No painel direito, clique com o botão direito do mouse na conta de usuário que você deseja e clique em Propriedades. Clique na guia Perfil. Na caixa Script logon, digite o nome do arquivo (e o caminho relativo, se necessário) do script de logon.
Quando se trata de automatizar tarefas em uma máquina Windows, os scripts de logon são uma ótima maneira de economizar tempo e melhorar a eficiência. Um script de logon é um arquivo em lote que é executado automaticamente sempre que um usuário faz logon em um computador ou servidor. Pode ser utilizado para mapear unidades de rede, impressoras e outros recursos, bem como para executar comandos ou iniciar programas. Neste artigo, explicaremos como criar um script de logon e também responderemos a algumas perguntas relacionadas.
Como criar um script de logon
Criar um script de logon é um processo bastante simples. Aqui estão os passos a seguir:
Passo 1: Abra o Notepad ou qualquer outro editor de texto.
Passo 2: Escreva os comandos ou tarefas que pretende automatizar no script de início de sessão. Por exemplo, se pretender mapear uma unidade de rede, utilize o comando “net use” seguido da letra da unidade e do caminho para a pasta partilhada. Se pretender mapear uma impressora, utilize o comando “rundll32 printui.dll” seguido dos parâmetros para o nome da impressora, controlador e porta.
Passo 3: Guarde o ficheiro com uma extensão .bat. Por exemplo, “logon.bat”.
Passo 4: Copie o script de logon para a pasta apropriada no servidor ou computador. Para o Windows Server, copie o script para a pasta Netlogon. Para computadores individuais, copie o script para a pasta C:WindowsSysvolsysvoldomainnamescripts.
Passo 5: Configure o Objecto de Política de Grupo (GPO) para apontar para o script de início de sessão. Abra a Consola de Gestão de Políticas de Grupo, seleccione o GPO que se aplica aos utilizadores ou computadores aos quais pretende aplicar o script de início de sessão e, em seguida, navegue até Configuração do Utilizador > Definições do Windows > Scripts (Logon/Logoff). Clique em Adicionar e, em seguida, navegue até à localização do script de início de sessão.
Mapeamento de uma impressora do Windows
Para mapear uma impressora do Windows usando um script de logon, use o seguinte comando:
Substitua “servername” pelo nome do servidor de impressão e “printername” pelo nome da impressora que pretende mapear. Também pode especificar parâmetros adicionais, como o nome do controlador e a porta.
Mapeamento de uma unidade de rede no SEFIP
Para mapear uma unidade de rede no SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), utilize o seguinte comando:
Substitua “x” pela letra da unidade que pretende utilizar, “server” pelo nome do servidor que aloja a pasta partilhada, “share” pelo nome da pasta partilhada e “username” e “password” pelas credenciais de um utilizador que tenha acesso à pasta partilhada.
Aceder a uma pasta partilhada na rede do Windows 10 Para aceder a uma pasta partilhada numa rede do Windows 10, siga estes passos:
Passo 1: Certifique-se de que a Partilha de Ficheiros e Impressoras está ativada no computador que aloja a pasta partilhada. Vá ao Painel de Controlo > Centro de Rede e Partilha > Alterar definições de partilha avançadas e, em seguida, selecione Ativar partilha de ficheiros e impressoras.
Passo 2: Partilhe a pasta clicando com o botão direito do rato na mesma, seleccionando Propriedades e, em seguida, clicando no separador Partilha. Clique em Partilhar e seleccione os utilizadores ou grupos aos quais pretende conceder acesso.
Passo 3: No computador a partir do qual pretende aceder à pasta partilhada, abra o Explorador de Ficheiros e clique em Rede. Deverá ver o nome do computador que aloja a pasta partilhada.
Passo 4: Faça duplo clique no nome do computador e, em seguida, faça duplo clique no nome da pasta partilhada. Poderá ser-lhe pedido que introduza um nome de utilizador e uma palavra-passe se a pasta partilhada estiver protegida por palavra-passe.
Mapear uma impressora
O mapeamento de uma impressora refere-se ao processo de ligação a uma impressora numa rede e de a tornar disponível para um computador ou grupo de computadores. Normalmente, isto é feito utilizando um script de início de sessão ou um Objecto de Política de Grupo. O processo varia consoante o tipo de impressora e o ambiente de rede, mas geralmente envolve a utilização do comando “net use” ou “rundll32 printui.dll” para ligar à impressora e instalar os controladores necessários.
Mapeamento de uma área
O mapeamento de uma área refere-se normalmente à criação de um mapa ou diagrama de um espaço físico, como um edifício ou uma cidade. Isto é feito utilizando software ou ferramentas especializadas que permitem desenhar formas, linhas e outras características num mapa digital. Não está relacionado com scripts de início de sessão ou mapeamento de rede.
Se estiver a ter problemas em ligar todas as unidades de rede do Windows 7, uma solução possível é utilizar um script de início de sessão. Ao criar um script de logon, é possível mapear automaticamente as unidades de rede para todos os usuários de um determinado computador ou rede. O script de início de sessão pode ser personalizado para incluir mapeamentos de unidade específicos e pode ser executado automaticamente sempre que um utilizador iniciar sessão na sua conta. Isto pode poupar tempo e garantir que todas as unidades de rede necessárias estão ligadas para cada utilizador. O artigo “Criando um script de logon: Um guia para principiantes” fornece instruções passo a passo para criar um script de início de sessão no Windows.