- Localize o arquivo ou a pasta que você quer zipar.
- Pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) no arquivo ou pasta, selecione (ou aponte para) Enviar parae, em seguida, selecione pasta compactada (zipada).
A compressão de ficheiros é o processo de reduzir o tamanho de um ficheiro ou de uma pasta para facilitar a sua partilha, armazenamento ou envio através da Internet. Os ficheiros comprimidos ocupam menos espaço no disco rígido do computador ou noutros dispositivos de armazenamento. A compressão é particularmente útil quando se trata de ficheiros grandes que, de outra forma, ocupariam demasiado espaço ou demorariam muito tempo a transferir.
Existem diferentes formas de comprimir ficheiros. Os métodos mais comuns são através de um software ou ferramenta de compressão, como o WinZip, o WinRAR ou o 7-Zip. Estas ferramentas permitem-lhe comprimir e descomprimir ficheiros, criar arquivos e dividir arquivos em ficheiros mais pequenos. A maioria destas ferramentas também suporta diferentes formatos de compressão, como ZIP, RAR e 7Z.
Para comprimir um ficheiro utilizando uma destas ferramentas, basta seleccionar o ficheiro ou pasta que pretende comprimir e, em seguida, escolher o formato de compressão e o nível de compressão que pretende aplicar. Quanto maior for o nível de compressão, menor será o tamanho do ficheiro resultante, mas também poderá demorar mais tempo a comprimir e descomprimir o ficheiro.
Se não pretender instalar qualquer software ou ferramenta, também pode utilizar a funcionalidade de compressão incorporada no computador. Para os utilizadores do Windows, basta clicar com o botão direito do rato no ficheiro ou pasta que pretende comprimir, seleccionar “Enviar para” e, em seguida, escolher “Pasta comprimida (zipada)”. Para os utilizadores de Mac, pode seleccionar o ficheiro ou pasta e, em seguida, escolher “Ficheiro” > “Comprimir” na barra de menus.
Reduzir o tamanho de um ficheiro para 1 MB ou menos pode ser um desafio, especialmente se o ficheiro contiver muitos dados ou imagens de alta resolução. Uma forma de o conseguir é comprimir o ficheiro utilizando um formato de compressão de alto nível e, em seguida, reduzir a qualidade ou a resolução das imagens ou vídeos no ficheiro. Por exemplo, é possível comprimir um ficheiro JPEG utilizando uma ferramenta como o JPEGmini ou o Kraken.io, que pode reduzir o tamanho do ficheiro sem perder demasiada qualidade.
Para reduzir o tamanho de um ficheiro PDF a enviar por correio electrónico, também pode utilizar uma ferramenta ou software de compressão, como o Adobe Acrobat ou o SmallPDF. Estas ferramentas permitem-lhe comprimir o tamanho do ficheiro reduzindo a qualidade da imagem, removendo elementos desnecessários ou optimizando o ficheiro para utilização na Web ou por correio electrónico. Também pode tentar dividir o ficheiro PDF em ficheiros mais pequenos ou convertê-lo para um formato diferente, como um documento Word ou Excel, que pode ser mais fácil de manusear e partilhar.
Para reduzir o tamanho de um ficheiro PDF no Adobe Reader, pode utilizar a funcionalidade “Guardar como” e escolher a opção “PDF de tamanho reduzido”. Isto irá comprimir o ficheiro e reduzir o seu tamanho sem afectar significativamente a qualidade do documento. Também pode tentar remover qualquer conteúdo desnecessário, como imagens ou páginas, para reduzir ainda mais o tamanho do ficheiro.
Existem vários programas fiáveis disponíveis para comprimir ficheiros PDF, incluindo o Adobe Acrobat, o Nitro Pro e o Foxit PhantomPDF. Em última análise, o melhor programa para comprimir ficheiros PDF dependerá das suas necessidades e preferências específicas. Recomenda-se que experimente diferentes programas e compare as suas características e desempenho antes de tomar uma decisão.
Para usar o WinRAR para compactar arquivos, siga estas etapas:
1. Instale o WinRAR no seu computador.
2. Selecione o arquivo ou pasta que deseja compactar.
3. Clique com o botão direito do rato no ficheiro ou pasta e seleccione “Add to archive” (Adicionar ao arquivo) no menu de contexto do WinRAR.
Na janela “Nome e parâmetros do arquivo”, seleccione o método de compressão que pretende utilizar e defina quaisquer outras opções necessárias, como a encriptação ou a divisão do arquivo em vários ficheiros.
5. Clique em “OK” para iniciar o processo de compressão.
6. Aguarde que o WinRAR comprima o ficheiro ou a pasta. O tempo necessário dependerá do tamanho do ficheiro e do método de compressão escolhido.
7. Quando o processo de compressão estiver concluído, terá um novo ficheiro compactado no mesmo local que o ficheiro ou pasta original.