Os ficheiros EML são um tipo de ficheiro utilizado para mensagens de correio electrónico. O acrónimo significa “Electronic Mail” e o formato de ficheiro é utilizado por clientes de e-mail como o Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird e Apple Mail. Os ficheiros EML contêm o conteúdo e os metadados de uma mensagem de correio electrónico, incluindo os endereços de correio electrónico do remetente e do destinatário, o assunto do correio electrónico e o corpo do correio electrónico. Normalmente, também incluem quaisquer anexos que tenham sido incluídos no e-mail.
A criação de um ficheiro EML é relativamente simples. Se estiver a utilizar um cliente de correio electrónico que suporte o formato de ficheiro, pode simplesmente compor uma nova mensagem de correio electrónico e guardá-la como um ficheiro EML. A maioria dos clientes de e-mail tem uma opção “Guardar como” quando compõe um novo e-mail e pode seleccionar “EML” como formato de ficheiro. Isto criará um ficheiro com uma extensão .eml que pode depois guardar no seu computador.
No que diz respeito à abertura de ficheiros EML, o processo pode variar consoante o cliente de e-mail que estiver a utilizar. Se estiver usando o Thunderbird, por exemplo, basta arrastar e soltar o arquivo EML na janela do Thunderbird e ele será aberto automaticamente como uma nova mensagem. Se estiver a utilizar o Windows 10, também pode abrir ficheiros EML utilizando a aplicação Mail integrada. Basta clicar duas vezes no arquivo EML e ele será aberto no aplicativo Mail.
Se precisar de abrir um ficheiro anexo que esteja incluído num ficheiro EML, o processo é geralmente o mesmo que abrir qualquer outro anexo. Basta fazer duplo clique no anexo e este será aberto no programa associado a esse tipo de ficheiro. Por exemplo, se o anexo for um ficheiro PDF, será aberto no Adobe Acrobat ou noutro leitor de PDF.
Em conclusão, os ficheiros EML são um formato de ficheiro comum utilizado para mensagens de correio electrónico. Contêm o conteúdo e os metadados de uma mensagem de correio electrónico e podem ser gerados pela maioria dos clientes de correio electrónico. A abertura de ficheiros EML pode variar consoante o cliente de correio electrónico utilizado, mas é geralmente um processo simples. E quando se trata de abrir anexos incluídos em ficheiros EML, pode simplesmente fazer duplo clique no anexo para o abrir no programa apropriado.
Para importar ficheiros PST para o Thunderbird, é necessário convertê-los primeiro para o formato EML. Assim que tiver os ficheiros EML, pode importá-los para o Thunderbird indo ao menu “Ficheiro”, seleccionando “Importar” e escolhendo “Importar tudo” ou “Importar ficheiro EML”. Em seguida, navegue até ao local onde os ficheiros EML estão armazenados e seleccione os que pretende importar. O Thunderbird irá então importar os ficheiros EML, incluindo quaisquer anexos e outros dados, para a sua caixa de correio.
Para abrir um ficheiro EML num PC, pode utilizar um cliente de e-mail como o Microsoft Outlook, o Windows Mail ou o Mozilla Thunderbird. Em alternativa, pode utilizar um editor de texto como o Notepad ou o WordPad. Outra opção é utilizar um visualizador EML online ou uma ferramenta de conversão.
Um ficheiro anexo é um ficheiro que é anexado a uma mensagem de e-mail. Pode ser um documento, uma imagem, um ficheiro de áudio, um vídeo ou qualquer outro tipo de ficheiro que possa ser anexado a um e-mail. Quando o e-mail é enviado, o ficheiro anexo é enviado juntamente com ele e o destinatário pode descarregar e ver/abrir o ficheiro anexo.