As teclas de função são um conjunto de teclas encontradas na maioria dos teclados de computador que executam funções específicas. Essas teclas são rotuladas como F1, F2, F3, e assim por diante até F12. Estão geralmente localizadas na linha superior do teclado, mas a sua colocação pode variar consoante o design do teclado.
Cada tecla de função tem uma finalidade específica e a sua funcionalidade pode variar consoante o sistema operativo ou o software utilizado. Seguem-se algumas das funções mais comuns das teclas de função:
F2: Esta tecla é utilizada para mudar o nome de um ficheiro ou pasta seleccionada.
F4: Esta tecla permite abrir a barra de endereços do Windows Explorer ou do Internet Explorer.
F6: Esta tecla é utilizada para percorrer os elementos da janela actual.
F7: Esta tecla é utilizada para activar o corrector ortográfico em alguns programas.
F9: Esta tecla é utilizada para actualizar o documento em alguns programas.
F11: Esta tecla é utilizada para alternar o modo de ecrã inteiro em alguns programas.
F12: Esta tecla é utilizada para abrir a caixa de diálogo Guardar como em alguns programas.
Caps Lock é uma tecla que permite aos utilizadores escrever em letras maiúsculas. No entanto, por vezes a tecla Caps Lock pode ser invertida, o que pode ser frustrante para os utilizadores. Para resolver este problema, os utilizadores podem premir a tecla Shift cinco vezes em sucessão rápida para desligar a inversão do Caps Lock.
A luz do Caps Lock pode ser desligada desactivando a tecla Caps Lock no registo do Windows. Para tal, os utilizadores podem navegar para o editor de registo premindo a tecla Windows + R e escrevendo “regedit” na caixa de diálogo Executar. A partir daí, os utilizadores podem navegar para HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlKeyboard Layout e, em seguida, clicar com o botão direito do rato no painel direito para criar um novo Valor Binário. O novo valor deve ser denominado “Scancode Map” e os seus dados de valor devem ser definidos como “00000000000000000200000000003A00 00000000000000000000”.
Para saber se o Caps Lock está activado no Windows 10, os utilizadores podem ver a tecla Caps Lock no teclado. Se estiver acesa, o Caps Lock está activado. Além disso, alguns teclados podem ter uma luz indicadora de Caps Lock que se acenderá quando o Caps Lock estiver ativado.
A tecla Shift é outra tecla importante do teclado que é utilizada para colocar letras maiúsculas e aceder a caracteres alternativos no teclado. Quando a tecla Shift é premida, a saída do teclado é deslocada para um conjunto de caracteres diferente. Por exemplo, premir Shift + 1 produzirá um ponto de exclamação (!) em vez do número 1.
Para saber se o Caps Lock está activado num computador portátil, os utilizadores podem procurar uma luz indicadora de Caps Lock no teclado. Alguns computadores portáteis podem também apresentar uma notificação no ecrã quando o Caps Lock está activado.
A localização do sinal de “diferente” no teclado pode variar consoante a disposição do teclado. No entanto, se estiver a referir-se ao sinal de “diferente de” (≠), este está normalmente localizado na mesma tecla que o sinal de igual (=), mas é digitado mantendo premida a tecla Shift enquanto se prime a tecla.
A função da tecla Delete é remover os caracteres à direita do cursor, ou apagar ficheiros ou pastas seleccionados.
Alt, ou a tecla Alt, é uma tecla modificadora que se encontra nos teclados dos computadores. A sua função varia consoante o software ou a aplicação utilizada, mas, geralmente, é utilizada para aceder a caracteres especiais, atalhos e itens de menu. Em combinação com outras teclas, pode executar acções específicas, como redimensionar janelas ou fechar separadores. Em resumo, a função da tecla Alt é fornecer funcionalidade e controlo adicionais ao utilizador.