Compreender a porta LDAP, as pastas partilhadas, a compressão diferencial remota e o Samba 4

Qual é a porta do LDAP?
Os números de porta padrão são os seguintes: Porta não-SSL do servidor LDAP: 389. Porta SSL do servidor LDAP: 636.
Aprender mais sobre publib.boulder.ibm.com

A porta LDAP ou Lightweight Directory Access Protocol é um protocolo padrão para aceder e manter serviços de informação de directórios distribuídos através de uma rede IP (Internet Protocol). O protocolo usa uma estrutura hierárquica em forma de árvore e suporta várias operações de diretório, como adicionar, modificar, excluir e pesquisar. A porta predefinida para o LDAP é a 389, enquanto a versão segura, LDAPS, utiliza a porta 636.

Para aceder a uma pasta partilhada na rede do Windows 10, tem de seguir estes passos. Primeiro, certifique-se de que a pasta é partilhada na rede, clicando com o botão direito do rato na pasta e seleccionando “Propriedades”. Em seguida, clique no separador “Partilha” e seleccione “Partilha avançada”. Marque a caixa “Partilhar esta pasta” e atribua um nome de partilha. Em seguida, vá para o computador a partir do qual pretende aceder à pasta partilhada e abra o Explorador de ficheiros. Escreva o caminho de rede da pasta partilhada na barra de endereço e prima Enter. Agora deve ser possível aceder à pasta partilhada.

A Compressão Diferencial Remota (RDC) é um protocolo utilizado para sincronizar ficheiros entre dois computadores, enviando apenas as alterações efectuadas nos ficheiros em vez do ficheiro completo. Isto reduz a quantidade de dados que têm de ser transferidos através da rede, tornando a sincronização de ficheiros mais rápida e eficiente. O RDC é utilizado em tecnologias como o Windows Server Update Services (WSUS) e o BranchCache.

O Samba 4 é um conjunto de software de código aberto que fornece serviços de ficheiros e de impressão para clientes Windows num servidor baseado em Linux ou Unix. O Samba 4 suporta o protocolo SMB/CIFS (Server Message Block/Common Internet File System), que permite aos clientes Windows aceder a ficheiros e impressoras no servidor. O Samba 4 também inclui um Controlador de Domínio Active Directory, que lhe permite funcionar como um controlador de domínio numa rede baseada em Windows.

O código fonte do servidor Samba pode ser descarregado a partir do sítio Web oficial do Samba (https://www.samba.org/). O site também fornece documentação e fóruns de suporte para utilizadores que necessitem de ajuda na instalação e configuração do servidor.

A utilização do Samba no Linux implica a instalação do pacote Samba e a sua configuração para fornecer serviços de ficheiros e de impressão a clientes Windows. Para instalar o Samba no Ubuntu, por exemplo, pode abrir o Terminal e digitar o comando “sudo apt-get install samba”. Uma vez instalado, pode configurar o Samba editando o ficheiro smb.conf, que contém as definições de configuração para o servidor. Você pode então adicionar usuários e compartilhamentos ao servidor para fornecer acesso a arquivos e impressoras para clientes Windows.

FAQ
De forma correspondente, como resolver problemas de partilha de rede?

Aqui estão alguns passos de resolução de problemas que pode seguir para resolver problemas de partilha de rede:

1. Verificar se a pasta partilhada é acessível a partir de outros computadores na rede.

2. Verificar se a ligação de rede é estável e fiável.

3. verificar se foram definidas as permissões correctas para a pasta partilhada.

4. verificar se as definições de descoberta de rede e de partilha de ficheiros estão activadas.

5. Desactivar temporariamente quaisquer firewalls ou software antivírus para verificar se estão a bloquear a ligação.

6. Reinicie o computador ou os dispositivos de rede e tente novamente.

7. Utilize a linha de comandos para fazer ping ao endereço IP do computador que partilha a pasta para garantir a conectividade da rede.

8. Verifique os registos de eventos no computador que partilha a pasta para detectar quaisquer erros ou avisos relacionados com a partilha de rede.

9. Tente aceder à pasta partilhada utilizando o endereço IP em vez do nome do computador.

10. Se tudo o resto falhar, considere a possibilidade de repor as definições de rede ou de contactar o administrador da rede para obter assistência.

Como posso obter acesso a uma pasta partilhada?

Para obter acesso a uma pasta partilhada, é necessário ter as permissões e credenciais adequadas. Também tem de saber a localização na rede da pasta partilhada e ter o caminho de rede para a pasta. Assim que tiver esta informação, pode ligar-se à pasta partilhada utilizando o caminho de rede e as suas credenciais, quer escrevendo o caminho de rede directamente na barra de endereços do Windows Explorer, quer mapeando a pasta partilhada como uma unidade de rede.

O que é SMB em vendas?

Em vendas, SMB refere-se normalmente a pequenas e médias empresas. É um termo utilizado para classificar as empresas que têm um determinado número de empregados ou de receitas. As PME são um segmento de mercado importante para muitas empresas, especialmente as que fornecem serviços ou produtos a outras empresas.