Um ficheiro BAK é um ficheiro de cópia de segurança criado por várias aplicações de software, incluindo software de desenho assistido por computador (CAD), sistemas de gestão de bases de dados (DBMS) e outros programas. A extensão de arquivo .bak geralmente denota um arquivo de backup, que armazena uma cópia dos dados, definições e configurações do arquivo original. Os ficheiros BAK são cruciais para recuperar dados perdidos ou corrompidos, transferir dados entre sistemas e arquivar ficheiros importantes.
Recuperação de um ficheiro BAK a partir de CAD:
Se estiver a trabalhar com software CAD, como o AutoCAD, poderá encontrar um ficheiro BAK ao trabalhar num ficheiro de desenho. O AutoCAD cria automaticamente um arquivo BAK quando você salva ou fecha um desenho, que pode ser usado para recuperar dados perdidos ou danificados. Para recuperar um ficheiro BAK no AutoCAD, pode renomear a extensão do ficheiro de .bak para .dwg, o que lhe permitirá abrir o ficheiro de cópia de segurança no AutoCAD. Em alternativa, pode utilizar o comando “RECOVER” no AutoCAD para abrir o ficheiro de desenho e seleccionar o ficheiro BAK como fonte de cópia de segurança.
Transformando BAK em PDF:
A conversão de um arquivo BAK para um formato PDF pode ser útil quando você precisa compartilhar um arquivo de backup com alguém que não tem acesso ao aplicativo de software original. Para converter um ficheiro BAK em PDF, pode utilizar uma ferramenta de conversão de ficheiros, como o Adobe Acrobat, ou serviços de conversão de ficheiros online. Basta carregar o ficheiro BAK para a ferramenta de conversão, seleccionar PDF como formato de saída e clicar no botão “Converter” para transformar o ficheiro.
Conversão de um ficheiro BAK para DWG:
A conversão de um ficheiro BAK para o formato DWG é necessária quando se pretende editar ou modificar um ficheiro de desenho CAD. Para converter um ficheiro BAK para o formato DWG, pode utilizar o comando “RECOVER” no AutoCAD ou noutras aplicações de software CAD, como o SolidWorks ou o SketchUp. O processo de recuperação irá recriar o ficheiro de desenho original a partir do ficheiro de cópia de segurança, que pode então ser guardado como um formato de ficheiro DWG.
Abrir um ficheiro de cópia de segurança do SQL Server:
Um ficheiro de cópia de segurança do SQL Server é um ficheiro BAK criado pelo Microsoft SQL Server, que é utilizado para fazer cópias de segurança e restaurar bases de dados. Para abrir um ficheiro de cópia de segurança do SQL Server, é necessário utilizar o SQL Server Management Studio ou outras ferramentas de gestão de bases de dados, como o SQL Backup Master ou o RedGate SQL Backup. Depois de ter o ficheiro de cópia de segurança do SQL Server, pode restaurar a base de dados para o seu estado original ou transferir os dados para outro servidor.
Abertura do programa DWG:
Para abrir um programa DWG, é necessário ter um software de desenho assistido por computador instalado no seu computador, como o AutoCAD, SolidWorks ou SketchUp. Depois de ter o software instalado, pode abrir o programa e começar a trabalhar nos seus ficheiros de desenho. Os ficheiros DWG são o formato de ficheiro padrão do software CAD e são utilizados para armazenar desenhos, modelos e projectos em 2D e 3D.
Em conclusão, compreender o que é um ficheiro BAK e como recuperá-lo, convertê-lo e abri-lo pode ser útil para vários fins, como a recuperação de dados, a partilha de ficheiros e a gestão de bases de dados. Quer esteja a trabalhar com software CAD, SQL Server ou outras aplicações que criam ficheiros BAK, saber como lidar com eles pode poupar-lhe tempo e esforço a longo prazo.
Para recuperar um projecto no Promob, pode tentar localizar um ficheiro de cópia de segurança com uma extensão .BAK. Estes ficheiros de cópia de segurança são criados automaticamente pelo Promob e podem ser encontrados na mesma pasta que o ficheiro original do projecto. Para recuperar o projecto, é necessário renomear o ficheiro .BAK, removendo a extensão .BAK e substituindo-a por .PRJ. Em seguida, pode abrir o projecto recuperado no Promob. Se não houver nenhum ficheiro .BAK disponível, infelizmente, pode não ser possível recuperar o projecto.
Para recuperar um desenho no Autodesk, pode utilizar o ficheiro .bak que foi criado automaticamente quando o desenho original foi guardado pela última vez. Para o fazer, pode seguir os seguintes passos:
1. Navegar até a pasta onde o desenho original foi salvo.
2. Procurar um ficheiro com o mesmo nome que o desenho original, mas com uma extensão .bak.
3. altere a extensão do ficheiro .bak para .dwg.
4. abra o arquivo .dwg recuperado no Autodesk.
Se o ficheiro .bak não estiver disponível ou não funcionar, pode também tentar utilizar o comando “Recover” no Autodesk para tentar reparar e abrir o ficheiro de desenho danificado.
Para encontrar uma cópia de segurança do AutoCAD, pode procurar ficheiros com a extensão .bak no seu computador. O AutoCAD cria automaticamente ficheiros de backup com esta extensão sempre que guarda um desenho. Também pode verificar a pasta de cópia de segurança do AutoCAD, que normalmente está localizada no mesmo directório do ficheiro original. Se ainda assim não conseguir encontrar o ficheiro de cópia de segurança, pode tentar utilizar a funcionalidade “Recuperar” do AutoCAD, que lhe permite recuperar e restaurar um desenho a partir de um ficheiro de cópia de segurança.