Criando uma Pasta Zipada: Um guia passo a passo

Como cria uma pasta zipada?
Após selecionar os arquivos, clique com o botão direito do Mouse e localize a opção “Enviar para”. 2. Um novo menu se abrirá, escolha então “Pasta Compactada” e clique nessa opção.
Aprender mais sobre nfg.sefaz.rs.gov.br

As pastas compactadas, também chamadas pastas comprimidas ou ficheiros zip, são uma forma conveniente de armazenar e transferir ficheiros grandes ou múltiplos. A compressão de ficheiros numa pasta zipada reduz o seu tamanho, facilitando a sua partilha por e-mail ou outros meios. Eis como criar uma pasta zipada no Windows.

Passo 1: Seleccionar os ficheiros que pretende incluir na pasta zipada

Antes de poder criar uma pasta zipada, é necessário seleccionar os ficheiros que pretende incluir. Para o fazer, navegue até ao local onde os ficheiros estão armazenados e clique em cada ficheiro mantendo premida a tecla “Ctrl”. Em alternativa, pode seleccionar um grupo de ficheiros clicando no primeiro ficheiro, mantendo premida a tecla “Shift” e, em seguida, clicando no último ficheiro.

Passo 2: Clique com o botão direito do rato nos ficheiros seleccionados e escolha “Enviar para” > “Pasta comprimida (zipada)”

Depois de ter seleccionado os ficheiros que pretende incluir, clique com o botão direito do rato num dos ficheiros seleccionados e escolha “Enviar para” no menu de contexto. Em seguida, seleccione “Pasta comprimida (zipada)” no submenu. Isto criará uma nova pasta zipada no mesmo local que os ficheiros originais.

Passo 3: Mudar o nome da pasta zipada, se desejar

Por defeito, a pasta zipada terá o mesmo nome da pasta original, com a adição de “zip” no final do nome. Se quiser dar um nome diferente à pasta zipada, basta clicar com o botão direito do rato na pasta, seleccionar “Renomear” e escrever o novo nome.

Passo 4: Adicionar ou remover ficheiros da pasta zipada conforme necessário

Se pretender adicionar ou remover ficheiros da pasta zipada, basta abrir a pasta e arrastar e largar ficheiros para dentro ou para fora da mesma. A pasta zipada será automaticamente actualizada para reflectir as alterações.

Abrir uma pasta zipada

Para abrir uma pasta zipada, faça duplo clique sobre ela para a abrir. Em seguida, arraste e solte os arquivos que deseja extrair da pasta zipada para um novo local no seu computador.

Comprimir um ficheiro muito grande

Se precisar de comprimir um ficheiro muito grande, poderá ter de utilizar uma ferramenta de compressão de terceiros em vez da funcionalidade integrada do Windows. Uma ferramenta de compressão popular é o WinZip, que permite comprimir ficheiros numa variedade de formatos, incluindo zip, gzip e tar. Para utilizar o WinZip, basta descarregar e instalar o software e, em seguida, seguir as instruções para comprimir o ficheiro.

FAQ
Como posso diminuir o tamanho do ficheiro?

Uma forma de diminuir o tamanho do ficheiro é criar uma pasta zipada. Isto pode ser feito seleccionando o ficheiro ou a pasta que pretende comprimir, clicando com o botão direito do rato sobre o mesmo e seleccionando “Enviar para” e depois “Pasta comprimida (zipada)”. Isto criará uma nova pasta zipada que ocupará menos espaço do que o ficheiro ou pasta original.

Como posso compactar ficheiros online?

Existem várias ferramentas online disponíveis para compactar ficheiros online. Algumas opções populares incluem Zip Online, ZipFile.online e ezyZip. Para utilizar estas ferramentas, basta carregar os ficheiros que pretende compactar, seleccionar o nível de compressão e quaisquer opções adicionais e, em seguida, clicar no botão “Zip” ou “Criar Zip”. A pasta zipada será criada e pode depois descarregá-la para o seu computador.

Como abrir um ficheiro ZIP no telemóvel?

Para abrir um ficheiro ZIP num telemóvel, primeiro tem de transferir uma aplicação de gestão de ficheiros que possa lidar com ficheiros ZIP, como o ES File Explorer ou o WinZip. Depois de ter a aplicação instalada, pode navegar para o local onde o ficheiro ZIP está guardado e tocar nele para o abrir. A aplicação extrairá então os ficheiros dentro da pasta ZIP e poderá aceder-lhes como faria a quaisquer outros ficheiros no seu telefone.