Configuração do PCI Express: Tudo o que precisa de saber

Como configurar PCI Express?
Siga os passos abaixo para instalar uma placa DAQ PCI ou PCI Express:
  1. Desligue e desconecte o cabo de alimentação de seu computador.
  2. Remova a tampa do computador e/ou a tampa do slot de expansão.
  3. Toque alguma parte metálica do computador, para descarregar a eletricidade estática de seu corpo.
Aprender mais sobre www.ni.com

PCI Express (PCIe) é uma norma de barramento de expansão de computador de série de alta velocidade utilizada para ligar dispositivos periféricos à placa-mãe de um computador. Ele substituiu as antigas interfaces Peripheral Component Interconnect (PCI) e Accelerated Graphics Port (AGP). A PCIe é mais rápida e mais eficiente do que as suas antecessoras e é a interface mais utilizada para placas gráficas, unidades de estado sólido e outros periféricos de elevado desempenho.

Como saber se a ranhura PCIe está a funcionar?

Se quiser saber se a ranhura PCIe está a funcionar ou não, a forma mais simples é verificar o gestor de dispositivos do seu computador. Para tal, clique com o botão direito do rato no menu Iniciar e seleccione Gestor de Dispositivos. No separador “Dispositivos do sistema”, deverá encontrar uma entrada para “Porta raiz PCI Express”. Se esta entrada estiver presente, significa que a ranhura PCIe está a funcionar correctamente. Se não estiver presente, pode haver um problema com a sua placa-mãe ou slot PCIe.

Que ranhura tem mais velocidade: PCI ou PCIe?

O PCIe é mais rápido do que o PCI. A largura de banda máxima de uma ranhura PCI é de 133 MB/s, enquanto a ranhura PCIe 3.0 x16 tem uma largura de banda máxima de 15,75 GB/s, que é mais de 100 vezes mais rápida do que a PCI. A norma PCIe foi actualizada várias vezes, com cada nova versão a proporcionar taxas de transferência de dados mais rápidas. A mais recente norma PCIe 4.0 tem uma largura de banda máxima de 64 GB/s.

É possível utilizar duas placas de vídeo ao mesmo tempo?

Sim, pode utilizar duas placas de vídeo ao mesmo tempo, se a sua placa-mãe o suportar. Isso é chamado de SLI (Scalable Link Interface) para placas Nvidia e Crossfire para placas AMD. No entanto, o uso de duas placas de vídeo requer uma fonte de alimentação potente, refrigeração adequada e uma placa-mãe compatível. Além disso, nem todos os jogos ou aplicações suportam SLI ou Crossfire, pelo que poderá não proporcionar um aumento significativo do desempenho em todos os casos.

É possível usar duas placas de vídeo diferentes ao mesmo tempo?

Usar duas placas de vídeo diferentes ao mesmo tempo é possível, mas não é recomendado. Isso é chamado de Crossfire híbrido ou SLI, e requer duas placas de vídeo com especificações semelhantes. No entanto, o ganho de desempenho é muitas vezes mínimo, e pode causar problemas de compatibilidade e conflitos de driver.

Como saber quantas placas de vídeo sua placa-mãe suporta?

Para saber quantas placas de vídeo a sua placa-mãe suporta, é necessário verificar as especificações da placa-mãe. Procure o número de ranhuras PCIe e a sua velocidade, bem como o tipo de suporte da placa gráfica (Nvidia ou AMD). Além disso, algumas placas-mãe podem ter limitações físicas, como o espaçamento entre os slots PCIe, o que pode impedir a instalação de várias placas gráficas.

FAQ
Como posso saber qual é a minha placa de vídeo?

Para descobrir qual placa de vídeo está instalada no seu computador, você pode abrir o Gerenciador de Dispositivos no Windows e procurar a categoria Adaptadores de Vídeo. Expanda-a e deverá ver o nome da sua placa de vídeo listado. Como alternativa, é possível usar um software de terceiros, como o GPU-Z, para identificar o modelo e as especificações da placa de vídeo.

Como posso saber qual é a origem do meu PC?

A fonte de um PC normalmente se refere à unidade de fonte de alimentação (PSU) que está fornecendo energia para o sistema. Para determinar a fonte do seu PC, pode abrir a caixa e procurar a PSU. Normalmente, está localizada na parte superior ou inferior da caixa e tem uma ventoinha e um cabo de alimentação ligados a ela. Além disso, a PSU terá uma etiqueta com informações sobre a sua potência e outras especificações.

Também pode perguntar como saber qual é a minha placa-mãe?

Para saber qual é a sua placa-mãe, pode procurar o número do modelo impresso na própria placa ou verificar a documentação fornecida com o computador. Também é possível usar ferramentas de informações do sistema, como CPU-Z ou Speccy, para identificar o modelo da placa-mãe. Outra opção é verificar as configurações do BIOS/UEFI, que geralmente exibem as informações sobre o modelo da placa-mãe.