- Os dois roteadores devem ter o mesmo SSID (Nome da rede wireless)
- Devem possuir a mesma senha para acesso ao wireless.
- Devem possuir o mesmo tipo de criptografia (WEP, WPA, etc.)
- Os canais de cada roteador devem ser DIFERENTES.
Ter dois routers na sua rede doméstica pode ser uma excelente forma de alargar a cobertura Wi-Fi e eliminar pontos mortos. No entanto, também pode criar confusão e inconvenientes se ambos os routers tiverem SSIDs diferentes. Felizmente, é possível configurar dois routers com o mesmo SSID para tornar a sua rede perfeita e sem problemas. Veja como:
1. Ligar o router primário ao modem
O router primário deve ser ligado ao modem através da sua porta WAN utilizando um cabo Ethernet. Este router será responsável pela distribuição da ligação à Internet a todos os dispositivos da sua rede. Certifique-se de que configura as definições do router principal, como o nome Wi-Fi, a palavra-passe e as definições de segurança, antes de avançar para o passo seguinte.
2. Ligar o router secundário ao router principal
Ligue o router secundário ao router principal utilizando um cabo Ethernet. Para o efeito, pode utilizar qualquer uma das portas LAN do router secundário. Certifique-se de que desactiva o servidor DHCP do router secundário para evitar conflitos com o servidor DHCP do router primário.
Configurar as definições do router secundário Aceda à página de definições do router secundário através do seu endereço IP predefinido utilizando um browser da Web. O endereço IP padrão é geralmente 192.168.1.1 ou 192.168.0.1. Introduza o nome de utilizador e a palavra-passe para iniciar sessão na página de definições do router secundário. Configure o nome Wi-Fi, a palavra-passe e as definições de segurança do router secundário para corresponder aos do router principal.
Activar o modo bridge (opcional)
Se o router secundário suportar o modo bridge, active-o para evitar conflitos entre os dois routers. O modo bridge permite que o router secundário actue como um ponto de acesso sem fios em vez de um router. Isto evitará que o router secundário crie uma rede separada e garantirá que todos os dispositivos se ligam à mesma rede.
Como configurar o router de rede em cascata?
O router em cascata é o processo de ligação de dois ou mais routers para aumentar o alcance da sua rede. Para configurar o router de rede em cascata, siga estes passos:
1. Ligar o router primário ao modem
Ligue o router primário ao modem utilizando um cabo Ethernet. Certifique-se de que o router principal está configurado com as definições correctas, como o nome Wi-Fi, a palavra-passe e as definições de segurança.
2. Ligar o router secundário ao router primário
Ligue o router secundário ao router primário utilizando um cabo Ethernet. Para o efeito, pode utilizar qualquer uma das portas LAN do router secundário.
Configurar as definições do router secundário
Aceda à página de definições do router secundário através do seu endereço IP predefinido utilizando um navegador Web. O endereço IP predefinido é normalmente 192.168.1.1 ou 192.168.0.1. Introduza o nome de utilizador e a palavra-passe para iniciar sessão na página de definições do router secundário. Configure o nome Wi-Fi, a palavra-passe e as definições de segurança do router secundário para corresponder aos do router principal.
Desactivar o servidor DHCP
Desactive o servidor DHCP no router secundário para evitar conflitos com o servidor DHCP do router principal. Isso também garantirá que todos os dispositivos se conectem à mesma rede.
Como ajustar as definições do router?
Para ajustar as definições do router, é necessário aceder à página de definições do router utilizando um navegador Web. Introduza o endereço IP do router na barra de endereços do browser para aceder à página de definições. Uma vez iniciada a sessão, pode ajustar várias definições, como o nome Wi-Fi, a palavra-passe, as definições de segurança, o reencaminhamento de portas e os controlos parentais.
Como ver os dados do router?
Pode ver os dados do router acedendo à página de definições do router. A página de definições apresentará várias informações, como o endereço IP do router, a versão de firmware, os dispositivos ligados e a velocidade da rede. Também pode utilizar aplicações de terceiros para monitorizar o desempenho da sua rede e controlar a utilização de dados.
Não foi possível obter o endereço IP do repetidor?
Se estiver a ter problemas em obter o endereço IP do repetidor, tente repor as predefinições do repetidor. Para tal, basta premir e manter premido o botão de reposição durante 10 segundos. Uma vez que o repetidor tenha sido reiniciado, tente acessá-lo novamente usando seu endereço IP padrão.
Como aceder ao repetidor Wi-Fi?
Para iniciar sessão no repetidor Wi-Fi, ligue o seu dispositivo à rede do repetidor. Abra um navegador web e introduza o endereço IP predefinido do repetidor na barra de endereços. Introduza o nome de utilizador e a palavra-passe para aceder à página de definições do repetidor. A partir daí, pode configurar as definições do repetidor, como o nome Wi-Fi, a palavra-passe e as definições de segurança.