O protocolo de multiplexador de adaptador de rede é uma tecnologia utilizada para combinar vários adaptadores de rede num único adaptador lógico. Essa tecnologia ajuda a aumentar a largura de banda da rede, melhorar o desempenho da rede e fornecer redundância em caso de falha do adaptador de rede. É normalmente utilizada em centros de dados, quintas de servidores e outros ambientes de computação de elevado desempenho.
Para actualizar os controladores ethernet, é necessário transferir o controlador mais recente a partir do sítio Web do fabricante. Depois de ter descarregado o controlador, pode instalá-lo fazendo duplo clique no ficheiro descarregado e seguindo o assistente de instalação. Em alternativa, pode utilizar o Gestor de Dispositivos do Windows para actualizar o controlador. Para tal, clique com o botão direito do rato no adaptador de rede no Gestor de Dispositivos, seleccione “Actualizar controlador” e siga as instruções.
Depois de instalar um novo controlador, poderá ser necessário desactivar a placa de rede antiga na BIOS para evitar conflitos. Para o fazer, reinicie o computador e aceda ao utilitário de configuração da BIOS. Procure a opção para desactivar a placa de rede, que pode estar localizada em “Integrated Peripherals” (Periféricos integrados) ou num título semelhante. Depois de ter desactivado a placa de rede antiga, guarde as alterações e saia da BIOS.
Para verificar se a placa de rede está a funcionar, pode utilizar o Gestor de Dispositivos do Windows. Procure o adaptador de rede no Gestor de Dispositivos e certifique-se de que não existem símbolos de aviso ou mensagens de erro. Também pode utilizar a linha de comandos para testar a ligação de rede, fazendo ping a outro dispositivo na rede. Para o fazer, abra a linha de comandos e escreva “ping [endereço IP]”, substituindo [endereço IP] pelo endereço IP do dispositivo que pretende testar.
Para definir o gateway predefinido num computador através da linha de comandos, pode utilizar o comando “route”. Abra o prompt de comando e digite “route add [endereço IP] mask [máscara de sub-rede] [endereço IP do gateway]”, substituindo [endereço IP], [máscara de sub-rede] e [endereço IP do gateway] pelos valores apropriados para sua rede. Isso adicionará uma rota para a rede especificada com o gateway padrão especificado.
Em conclusão, o protocolo multiplexador de adaptador de rede é uma tecnologia útil para melhorar o desempenho da rede e fornecer redundância em ambientes de computação de alto desempenho. Actualizar controladores ethernet, instalar controladores, desactivar placas de rede na BIOS, testar ligações de rede e definir gateways predefinidos através da linha de comandos são tarefas essenciais para gerir adaptadores de rede. Ao compreender estas tarefas, pode garantir que os adaptadores de rede estão a funcionar correctamente e que a sua rede tem um desempenho óptimo.
O comando que pode ser usado para descobrir a configuração da placa de rede do computador é “ipconfig” no Windows ou “ifconfig” no Linux ou macOS.
Para encontrar o adaptador de rede no Windows 7, pode seguir estes passos:
1. clicar no botão Iniciar e depois clicar em Painel de Controlo.
2. no Painel de Controlo, clique em Centro de Rede e Partilha.
3. Clique em Alterar definições do adaptador no lado esquerdo do ecrã.
4. Os seus adaptadores de rede serão listados aqui. Procure aquele que deseja encontrar.
5. Se precisar de mais informações sobre o adaptador, pode clicar com o botão direito do rato sobre ele e seleccionar Propriedades.
A pilha de rede na BIOS é um conjunto de protocolos e software que permite que o adaptador de rede de um computador comunique com outros dispositivos numa rede. Ela é responsável por gerenciar a comunicação de rede entre o computador e outros dispositivos, e inclui protocolos como TCP/IP, DNS e DHCP. A pilha de rede é normalmente incluída no firmware da BIOS de um computador e pode ser configurada e gerida através das definições da BIOS do computador.