O Gestor de Tarefas do Windows 7 é um utilitário de sistema concebido para monitorizar e gerir os processos e aplicações em execução no computador. Fornece aos utilizadores informações em tempo real sobre o desempenho do computador, incluindo a utilização da CPU e da memória, e permite-lhes terminar ou iniciar processos conforme necessário. O Gestor de Tarefas pode ser iniciado premindo Ctrl+Shift+Esc ou clicando com o botão direito do rato na barra de tarefas e seleccionando “Gestor de Tarefas” no menu.
Então, como activar o gestor de tarefas desactivado pelo administrador? Se o Gestor de Tarefas tiver sido desactivado pelo administrador, pode activá-lo novamente modificando o registo. Para o fazer, prima a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar, escreva “regedit” e prima Enter. Quando estiver no editor de registo, navegue até HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionPoliciesSystem. Procure uma chave chamada “DisableTaskMgr” e faça duplo clique na mesma. Altere o valor de 1 para 0 e, em seguida, clique em OK. O Gestor de Tarefas deve agora estar activado.
Se precisar de abrir o explorador de ficheiros a partir do CMD, pode fazê-lo escrevendo “explorer” e carregando em Enter. Isso abrirá o explorador de arquivos e permitirá que você navegue pelos seus arquivos e pastas.
Para abrir o Gestor de Tarefas no Windows 11, pode premir Ctrl+Shift+Esc ou clicar com o botão direito do rato na barra de tarefas e seleccionar “Gestor de Tarefas” no menu de contexto. O Gestor de Tarefas do Windows 11 é semelhante ao do Windows 7, mas com um design mais moderno e algumas funcionalidades adicionais.
A barra de tarefas está localizada na parte inferior do ambiente de trabalho do Windows e apresenta as aplicações abertas e os ícones do sistema. Também fornece acesso rápido a aplicações frequentemente utilizadas e permite-lhe alternar entre janelas abertas.
A folha verde no Gestor de Tarefas indica que um processo está a ser executado com baixa prioridade. Isto significa que está a utilizar menos recursos da CPU e da memória em comparação com outros processos e que é menos provável que afecte o desempenho do computador.
Em conclusão, o Gestor de Tarefas do Windows 7 é uma ferramenta poderosa que lhe permite monitorizar e gerir os processos e aplicações em execução no seu computador. Quer seja necessário activar um Gestor de Tarefas desactivado, abrir o explorador de ficheiros a partir do CMD ou aceder ao Gestor de Tarefas no Windows 11, estas sugestões devem ajudá-lo a começar. Lembre-se de usar o Gerenciador de Tarefas com sabedoria e encerrar apenas os processos que você tem certeza de que não precisa.
Para utilizar Ctrl+Alt+Del no teclado virtual, pode clicar no menu “Opções” na janela do teclado virtual e seleccionar “Enviar Ctrl+Alt+Del”. Em alternativa, pode utilizar o teclado no ecrã disponível no Windows 7, acedendo ao menu Iniciar, seleccionando “Todos os programas”, “Acessórios”, “Facilidade de acesso” e, finalmente, “Teclado no ecrã”. Quando o teclado no ecrã estiver aberto, pode premir Ctrl+Alt+Del clicando nas teclas “Ctrl”, “Alt” e “Del” no teclado no ecrã.
Para abrir o Gestor de Tarefas no Windows 7, pode clicar com o botão direito do rato na barra de tarefas e seleccionar “Iniciar Gestor de Tarefas” no menu, ou pode premir as teclas “Ctrl+Shift+Esc” no teclado.