O teclado é um dos componentes mais importantes de um computador portátil. É a principal ferramenta de entrada que lhe permite escrever, navegar e executar vários comandos no seu dispositivo. No entanto, há casos em que o teclado deixa de responder ou fica bloqueado, impossibilitando a sua utilização. Isso pode ser frustrante, especialmente quando você precisa fazer algum trabalho com urgência. Portanto, neste artigo, vamos explorar algumas soluções e dicas sobre como desbloquear o teclado do notebook.
Como desbloquear o teclado do portátil Se o teclado do portátil estiver bloqueado, a primeira coisa que deve fazer é verificar se as teclas Num Lock ou Scroll Lock não estão activadas. Estas teclas podem bloquear acidentalmente o teclado, fazendo com que este deixe de responder. Para verificar se estão activadas, basta premir a tecla Num Lock ou Scroll Lock no teclado. Se a luz LED do teclado se desligar, isso significa que a tecla está desactivada e o teclado deverá estar a funcionar correctamente.
Se as teclas Num Lock ou Scroll Lock não forem o problema, tente reiniciar o computador portátil. Por vezes, um simples reinício pode ajudar a corrigir quaisquer falhas técnicas que possam estar a causar o mau funcionamento do teclado. Depois de reiniciar o dispositivo, tente escrever no teclado para ver se está a funcionar correctamente.
Se reiniciar o computador portátil não ajudar, o próximo passo é verificar as definições do teclado. Aceda às definições do seu dispositivo, seleccione “Dispositivos” e, em seguida, “Digitação”. A partir daí, certifique-se de que “Digitação” está activada e de que o interruptor “Bloquear o teclado quando fechar o dispositivo” está desactivado. Isto deverá ajudá-lo a desactivar o bloqueio do teclado.
Recuperar um teclado de computador portátil molhado
Se derramar acidentalmente líquido no teclado do computador portátil, este pode avariar ou deixar de funcionar. Nesta situação, a primeira coisa que deve fazer é desligar imediatamente o dispositivo e retirá-lo da fonte de alimentação. De seguida, limpe o excesso de líquido do teclado com um pano limpo e seco. Também pode utilizar um aspirador para aspirar qualquer líquido que possa ter entrado no teclado.
Depois de limpar o teclado, deixe o dispositivo secar durante pelo menos 24-48 horas antes de o voltar a ligar. Evite utilizar um secador de cabelo ou qualquer outra fonte de calor para secar o teclado, pois isso pode danificá-lo ainda mais.
Activar o teclado do computador portátil no Windows 10 Se estiver a utilizar o Windows 10, a activação do teclado do computador portátil é fácil. Vá para as configurações do seu dispositivo, selecione “Facilidade de acesso” e, em seguida, “Teclado”. A partir daí, alterne o interruptor “Teclado no ecrã” para “Desligado” e o teclado do portátil deverá estar a funcionar correctamente.
Conclusão
Um teclado de portátil bloqueado ou que não responde pode ser frustrante, mas com as soluções e sugestões fornecidas neste artigo, deverá conseguir desbloquear o teclado e voltar ao trabalho. Lembre-se de verificar primeiro as teclas Num Lock e Scroll Lock, reiniciar o computador portátil e verificar as definições do teclado. Se o teclado estiver molhado, desligue imediatamente o dispositivo, limpe o excesso de líquido e deixe-o secar durante, pelo menos, 24-48 horas. Por fim, ativar o teclado do notebook no Windows 10 é fácil, basta seguir as etapas fornecidas neste artigo.
Para que o tipo de letra do PC volte ao normal, pode tentar ajustar as definições de visualização no seu computador. Vá ao Painel de Controlo e seleccione “Aparência e Personalização”, depois clique em “Ecrã” e ajuste a resolução do ecrã e o tamanho do tipo de letra conforme necessário. Também pode tentar repor as definições de tipo de letra predefinidas no seu navegador Web ou editor de texto. Se o problema persistir, poderá ser necessário reinstalar o tipo de letra no computador ou actualizar os controladores gráficos.
Se o teclado do computador portátil estiver queimado, existem alguns sinais a que pode estar atento. Em primeiro lugar, verifique se alguma tecla está presa ou não responde. Se algumas teclas não estiverem a funcionar ou tiverem um comportamento diferente do normal, isso pode ser um sinal de que o teclado está queimado. Outro sinal é se o teclado emite um cheiro a queimado ou fumo. Se notar algum destes sinais, é melhor deixar de utilizar o teclado imediatamente e procurar ajuda profissional para diagnosticar e resolver o problema.
Para que os acentos voltem a aparecer no teclado, pode tentar alterar as definições de idioma do teclado no seu computador para o idioma que requer acentos. Por exemplo, se precisar de usar acentos para francês, pode alterar o idioma do teclado para francês. Também pode tentar utilizar atalhos de teclado para inserir acentos ou caracteres específicos. Num computador Windows, pode utilizar a tecla “Alt” e um código numérico para inserir acentos e outros caracteres. Num computador Mac, pode utilizar a tecla “Option” juntamente com uma letra para inserir acentos. Além disso, pode considerar a compra de um teclado externo que inclua acentos e caracteres especiais.