Compreender a ranhura SSD e perguntas relacionadas

O que é um slot de SSD?
Começando pela sigla, SSD significa “Solid State Drive” (“Disco de Estado Sólido”, em tradução livre), significando um disco que não possui partes móveis (daí o “sólido”).
Aprender mais sobre canaltech.com.br

Uma ranhura SSD é uma tomada ou interface numa placa-mãe ou numa placa de expansão concebida para acomodar uma unidade de estado sólido (SSD). Os SSDs são um tipo de dispositivo de armazenamento que usa memória flash para armazenar e acessar dados mais rapidamente do que as unidades de disco rígido tradicionais (HDDs). É possível encontrar uma ranhura para SSD numa variedade de dispositivos, incluindo computadores de secretária, computadores portáteis e consolas de jogos. A instalação de um SSD pode aumentar significativamente o desempenho do seu sistema, uma vez que permite um acesso mais rápido aos dados e velocidades de transferência.

As placas de expansão, por outro lado, são placas de circuito adicionais que podem ser adicionadas a um computador para proporcionar funcionalidades adicionais. Alguns tipos comuns de placas de expansão incluem placas de som, placas de rede e placas gráficas. As placas de som são utilizadas para melhorar a qualidade de áudio de um computador, enquanto as placas de rede permitem uma ligação mais rápida à Internet. As placas gráficas são utilizadas para melhorar o desempenho visual de um computador, facilitando a execução de aplicações e jogos com grande intensidade de gráficos.

A activação da ranhura PCI Express é normalmente efectuada através das definições da BIOS do computador. Para tal, é necessário reiniciar o computador e aceder às definições da BIOS premindo uma tecla específica durante o arranque (normalmente F2 ou Delete). Quando estiver nas definições da BIOS, navegue até ao separador “Advanced” (Avançado) e procure a opção “PCIe Configuration” (Configuração PCIe). A partir daí, pode seleccionar a opção “PCIe Slot Configuration” e activar a ranhura.

O PCI Express 3.0 x16 é um tipo de ranhura de expansão normalmente utilizado para placas gráficas. Fornece uma ligação de alta velocidade entre a placa gráfica e a placa-mãe, permitindo uma transferência de dados mais rápida e um melhor desempenho. Este tipo de ranhura encontra-se normalmente em placas-mãe mais recentes e é compatível com placas gráficas mais antigas que utilizam versões anteriores da norma PCIe.

Para determinar se uma placa de vídeo está queimada, é possível procurar sinais comuns de danos, como componentes enegrecidos ou derretidos, um cheiro forte de queimado ou uma falta total de energia. Também é possível tentar remover a placa de vídeo e testá-la em outro sistema para ver se ela funciona corretamente. Se suspeitar que a placa de vídeo está queimada, talvez seja melhor substituí-la completamente.

Limpar o slot PCI Express pode ajudar a garantir que ele permaneça em boas condições de funcionamento. Para limpar a ranhura, pode utilizar uma lata de ar comprimido para soprar qualquer pó ou detritos que se possam ter acumulado no interior. Faça-o com cuidado e evite tocar em qualquer componente com os dedos, pois isso pode causar danos. Também pode utilizar uma escova de cerdas macias para remover suavemente qualquer sujidade ou detritos persistentes que possam estar presos no interior da ranhura.

FAQ
O que é o PCI Express 40?

O PCI Express 4.0 (PCIe 4.0) é a versão mais recente da interface PCI Express, que é utilizada para ligar vários componentes dentro de um computador, tais como placas gráficas, placas de rede e unidades de armazenamento. A PCIe 4.0 oferece o dobro da largura de banda da PCIe 3.0, permitindo velocidades de transferência de dados mais rápidas entre dispositivos. Actualmente, é suportado pela última geração de CPUs e placas-mãe. Os SSDs que usam a interface PCIe 4.0 podem atingir velocidades de leitura e gravação ainda mais rápidas em comparação com os SSDs baseados em PCIe 3.0 ou SATA.

Quais são os tipos de ranhuras PCI Express Porque é que existem tantos?

Existem vários tipos de ranhuras PCI Express, incluindo x1, x4, x8 e x16. Os diferentes tipos significam o número de pistas que a ranhura tem disponíveis para transferência de dados. A razão para a variedade de ranhuras é acomodar diferentes dispositivos com diferentes requisitos de largura de banda. Por exemplo, uma placa gráfica topo de gama pode necessitar de uma ranhura x16 para lidar com a grande quantidade de dados que necessita de transferir, enquanto uma placa de som de gama inferior pode necessitar apenas de uma ranhura x1. Ter diferentes tipos de slots permite maior flexibilidade na escolha e uso de diferentes tipos de dispositivos PCIe.

O que é o barramento AGP?

O barramento AGP (Accelerated Graphics Port bus) era um tipo de slot de expansão usado em sistemas de computador mais antigos para conectar uma placa gráfica à placa-mãe. Foi concebido para fornecer taxas de transferência de dados mais rápidas entre a placa gráfica e a CPU do que o barramento PCI padrão. No entanto, foi maioritariamente eliminado em favor de interfaces mais recentes, como o PCIe (PCI Express).