Na actual era digital, as compras tornaram-se mais acessíveis e convenientes, graças à evolução do comércio electrónico. E-commerce, que significa comércio electrónico, refere-se a qualquer tipo de transacção comercial realizada electronicamente na Internet. Revolucionou a forma como as pessoas compram e vendem bens e serviços, permitindo que as empresas cheguem a um público mais vasto e que os clientes façam compras no conforto das suas casas. No entanto, com o surgimento de novas tecnologias e a alteração dos comportamentos dos consumidores, o comércio electrónico deixou de ser a única forma de comércio disponível. Um dos novos tipos de comércio que surgiram nos últimos anos é o T-commerce.
O T-commerce, que significa “television commerce” (comércio televisivo), é uma forma de comércio que permite aos consumidores fazerem compras directamente a partir dos seus ecrãs de televisão. Trata-se de um subconjunto do comércio electrónico que utiliza a televisão interactiva, permitindo aos telespectadores comprar produtos e serviços sem terem de sair do conforto da sua sala de estar. O comércio electrónico utiliza várias tecnologias, como a televisão interactiva, os televisores inteligentes e os segundos ecrãs, para permitir que os telespectadores pesquisem e comprem produtos enquanto vêem os seus programas de televisão favoritos.
Outro tipo de comércio que surgiu nos últimos anos é o comércio alternativo. O comércio alternativo refere-se a formas alternativas de comércio, como o comércio social, o comércio móvel e o comércio por voz. O comércio social envolve a utilização de plataformas de redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o Twitter, para comprar e vender produtos. O comércio móvel, por outro lado, refere-se à utilização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para realizar transacções comerciais. Por último, o comércio por voz é uma forma de comércio que utiliza assistentes activados por voz, como o Alexa da Amazon e o Google Home, para efectuar compras.
O comércio eletrônico, o T-commerce, o Alt-commerce e outras formas de comércio revolucionaram a maneira como as pessoas fazem compras e realizam negócios. No Brasil, o comércio electrónico tem vindo a crescer de forma constante, tendo o país se tornado um dos maiores mercados de comércio electrónico do mundo. Existem vários tipos de comércio electrónico no Brasil, incluindo B2B (business-to-business), B2C (business-to-consumer) e C2C (consumer-to-consumer). O comércio electrónico B2B envolve transacções comerciais entre empresas, enquanto o comércio electrónico B2C envolve transacções entre empresas e consumidores. O comércio electrónico C2C envolve transacções entre consumidores.
Alguns dos sítios de comércio electrónico mais populares no Brasil são o Mercado Livre e a Americanas.com. O Mercado Livre é um popular mercado on-line que permite aos consumidores comprar e vender produtos e serviços. Opera em vários países da América Latina, incluindo Brasil, Argentina e México. A Americanas.com é outro site de comércio electrónico popular no Brasil que vende uma vasta gama de produtos, incluindo electrónica, electrodomésticos e produtos de beleza.
Em conclusão, o T-commerce surgiu como uma nova forma de comércio que permite aos consumidores fazer compras directamente a partir dos seus ecrãs de televisão. Trata-se de um subconjunto do comércio electrónico que utiliza a televisão interactiva para permitir que os telespectadores comprem produtos enquanto vêem os seus programas de televisão favoritos. O comércio alternativo, por outro lado, refere-se a formas alternativas de comércio, como o comércio social, o comércio móvel e o comércio por voz. O comércio electrónico, o comércio virtual, o comércio alternativo e outras formas de comércio revolucionaram a forma como as pessoas fazem compras e conduzem os negócios, tornando mais fácil e mais conveniente para os consumidores a compra de produtos e serviços.