Hostname é um nome exclusivo dado a um dispositivo em uma rede para identificá-lo. No caso de um router, o nome de anfitrião é o nome atribuído ao dispositivo pelo fabricante, que pode ser alterado pelo utilizador. Este nome é utilizado para aceder às definições de configuração do router e gerir a sua rede. O nome do anfitrião é também utilizado para identificar o router na rede e distingui-lo de outros dispositivos.
Para descobrir o nome do anfitrião de um router a partir do CMD, pode utilizar o comando “ping” seguido do endereço IP do router. Quando tiver o endereço IP, abra o Prompt de Comando e digite “ping -a IP address” (sem as aspas) e pressione enter. Isto irá mostrar o nome do anfitrião do router juntamente com o seu endereço IP.
Então, qual o IP que deve ser utilizado para aceder às definições de configuração do router? A resposta é o endereço IP predefinido do router, que normalmente está impresso no dispositivo ou é fornecido no manual do utilizador. Por exemplo, o número de IP predefinido de um router TP-Link é normalmente 192.168.0.1 ou 192.168.1.1. Para aceder ao IP do router, abra um browser da Web, escreva o endereço IP predefinido na barra de endereços e prima enter. Isto levá-lo-á à página de início de sessão do router, onde pode introduzir o nome de utilizador e a palavra-passe para aceder às definições de configuração.
Se quiser saber todos os IPs que estão na sua rede, pode usar o comando “arp” no CMD. Este comando apresenta uma lista de todos os dispositivos ligados à sua rede, juntamente com os respectivos endereços IP e MAC. Para usar este comando, abra o prompt de comando e digite “arp -a” (sem as aspas) e pressione enter.
Em conclusão, o nome de anfitrião de um router é um nome único que identifica o dispositivo numa rede. É utilizado para aceder às definições de configuração do router e distingui-lo de outros dispositivos. Para descobrir o nome do anfitrião a partir do CMD, utilize o comando “ping” seguido do endereço IP do router. Utilize o endereço IP predefinido para aceder às definições de configuração do router e utilize o comando “arp” no CMD para conhecer todos os IPs que se encontram na sua rede.
IP significa Internet Protocol, que é um conjunto de regras que regem a forma como os dados são transmitidos pela Internet. Um endereço IP é um identificador numérico exclusivo atribuído a cada dispositivo ligado à Internet que utiliza o Protocolo de Internet para comunicar. Permite que os dispositivos comuniquem entre si e enviem e recebam pacotes de dados através de uma rede.
Para determinar se um endereço IP é interno ou externo, pode verificar as duas primeiras partes (octetos) do endereço IP. Se eles estiverem dentro do intervalo de 10.0.0.0 a 10.255.255.255, 172.16.0.0 a 172.31.255.255 ou 192.168.0.0 a 192.168.255.255, então é um endereço interno. Se ele estiver fora desses intervalos, então é um endereço externo.
O IP dinâmico é um tipo de endereço IP que é atribuído temporariamente pelo provedor de serviços de Internet (ISP) a um dispositivo conectado à Internet. Este endereço IP pode mudar periodicamente, dependendo das definições de rede do ISP e da duração da ligação. Os endereços IP dinâmicos são normalmente utilizados por utilizadores domésticos e pequenas empresas, uma vez que são mais económicos do que os endereços IP estáticos, que são atribuídos permanentemente e exigem taxas adicionais.