Se você ainda deseja prosseguir com a instalação do macOS em um PC, precisará seguir algumas etapas específicas. O processo envolve a criação de uma unidade USB inicializável com arquivos de instalação do macOS Sierra, configurando as configurações do BIOS do seu PC e instalando o sistema operacional macOS. Este processo é complexo e não é recomendado para utilizadores inexperientes ou que não estejam familiarizados com os aspectos técnicos do hardware do computador.
É um crime piratear o Hackintosh?
Embora não seja tecnicamente um crime instalar o macOS num PC, é uma violação do Contrato de Licença de Utilizador Final da Apple. Isto significa que a Apple tem o direito de tomar medidas legais contra qualquer pessoa que viole o acordo. No entanto, na prática, é raro a Apple tomar medidas legais contra indivíduos que instalam o macOS num PC para uso pessoal. Dito isto, se instalar o macOS num PC e o utilizar para fins comerciais, poderá estar a expor-se a riscos legais.
O objectivo principal de um Hackintosh é criar uma alternativa económica às ofertas de hardware da Apple. O hardware da Apple é notoriamente caro e, ao instalar o macOS num PC, é possível criar uma máquina capaz de executar o macOS por uma fracção do custo de um computador Apple. Além disso, alguns utilizadores preferem a flexibilidade e as opções de personalização que advêm da construção do seu próprio computador.
O que é o macOS?
O macOS é o sistema operativo desenvolvido pela Apple, que foi concebido para funcionar exclusivamente com hardware da Apple. O macOS é conhecido pela sua interface intuitiva, desempenho estável e funcionalidades avançadas. O macOS tem a reputação de ser mais seguro do que outros sistemas operativos, uma vez que é menos vulnerável a vírus e malware.
Como posso restaurar um Mac a partir do zero?
Se tiver um computador Apple e precisar de o restaurar a partir do zero, existem alguns passos que terá de seguir. Em primeiro lugar, terá de efectuar uma cópia de segurança de todos os seus dados para um disco rígido externo ou para um serviço de armazenamento na nuvem. Quando a cópia de segurança dos dados estiver concluída, pode iniciar o computador no modo de recuperação e utilizar a ferramenta Utilitário de disco para apagar o disco rígido. A partir daí, pode reinstalar o macOS utilizando as ferramentas de recuperação incorporadas no seu computador. Quando a instalação estiver concluída, pode restaurar os seus dados a partir da cópia de segurança.
Para instalar o macOS num disco rígido externo, pode seguir estes passos:
1. Ligue o seu disco rígido externo ao seu Mac.
2. Abra a aplicação Utilitário de Disco.
3. seleccione o disco rígido externo na lista do painel esquerdo.
Clique no botão “Apagar” e escolha um formato para o disco rígido (recomenda-se o Mac OS Extended (Journaled)).
5. Quando o disco rígido estiver formatado, transfira o macOS a partir da App Store.
6. Execute o instalador do macOS e seleccione o disco rígido externo como destino da instalação.
7. Siga o processo de instalação e aguarde que termine.
8. Quando a instalação estiver concluída, reinicie o computador e mantenha premida a tecla Opção para escolher o disco rígido externo como disco de arranque.
9. O Mac deve agora arrancar a partir do disco rígido externo com o macOS instalado.
Para criar uma pendrive de instalação em massa do Sierra, pode utilizar o comando Terminal para criar uma unidade USB de arranque com o instalador do macOS Sierra. Você precisará de uma unidade USB com pelo menos 8 GB de armazenamento e o instalador do macOS Sierra baixado da Mac App Store. Siga estes passos:
1. Insira a unidade USB no seu Mac.
2. Abra o Terminal (que se encontra em Aplicações/Utilitários).
3. digite o seguinte comando: `sudo /Applications/Install macOS Sierra.app/Contents/Resources/createinstallmedia –volume /Volumes/Untitled –applicationpath /Applications/Install macOS Sierra.app –nointeraction`
4. Prima Enter e introduza a sua palavra-passe de administrador, se solicitado.
5. Aguarde a conclusão do processo, que pode demorar até uma hora.
6. Quando o processo estiver concluído, terá uma unidade USB de arranque com o instalador do macOS Sierra.