O Disco D é uma partição criada num disco rígido para fornecer espaço de armazenamento adicional para ficheiros e aplicações. É uma unidade lógica separada da unidade principal, geralmente rotulada como Disco C. O Disco D pode ser criado durante a configuração inicial de um computador ou pode ser adicionado posteriormente como uma partição separada. Esta partição é normalmente utilizada para armazenar ficheiros pessoais, música, vídeos e outros documentos que não fazem parte do sistema operativo ou das aplicações instaladas.
Para encontrar o Disco D no seu computador, basta abrir o Explorador de Ficheiros e procurá-lo na secção Dispositivos e unidades. Normalmente está identificado como Disco Local (D:), com a letra D a representar a letra da unidade atribuída à partição. Se não conseguir localizá-la, pode consultar a ferramenta de gestão do disco no Painel de Controlo. Aqui, pode ver todas as partições do disco rígido e efectuar várias operações nas mesmas, tais como formatar, redimensionar e atribuir letras de unidade.
Para além do Disco D, existe também o disco CED (Compressed Enhanced D), que é um tipo de partição utilizado para fins de cópia de segurança e recuperação. É semelhante ao Disco D na medida em que fornece espaço de armazenamento adicional, mas tem a característica adicional de compressão. Isto significa que os ficheiros armazenados na unidade CED ocuparão menos espaço do que numa unidade normal. No entanto, isto tem o custo de velocidades de leitura e escrita mais lentas.
O disco rígido (HD) é um tipo de memória que armazena dados permanentemente, mesmo quando o computador está desligado. É o principal dispositivo de armazenamento de um computador e é utilizado para armazenar o sistema operativo, as aplicações instaladas e os ficheiros pessoais. Existem dois tipos principais de discos rígidos: HDD (unidade de disco rígido) e SSD (unidade de estado sólido). Os HDDs utilizam discos giratórios para armazenar dados, enquanto os SSDs utilizam memória flash. Os SSDs são mais rápidos e mais fiáveis do que os HDDs, mas também são mais caros.
Para libertar espaço em disco no seu computador, pode começar por eliminar ficheiros e programas desnecessários. Também pode utilizar ferramentas integradas como a Limpeza de disco e o Storage Sense para remover ficheiros temporários e outros ficheiros de sistema que estejam a ocupar espaço. Outra opção é mover ficheiros para um disco rígido externo ou para um serviço de armazenamento na nuvem, como o OneDrive ou o Google Drive. Isto irá libertar espaço no disco rígido do seu computador sem perder o acesso aos seus ficheiros.
Se pretender mover a pasta Documentos para uma localização diferente, pode fazê-lo seguindo estes passos:
1. Abra o Explorador de Arquivos e navegue até a pasta Documentos.
2. Clique com o botão direito do rato na pasta e seleccione Propriedades.
3. clique no separador Localização e, em seguida, clique no botão Mover.
Escolha um novo local para a pasta e, em seguida, clique no botão Selecionar pasta.
5. Clique em OK para guardar as alterações.
Em conclusão, o Disco D é uma partição separada num disco rígido que fornece espaço de armazenamento adicional para ficheiros e documentos pessoais. Pode ser encontrado no Explorador de Ficheiros ou na ferramenta de gestão do disco no Painel de Controlo. Para libertar espaço em disco, pode eliminar ficheiros e programas desnecessários, utilizar ferramentas integradas ou mover ficheiros para um disco rígido externo ou serviço de armazenamento na nuvem. Também é possível mover a pasta Documentos para um local diferente, seguindo alguns passos simples.
Para mover uma pasta de um local para outro no Disco D, pode seguir estes passos:
1. Abra o Disco D e navegue até a pasta que deseja mover.
2. Clique com o botão direito do rato na pasta e seleccione “Cortar” ou prima “Ctrl+X” no teclado.
3) Navegue até ao local para onde pretende mover a pasta.
4. Clique com o botão direito do rato num espaço vazio e seleccione “Colar” ou prima “Ctrl+V” no teclado.
5. A pasta será agora movida para a nova localização no Disco D.
Para descobrir o tamanho da unidade D: do seu computador usando o Prompt de Comando, você pode seguir os seguintes passos:
1. Abra o Prompt de Comando pressionando a tecla Windows + R e digitando “cmd” na caixa de diálogo Executar.
Na janela da linha de comandos, escreva “wmic diskdrive get size” e prima Enter.
Isto mostra o tamanho de todas as unidades de disco do seu computador em bytes. Para convertê-lo num formato mais legível, pode dividir o número por 1.073.741.824 (o número de bytes num gigabyte). Por exemplo, se o tamanho da unidade D: for apresentado como 500000000000 bytes, pode dividi-lo por 1.073.741.824 para obter 465,66 GB (arredondado a duas casas decimais).
Em alternativa, pode escrever “diskpart” na linha de comandos e premir Enter e, em seguida, escrever “list disk” para ver uma lista de todos os discos do computador e respectivos tamanhos.