O DDNS (Dynamic Domain Name System) é um serviço que permite aceder à rede do seu router utilizando um nome de domínio em vez de um endereço IP. É uma solução cómoda e prática para quem tem um endereço IP dinâmico que muda regularmente. Em vez de actualizar o endereço IP do seu router sempre que este muda, o serviço DDNS actualiza o endereço IP do nome de domínio, facilitando o acesso à sua rede a partir de qualquer parte do mundo.
Acessando seu roteador usando DDNS Para acessar seu roteador usando DDNS, é necessário criar uma conta em um provedor de DDNS, como o No-IP, DynDNS ou Intelbras DDNS. Após a criação da conta, é necessário configurar o roteador para utilizar o serviço DDNS. Este processo varia consoante o fabricante do router, mas normalmente é possível encontrar as definições de DDNS na secção WAN ou Internet da página de configuração do router. Terá de introduzir as informações da sua conta DDNS, como o seu nome de utilizador e palavra-passe, e o nome de domínio que escolheu.
Criar um DDNS
Se quiser criar o seu próprio DDNS, pode utilizar um software de servidor DNS, como o BIND ou o Simple DNS Plus. O processo envolve a configuração do software do servidor DNS em um computador da rede, a configuração do software para usar um endereço IP dinâmico e a configuração de um nome de domínio para apontar para o endereço IP do computador. Este processo requer um bom conhecimento de DNS e protocolos de rede, por isso não é recomendado para iniciantes.
Intelbras DDNS
Intelbras DDNS é um provedor de DDNS especializado em fornecer serviços para roteadores Intelbras. É um serviço gratuito que permite acessar seu roteador Intelbras remotamente utilizando um nome de domínio. Para utilizar o DDNS Intelbras, é necessário criar uma conta no site da Intelbras, configurar o roteador para utilizar o serviço e registrar um nome de domínio.
Configurando o DDNS no Tp-link Para configurar o DDNS em um roteador Tp-link, é necessário entrar na página de configuração do roteador e ir até a seção DDNS. É necessário introduzir as informações da sua conta DDNS, tais como o nome de utilizador e a palavra-passe, bem como o nome de domínio escolhido. Os routers Tp-link suportam uma série de fornecedores de DDNS, incluindo No-IP, DynDNS e TZO.
Testar o No-IP
Para testar o No-IP, pode utilizar o comando Ping para verificar se o seu nome de domínio está a ser resolvido para o endereço IP correcto. Abra um prompt de comando no seu computador e digite o seguinte comando: ping yourdomainname.no-ip.org. Substitua “yourdomainname” pelo nome de domínio que registou no No-IP. Se o comando Ping devolver o endereço IP correcto, isso significa que o seu serviço DDNS está a funcionar correctamente. Caso contrário, poderá ser necessário verificar a configuração do seu router ou contactar o seu fornecedor de DDNS para obter assistência.
Em conclusão, o DDNS é um serviço útil que lhe permite aceder ao seu router remotamente utilizando um nome de domínio em vez de um endereço IP. Quer esteja a utilizar um fornecedor de DDNS comercial ou a criar o seu próprio fornecedor, a configuração do DDNS envolve a configuração do router para utilizar o serviço e o registo de um nome de domínio. Com a configuração correcta, pode aceder ao seu router a partir de qualquer parte do mundo e gerir a sua rede com facilidade.
Se tiver configurado o serviço de DNS Dinâmico No-IP no seu router, pode verificar se está a funcionar acedendo ao seu nome de domínio a partir de uma rede ou localização diferente e verificando se resolve correctamente para o endereço IP do seu router. Também pode verificar o estado da sua conta No-IP e os ficheiros de registo do router para garantir que as actualizações estão a ser enviadas e recebidas com êxito.
Para aceder a um servidor externamente, primeiro tem de configurar o reencaminhamento de portas no seu router para encaminhar o tráfego de entrada numa porta específica para o endereço IP local do servidor. Em seguida, pode utilizar o endereço IP público do seu router para aceder ao servidor a partir do exterior da sua rede. Se o seu router tiver suporte para DNS dinâmico (DDNS), também pode utilizar um nome de domínio para aceder ao servidor em vez do endereço IP.
Para aceder ao DVR externamente, é necessário configurar o DDNS no seu router. O DDNS permite-lhe aceder a dispositivos na sua rede a partir de fora da sua rede doméstica, mapeando o endereço IP público do seu router para um nome de domínio. Terá de se inscrever num serviço DDNS e configurar o seu router para actualizar automaticamente o serviço DDNS com o seu endereço IP público. Depois, pode aceder ao seu DVR introduzindo o nome de domínio no seu navegador Web ou aplicação móvel.