo de imagem de disco
Para instalar um arquivo de imagem de disco, é necessário montá-lo primeiro. Siga os passos mencionados acima para montar o ficheiro de imagem de disco. Uma vez que a imagem é montada, você pode acessar seu conteúdo e instalar o software ou sistema operacional.
Daemon Tools é um software popular para Windows que permite criar e montar imagens ISO. No entanto, Daemon Tools não está disponível para Linux. Em vez disso, pode usar outras ferramentas como o Brasero, K3b ou mkisofs para criar uma imagem ISO. Estas ferramentas fornecem uma interface amigável para criar imagens ISO a partir de ficheiros ou pastas.
Neste artigo, nós explicamos como editar uma imagem ISO no Linux. Também respondemos a algumas perguntas relacionadas, incluindo como abrir um arquivo ISO com CMD, como usar um ISO em um pendrive, como desmontar uma imagem, como instalar um arquivo de imagem de disco e como criar uma imagem ISO com Daemon Tools. Com esta informação, pode agora editar imagens ISO de acordo com as suas necessidades.
O artigo “Editando uma imagem ISO no Linux: A Comprehensive Guide” foca na edição de imagens ISO no Linux, então ele não fornece informações sobre como salvar e abrir arquivos regulares. No entanto, em geral, para guardar um ficheiro, pode clicar na opção “guardar” ou “guardar como” no programa que está a utilizar e escolher a localização onde quer guardar o ficheiro. Para abrir um ficheiro, pode ir ao menu “ficheiro” e seleccionar “abrir” ou utilizar o atalho de teclado para abrir ficheiros, que normalmente é “Ctrl+O”.
Para criar um ficheiro de texto no Linux, pode usar um editor de texto como o Nano, Vim ou Emacs. Para criar um novo ficheiro usando o Nano, por exemplo, deve abrir o terminal e escrever “nano filename.txt” (substitua “filename” pelo nome desejado do seu ficheiro). Isto abrirá um editor de texto em branco onde pode escrever e guardar o seu ficheiro de texto. Também pode usar outros métodos, como o comando “touch” ou redireccionar a saída para um ficheiro usando o operador “>”.
Para criar uma pasta de ficheiros no Linux, pode usar o comando mkdir seguido do nome da pasta que quer criar. Por exemplo, se quiser criar uma pasta chamada “minhapasta”, deve escrever “mkdir minhapasta” no terminal. Depois de criar a pasta, pode adicionar ficheiros à mesma utilizando o comando cp ou qualquer outra ferramenta de gestão de ficheiros. Para adicionar ficheiros à pasta utilizando o comando cp, deve escrever “cp file1 file2 myfolder/” onde file1 e file2 são os nomes dos ficheiros que pretende adicionar à pasta.