Os ficheiros Bat, também conhecidos como ficheiros batch, são scripts que contêm uma série de comandos que são executados pela linha de comandos do Windows. São uma forma simples e eficiente de automatizar tarefas repetitivas, tais como fazer cópias de segurança de ficheiros, renomear ficheiros e iniciar aplicações. Neste artigo, discutiremos como criar um arquivo bat, como fazer com que ele seja executado automaticamente e qual programa abre arquivos bat.
Como criar um ficheiro bat?
Para criar um ficheiro bat, tudo o que precisa é de um editor de texto como o Notepad. Siga estes passos simples:
1. Abra o Notepad no seu PC com Windows.
2. Escreva os comandos que pretende executar no ficheiro bat.
3. guarde o ficheiro com uma extensão .bat. Por exemplo, se quiser criar um ficheiro bat para abrir o Notepad, pode dar-lhe o nome de “open_notepad.bat”.
Escolha “Todos os ficheiros” na opção “Guardar como tipo” e guarde o ficheiro na localização pretendida.
O seu ficheiro bat está agora pronto a ser utilizado. Para executar os comandos do ficheiro, basta fazer duplo clique no ficheiro e este será aberto na linha de comandos do Windows.
Como fazer um arquivo bat ser executado automaticamente?
Se quiser que o seu ficheiro bat seja executado automaticamente, pode utilizar o Programador de Tarefas do Windows. Veja como:
1. Abra o Agendador de Tarefas digitando “Agendador de Tarefas” na barra de pesquisa do Windows e clicando no aplicativo.
2. Clique em “Criar Tarefa” no lado direito da janela.
Dê um nome à sua tarefa e seleccione a frequência com que pretende que seja executada.
No separador “Acções”, clique em “Novo” e procure a localização do seu ficheiro bat.
5. Clique em “OK” para guardar a tarefa.
O seu ficheiro bat será agora executado automaticamente de acordo com a agenda que definiu.
Que programa abre ficheiros bat?
O que são ficheiros batch e para que servem?
Os ficheiros batch são scripts que contêm uma série de comandos que são executados pela linha de comandos do Windows. São utilizados para automatizar tarefas repetitivas, como fazer cópias de segurança de ficheiros, renomear ficheiros e iniciar aplicações. Os ficheiros de lote também podem ser utilizados para configurar as definições do sistema, instalar software e executar outras tarefas administrativas. Eles são uma maneira eficiente de economizar tempo e aumentar a produtividade, automatizando tarefas que, de outra forma, teriam que ser feitas manualmente.
Para fazer com que um ficheiro batch não feche depois de executar os seus comandos, é necessário incluir o comando “pause” no final do ficheiro. Isso impedirá que a janela do prompt de comando feche até que o usuário pressione uma tecla. Em alternativa, pode utilizar o comando “cmd /k” no início do ficheiro, o que manterá a janela da linha de comandos aberta após a execução do ficheiro batch.
Para eliminar pastas e subpastas no DOS, pode utilizar o comando “RD” (remover directório) seguido do caminho do directório. Por exemplo, para excluir uma pasta chamada “Pasta1” e todas as suas subpastas localizadas no diretório “C:UsersUsernameDesktop”, você digitaria “RD /S C:UsersUsernameDesktopFolder1” e pressionaria enter. O parâmetro “/S” é usado para excluir a pasta e suas subpastas. Observe que essa ação não pode ser desfeita, portanto, tenha cuidado ao excluir diretórios.
A extensão do ficheiro batch é “.bat”.