O ECMAScript 2015, também conhecido como ECMAScript 6 (ES6), é a versão mais recente da especificação do ECMAScript. Ela inclui novos recursos, como variáveis let e const, funções de seta, classes e módulos. Esses recursos tornam o JavaScript mais poderoso e fácil de usar, permitindo que os desenvolvedores escrevam códigos mais limpos e de fácil manutenção.
O JavaScript é frequentemente utilizado no desenvolvimento Web para adicionar interactividade e comportamento dinâmico às páginas Web. Pode ser utilizado para validar dados de formulários, criar animações e construir interfaces de utilizador complexas. Ao utilizar o ECMAScript, os programadores podem escrever código mais eficiente e eficaz, tornando as suas aplicações mais rápidas e com maior capacidade de resposta.
Uma pergunta comum é a diferença entre JavaScript e ECMAScript. Embora o JavaScript seja a implementação mais popular do ECMAScript, também existem outras implementações, como o JScript e o ActionScript. No entanto, todas estas implementações seguem o mesmo conjunto de regras e directrizes definidas pela especificação ECMAScript.
Para importar um ficheiro JavaScript para uma página HTML, é utilizada a etiqueta script. A tag script pode ser colocada na secção head ou body de uma página HTML, e o atributo src é utilizado para especificar a localização do ficheiro JavaScript.
Java e JavaScript são frequentemente confundidos devido aos seus nomes semelhantes, mas são duas linguagens de programação completamente diferentes. Java é uma linguagem de programação de uso geral que é usada para criar aplicativos independentes, enquanto JavaScript é uma linguagem de script do lado do cliente usada para desenvolvimento da Web.
Finalmente, a diferença entre throw e return é que throw é utilizado para gerar uma excepção, enquanto return é utilizado para devolver um valor de uma função. Quando uma excepção é lançada, o programa pára a execução e a excepção é passada para a pilha de chamadas até ser apanhada por um bloco try-catch. Quando um valor é retornado, a função termina e o valor é passado de volta para o código de chamada.
O operador typeof no ECMAScript é usado para determinar o tipo de dados de uma determinada variável ou expressão. Ele retorna uma string indicando o tipo de dados do operando. Os valores possíveis devolvidos pelo operador typeof são “undefined” (indefinido), “boolean” (booleano), “number” (número), “string” (cadeia de caracteres), “object” (objecto), “function” (função) e “symbol” (símbolo).
O comando para executar arquivos JavaScript no terminal é `node filename.js`.
A linguagem de programação da Web que foi patenteada sob o nome ECMAScript é JavaScript.