Se alguma vez se deparou com a mensagem “Reiniciar e Seleccionar o Dispositivo de Arranque Apropriado ou Inserir o Suporte de Arranque no Dispositivo de Arranque Seleccionado e Premir uma Tecla”, então sabe como pode ser frustrante ver o seu computador não arrancar correctamente. Esta mensagem aparece frequentemente quando o computador está a tentar arrancar a partir de um dispositivo que não o disco rígido principal. Pode ser um CD/DVD, uma unidade USB ou até mesmo um disco rígido externo. Quando isto acontece, é necessário seleccionar o dispositivo de arranque adequado ou inserir o suporte de arranque para continuar.
Uma das razões pelas quais esta mensagem de erro aparece é o facto de a ordem de prioridade de arranque ter sido alterada intencional ou acidentalmente. Para configurar o arranque, é necessário aceder ao utilitário de configuração da BIOS, que é um programa integrado na placa-mãe do computador. Para aceder a ele, é necessário premir uma tecla específica durante o processo de arranque. Esta tecla varia consoante o fabricante do computador, mas é frequentemente F2, F10 ou Delete. Depois de aceder ao utilitário de configuração da BIOS, navegue até ao menu de arranque e altere a ordem de prioridade de arranque para garantir que o disco rígido principal é o primeiro dispositivo da lista.
No Windows 7, o explorador de ficheiros é conhecido como Windows Explorer. Para o abrir, pode clicar no ícone do Windows Explorer na barra de tarefas ou premir a tecla Windows e E no teclado. Uma vez aberto, pode navegar pelos seus ficheiros e pastas, criar novos ficheiros, apagar, copiar e colar ficheiros, entre outras tarefas.
Para aceder à pasta do menu Iniciar, é necessário navegar para o seguinte directório: C:ProgramaDataMicrosoftWindowsMenu Iniciar. Aqui encontrará todos os atalhos que aparecem no menu Iniciar, incluindo os das aplicações instaladas e das definições do sistema. Pode adicionar novos itens ao menu Iniciar criando atalhos e colocando-os nesta pasta.
Para arrancar com o PC ligado, pode premir o botão de reinicialização na caixa do computador ou manter premido o botão de alimentação até o computador se desligar completamente. Pode então premir novamente o botão de alimentação para iniciar o computador.
Para colocar o explorador de ficheiros no menu Iniciar, tem de clicar com o botão direito do rato na barra de tarefas e seleccionar Propriedades. Na janela Propriedades da barra de tarefas e do menu Iniciar, clique no separador Menu Iniciar e, em seguida, clique em Personalizar. Aqui pode personalizar os itens que aparecem no menu Iniciar, incluindo adicionar ou remover atalhos. Para adicionar o atalho do explorador de ficheiros, desloque-se para o fundo da lista e assinale a caixa junto a “Windows Explorer”. Clique em OK para guardar as alterações.
Em conclusão, “Reiniciar e seleccionar o dispositivo de arranque adequado ou inserir o suporte de arranque no dispositivo de arranque seleccionado e premir uma tecla” é uma mensagem de erro que aparece quando o computador está a tentar arrancar a partir de um dispositivo diferente do disco rígido principal. Para configurar o arranque, é necessário aceder ao utilitário de configuração da BIOS e alterar a ordem de prioridade de arranque. No Windows 7, pode abrir o explorador de ficheiros clicando no ícone do Windows Explorer na barra de tarefas ou premindo a tecla Windows e E. Para aceder à pasta do menu Iniciar, navegue para C:ProgramDataMicrosoftWindowsStart Menu. Pode arrancar com o PC ligado, premindo o botão de reinicialização na caixa do computador ou mantendo premido o botão de alimentação até o computador se desligar completamente. Para colocar o explorador de ficheiros no menu Iniciar, clique com o botão direito do rato na barra de tarefas, seleccione Propriedades e, em seguida, personalize os itens do menu Iniciar.
Para impedir que um programa seja iniciado quando o Windows 7 arranca, pode utilizar a ferramenta de Configuração do Sistema. Aqui estão os passos:
1. Pressione a tecla Windows e digite “msconfig” na caixa de pesquisa.
2. Abra a ferramenta de configuração do sistema a partir dos resultados da pesquisa.
3. clique no separador “Arranque”.
Desmarque a caixa junto ao programa que não pretende iniciar com o Windows 7.
5. Clique em “Aplicar” e depois em “OK”.
6. Reinicie o seu computador para que as alterações tenham efeito.
Depois de seguir estes passos, o programa já não deve iniciar automaticamente quando arranca o computador com o Windows 7.
Para resolver o problema de reparação automática, pode tentar arrancar o seu computador a partir de um suporte de instalação do Windows e, em seguida, seleccionar a opção “Reparar o seu computador”. A partir daí, pode tentar executar a ferramenta de reparação automática ou aceder a outras opções, como o Restauro do Sistema ou a Linha de Comandos, para resolver o problema. Além disso, poderá ser necessário verificar as definições da BIOS para garantir que está a ser seleccionado o dispositivo de arranque correcto.
Para tirar o computador do modo gerido, pode tentar desactivar a funcionalidade do modo gerido nas definições da BIOS do computador. As etapas exatas podem variar de acordo com a marca e o modelo do computador, mas normalmente é possível acessar as configurações do BIOS pressionando uma tecla (como F2 ou Del) durante a inicialização. Uma vez nas definições da BIOS, procure uma opção relacionada com o modo gerido ou a gestão remota e desactive-a se estiver activada. Salve e saia das configurações do BIOS, e seu computador não deverá mais estar no modo gerenciado.