Uma fotografia digitalizada, também conhecida como cópia digital de uma fotografia, é uma versão electrónica de uma fotografia impressa. É criada através da digitalização da fotografia utilizando um scanner especializado ou uma aplicação para smartphone. A fotografia digitalizada pode então ser guardada como um ficheiro digital, que pode ser facilmente partilhado e armazenado através de vários dispositivos digitais, como computadores, smartphones e tablets.
Há várias vantagens em digitalizar uma fotografia. Em primeiro lugar, preserva a fotografia original contra o desgaste, o desvanecimento ou os danos causados pela exposição à luz e ao calor. Em segundo lugar, permite uma fácil partilha e distribuição de fotografias. Em terceiro lugar, fornece uma cópia de segurança da fotografia original em caso de perda ou dano. Por último, permite aos utilizadores editar e melhorar a fotografia utilizando software de edição de fotografias.
Se está a pensar como digitalizar fotografias de documentos no seu telemóvel, existem várias aplicações disponíveis para dispositivos iOS e Android que lhe permitem digitalizar fotografias utilizando a câmara do seu smartphone. Estas aplicações utilizam algoritmos avançados para capturar e melhorar a fotografia, tornando-a quase tão boa como uma digitalização a partir de um scanner especializado. Algumas das aplicações mais populares para digitalizar fotografias incluem o CamScanner, o Adobe Scan e o Microsoft Office Lens.
O custo de uma fotografia digital varia consoante a qualidade e a resolução da fotografia. Geralmente, as fotografias digitais são mais baratas do que as fotografias impressas, e o seu custo pode variar entre alguns cêntimos e alguns dólares por fotografia. No entanto, se estiver à procura de fotografias digitais de alta qualidade, poderá ter de pagar mais.
Se pretender digitalizar uma fotografia da sua galeria, pode utilizar a aplicação de digitalização integrada no seu smartphone. A maioria dos smartphones tem uma aplicação de scanner que permite digitalizar fotografias e documentos utilizando a câmara. Basta abrir a aplicação do scanner, tirar uma fotografia da fotografia e a aplicação corta e melhora automaticamente a fotografia.
Para digitalizar fotografias em casa, é necessário um scanner especializado ou uma aplicação para smartphone. Se tiver uma impressora antiga, esta poderá ter um scanner incorporado. Em alternativa, pode adquirir um scanner autónomo concebido especificamente para digitalizar fotografias. Existem várias opções económicas disponíveis no mercado e estes scanners incluem software especializado que permite editar e melhorar as fotografias digitalizadas.
A imagem digital funciona através da conversão de sinais analógicos (como a luz e o som) em sinais digitais que podem ser processados por um computador. No caso da digitalização de fotografias, o scanner utiliza uma fonte de luz para captar a imagem e convertê-la num sinal digital. O sinal digital é então processado pelo software do scanner, que melhora a imagem e a guarda como um ficheiro digital. O ficheiro digital pode então ser editado, partilhado e armazenado utilizando vários dispositivos digitais.
Um ficheiro digitalizado é uma imagem digital de um documento físico ou de uma fotografia que foi capturada com um scanner. O scanner lê a informação no documento ou na fotografia e converte-a num ficheiro de imagem digital que pode ser guardado, visualizado e editado num computador.
Para transformar uma fotografia impressa numa fotografia digital, é necessário um scanner. Coloque a fotografia na base do scanner e siga as instruções do seu modelo específico de scanner para digitalizar a fotografia. Depois de digitalizada, a fotografia será guardada como um ficheiro digital no seu computador. Recomenda-se que guarde o ficheiro num formato de alta qualidade, como JPEG ou TIFF, para preservar a qualidade da imagem.
Para digitalizar um documento e enviá-lo, é necessário um scanner e um dispositivo com ligação à Internet. Siga estes passos:
1. Coloque o documento virado para baixo na base do scanner e alinhe-o correctamente.
2. Abra o software do scanner no seu computador ou dispositivo.
Seleccione a opção para digitalizar um documento e escolha as definições adequadas, como a resolução e o formato do ficheiro.
4. inicie o processo de digitalização e aguarde a sua conclusão.
5. Quando a digitalização estiver concluída, guarde o documento digitalizado no seu computador ou dispositivo.
6. Abra o seu cliente de correio electrónico ou qualquer outra plataforma de partilha de documentos e crie uma nova mensagem.
7. Anexe o documento digitalizado à mensagem e adicione quaisquer detalhes ou instruções necessários.
8. Enviar o e-mail ou partilhar o documento conforme necessário.