O EPS (Encapsulated PostScript) é um formato de ficheiro normalmente utilizado na indústria do design gráfico. Foi criado pela Adobe Systems na década de 1980 como uma forma padrão de transferir imagens vectoriais entre diferentes programas e sistemas operativos. Os ficheiros EPS são normalmente utilizados para logótipos, ilustrações e outros tipos de trabalhos artísticos que requerem gráficos escaláveis e de elevada qualidade.
Os ficheiros EPS são únicos na medida em que são um formato de ficheiro autónomo, o que significa que toda a informação necessária para reproduzir a imagem está incluída no próprio ficheiro. Isto inclui não só os dados vectoriais que definem as formas e linhas da imagem, mas também quaisquer tipos de letra incorporados ou perfis de cor que sejam utilizados. Isto torna os ficheiros EPS ideais para utilização em impressão e publicação, uma vez que podem ser facilmente manipulados e redimensionados sem perda de qualidade.
Para abrir um ficheiro EPS gratuito, é necessário um programa que seja capaz de ler o formato de ficheiro EPS. Muitos programas de edição de imagem populares, como o Adobe Photoshop e o Illustrator, são capazes de abrir ficheiros EPS. Se não tiver acesso a estes programas, existem também alternativas gratuitas, como o GIMP e o Inkscape, que podem abrir ficheiros EPS.
Se precisar de abrir um ficheiro EPS online, existem também vários sítios Web que oferecem este serviço. Basta carregar o ficheiro EPS para o site e este será convertido para um formato de imagem mais comum, como JPEG ou PNG, que pode ser visualizado no browser da Web. Alguns visualizadores de ficheiros EPS online populares incluem o EPSViewer.org e o CloudConvert.com.
Para extrair ficheiros EPS, pode utilizar um programa como o WinZip ou o 7-Zip para abrir o ficheiro e extrair o ficheiro EPS a partir do mesmo. Em alternativa, se tiver acesso ao Adobe Illustrator ou a outro programa de gráficos vectoriais, pode abrir o ficheiro EPS directamente e guardá-lo como um novo ficheiro no formato pretendido.
Para abrir um ficheiro EPS no Illustrator, basta seleccionar Ficheiro > Abrir no menu e seleccionar o ficheiro EPS que pretende abrir. Uma vez aberto, pode editar o ficheiro como faria com qualquer outra imagem vectorial. Se necessitar de importar um ficheiro EPS para o PowerPoint, pode fazê-lo seleccionando Inserir > Imagem no menu e seleccionando o ficheiro EPS dos seus ficheiros ou pastas.
Em conclusão, os ficheiros EPS são um formato de ficheiro versátil e muito utilizado na indústria do design gráfico. São ideais para criar gráficos de alta qualidade e escaláveis que podem ser facilmente manipulados e editados. Quer necessite de abrir um ficheiro EPS gratuitamente, extraí-lo de um arquivo ou importá-lo para um programa específico, existem muitas opções disponíveis para o ajudar a realizar o trabalho.
Para guardar um ficheiro EPS no Illustrator, pode ir a Ficheiro > Guardar como e escolher o formato EPS no menu pendente. Em seguida, seleccione as opções adequadas para o ficheiro EPS, como o formato de pré-visualização e a codificação. Por fim, clique em Guardar para guardar o ficheiro EPS.
Existem vários programas que podem abrir ficheiros vectoriais, incluindo o Adobe Illustrator, o CorelDRAW, o Inkscape e o Sketch.
Para converter um ficheiro EPS em PSD, pode utilizar o Adobe Photoshop. Abra o ficheiro EPS no Photoshop e seleccione “Ficheiro” > “Guardar como”. Na caixa de diálogo para guardar, escolha “Photoshop EPS” como formato e clique em “Guardar”. Em seguida, feche o ficheiro EPS original e abra o ficheiro EPS recentemente guardado no Photoshop. A partir daí, pode escolher “Ficheiro” > “Guardar como” novamente e seleccionar “Photoshop” como o formato para o guardar como um ficheiro PSD.