Criar o seu próprio ícone: um guia passo-a-passo

Como criar seu próprio ícone?
Para criar um novo ícone ou cursor
  1. Em modo de exibição de recursos, clique com o botão direito do mouse no arquivo . rc e escolha Inserir recurso.
  2. Na caixa de diálogo Inserir recurso, selecione ícone ou cursor e escolha novo. Para ícones, essa ação cria um recurso de ícone com um ícone 32 × 32, 16 cores.
Aprender mais sobre docs.microsoft.com

Os ícones tornaram-se uma parte omnipresente das nossas vidas digitais. Desde os ícones nos nossos computadores de secretária até aos dos nossos telemóveis, ajudam-nos a navegar nos nossos dispositivos de forma rápida e fácil. Se pretende criar o seu próprio ícone, quer seja para uso pessoal ou profissional, existem alguns passos que pode seguir para garantir um aspecto profissional e polido.

Passo 1: Escolha o software de design O primeiro passo para criar o seu próprio ícone é escolher um software de design. Algumas opções populares incluem o Adobe Illustrator, Sketch e Figma. Se é novo no software de desenho, pode experimentar uma opção gratuita como o Canva ou o GIMP. Depois de escolher o software, abra um novo documento e defina as dimensões para 512×512 pixéis. Este é o tamanho padrão para ícones.

Passo 2: Desenhe o seu ícone A seguir, é altura de desenhar o seu ícone. Lembre-se de que os ícones têm de ser simples e facilmente reconhecíveis em tamanhos pequenos, por isso evite desenhos complexos ou demasiados pormenores. Pense no objectivo do seu ícone e no que ele representa, e utilize isso como inspiração para o seu design. Depois de criar o seu desenho, guarde-o como um ficheiro PNG com um fundo transparente.

Passo 3: Converter o ícone para o formato ICO Para utilizar o ícone como ícone do ambiente de trabalho ou de pasta no Windows, terá de o converter para o formato ICO. Existem muitos conversores online disponíveis, como o ConvertICO e o ICO Convert. Basta carregar o seu ficheiro PNG e descarregar o ficheiro ICO.

Passo 4: Aplicar o ícone Para aplicar o ícone, clique com o botão direito do rato no ficheiro, pasta ou atalho que pretende personalizar e seleccione “Propriedades”. Em seguida, clique no botão “Alterar ícone” e seleccione “Procurar”. Navegue até à pasta onde guardou o ficheiro ICO e seleccione-o. Por fim, clique em “Aplicar” para definir o novo ícone.

Tendo isto em mente, para tornar os ícones do ambiente de trabalho horizontais, clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e seleccione “Ver” no menu pendente. Em seguida, seleccione “Organizar ícones automaticamente” e “Alinhar ícones na grelha”. Isto irá alinhar automaticamente os seus ícones horizontalmente no ambiente de trabalho.

A este respeito, para recuperar ficheiros do ambiente de trabalho, verifique primeiro a Reciclagem. Se os ficheiros não estiverem lá, tente utilizar um software de recuperação de dados como o EaseUS ou o Recuva. Estes programas podem ajudá-lo a recuperar ficheiros apagados do disco rígido do seu computador.

Para alterar o ícone de um programa no Windows 10, clique com o botão direito do rato no atalho do programa e seleccione “Propriedades”. Em seguida, clique no botão “Alterar ícone” e seleccione um novo ícone da lista ou procure o seu próprio ficheiro ICO.

Para criar um ícone para um atalho, clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e seleccione “Novo” e depois “Atalho”. No campo “Type the location of the item”, introduza o caminho para o programa ou ficheiro para o qual pretende criar um atalho. Em seguida, clique em “Seguinte” e introduza um nome para o atalho. Por fim, clique com o botão direito do rato no atalho e seleccione “Propriedades”, e siga os passos acima para alterar o seu ícone.

Portanto, para alterar os ícones das pastas do Windows, clique com o botão direito do rato na pasta e seleccione “Propriedades”. Em seguida, clique no separador “Personalizar” e seleccione “Alterar ícone”. Escolha um novo ícone da lista ou procure o seu próprio ficheiro ICO e clique em “OK” para aplicar as alterações.

Com estes passos, está pronto a criar os seus próprios ícones e a personalizar o ambiente de trabalho a seu gosto. Lembre-se de manter os seus desenhos simples e facilmente reconhecíveis, e experimente cores e formas diferentes para fazer com que os seus ícones se destaquem.

FAQ
Então, como adicionar um ícone oculto?

O artigo “Criar o seu próprio ícone: um guia passo-a-passo” não fornece informações sobre como adicionar um ícone oculto. No entanto, adicionar um ícone oculto envolve normalmente a modificação do registo do computador ou a utilização de um software de terceiros. Recomenda-se que tenha cuidado e faça uma cópia de segurança do registo antes de efectuar quaisquer alterações. Além disso, ocultar ícones pode nem sempre ser a melhor solução, pois pode dificultar o acesso a programas ou ficheiros importantes.

Relacionado a isso, como fazer uma pasta oculta aparecer na área de trabalho?

Lamento, mas a pergunta que fez não está relacionada com o título do artigo “Criar o seu próprio ícone: um guia passo-a-passo”. No entanto, para responder à sua pergunta, pode fazer com que uma pasta oculta apareça no ambiente de trabalho seguindo estes passos:

1. Abra o Explorador de Arquivos e navegue até a pasta que deseja exibir.

2. Clique no separador “Ver” na parte superior da janela.

Marque a caixa “Itens ocultos” na secção “Mostrar/ocultar” da barra de ferramentas. Isto irá revelar quaisquer ficheiros ou pastas ocultos.

Clique com o botão direito do rato na pasta oculta que pretende que apareça no ambiente de trabalho.

Seleccione “Propriedades” no menu de contexto.

6. no separador “Geral”, seleccione a caixa junto a “Mostrar no painel de navegação” e “Mostrar no ambiente de trabalho”.

7. Clique em “Aplicar” e depois em “OK”.

A pasta oculta deve agora aparecer no seu ambiente de trabalho.