Os ficheiros KMZ e KML são ambos formatos de ficheiro utilizados para apresentar dados geográficos no Google Earth, um popular programa de globo virtual. No entanto, estes dois formatos de ficheiro diferem em alguns aspectos.
O que é um ficheiro KML?
O KML (Keyhole Markup Language) é um formato de ficheiro baseado em XML que é utilizado para apresentar dados geográficos no Google Earth. Os ficheiros KML podem conter dados geográficos, como pontos, linhas e polígonos, bem como imagens e texto. Estes ficheiros podem ser criados utilizando editores de texto, como o Bloco de notas, ou software especializado, como o Google Earth Pro. Os ficheiros KML são normalmente utilizados para criar e partilhar mapas, rotas e visitas personalizadas.
O que é um ficheiro KMZ?
O KMZ (Keyhole Markup Zip) é uma versão comprimida de um ficheiro KML. Contém os mesmos dados geográficos que um ficheiro KML, mas é comprimido para reduzir o tamanho do ficheiro. Os ficheiros KMZ são úteis para partilhar ficheiros KML grandes ou complexos, uma vez que são mais fáceis de descarregar e partilhar. Para abrir um ficheiro KMZ, é necessário primeiro extrair o seu conteúdo utilizando um programa de compressão de ficheiros, como o WinZip ou o 7-Zip.
Que programa pode abrir um ficheiro KMZ?
O Google Earth é o principal programa utilizado para abrir ficheiros KMZ. Para abrir um ficheiro KMZ no Google Earth, basta fazer duplo clique no ficheiro e este será automaticamente carregado no programa. Outros programas, como o ArcGIS e o QGIS, também podem abrir ficheiros KMZ, mas podem necessitar de plug-ins ou software adicionais.
O que é o KMZ Google Earth?
O KMZ Google Earth é simplesmente um ficheiro KMZ concebido para ser visualizado no Google Earth. Contém dados geográficos, como pontos, linhas e polígonos, bem como imagens e texto. Os ficheiros KMZ do Google Earth podem ser criados utilizando o Google Earth Pro ou outro software que suporte o formato de ficheiro KMZ.
Como criar um ficheiro KML?
Para criar um ficheiro KML, pode utilizar um editor de texto, como o Bloco de notas, ou um software especializado, como o Google Earth Pro. Para criar um ficheiro KML utilizando o Google Earth Pro, basta abrir o programa e utilizar o botão “Adicionar marcador de local” para adicionar dados geográficos ao seu mapa. Em seguida, pode guardar o seu mapa como um ficheiro KML.
Como guardar em KML no Google Earth?
Para guardar um mapa como um ficheiro KML no Google Earth, basta clicar no menu “Ficheiro” e seleccionar “Guardar como”. Na caixa de diálogo “Guardar como”, seleccione “KML” como tipo de ficheiro e escolha uma localização para guardar o ficheiro. Pode então abrir o ficheiro KML no Google Earth ou noutro software que suporte o formato de ficheiro KML.
Como abrir um ficheiro KMZ no PC?
Para abrir um ficheiro KMZ no PC, primeiro é necessário extrair o seu conteúdo utilizando um programa de compressão de ficheiros como o WinZip ou o 7-Zip. Depois de extrair o conteúdo do ficheiro KMZ, pode abrir o ficheiro KML utilizando um editor de texto como o Notepad ou um software especializado como o Google Earth Pro. Em alternativa, pode abrir o ficheiro KMZ directamente no Google Earth fazendo duplo clique no ficheiro.
Para abrir um ficheiro KML no iPhone, pode utilizar aplicações como o Google Earth, o Maps.me ou o KML Viewer and Converter. Eis os passos a seguir:
1. Instalar a aplicação da sua escolha a partir da App Store.
2. Transfira o ficheiro KML para o iPhone através de e-mail, armazenamento na nuvem ou uma aplicação de partilha de ficheiros.
3. abra a aplicação e toque na opção para importar ou abrir um ficheiro.
Navegue até ao local onde guardou o ficheiro KML e toque no mesmo para o abrir.
5. A aplicação apresenta o ficheiro KML com todo o seu conteúdo, como marcadores, linhas, polígonos e imagens.
Pode interagir com o ficheiro KML aumentando e diminuindo o zoom, rodando a vista e tocando nas características para obter mais informações.
Note que alguns ficheiros KML podem não ser apresentados correctamente no iPhone devido a problemas de compatibilidade ou à falta de componentes. Nesse caso, poderá ser necessário converter o ficheiro KML para KMZ ou outro formato suportado pela aplicação.
Para transformar um ficheiro DWG em KML, pode utilizar uma ferramenta ou software de conversão. Uma dessas ferramentas é o AutoCAD, que lhe permite guardar ou exportar o seu ficheiro DWG como um ficheiro KML. Existem também conversores online que podem converter DWG em KML. No entanto, é importante ter em conta que a conversão pode não ser perfeita e que alguns dados podem perder-se ou ser alterados durante o processo. Além disso, é importante garantir que tem o direito legal de converter e utilizar o ficheiro DWG no formato KML.
Para adicionar um ficheiro KMZ ao Google Earth, pode seguir estes passos:
1. Abra o Google Earth no seu computador.
2. Clique no menu “Ficheiro” e seleccione “Abrir”.
3. navegue até ao local onde o ficheiro KMZ está guardado no seu computador
4. seleccione o ficheiro KMZ e clique em “Abrir”.
5. O ficheiro KMZ será agora carregado no Google Earth e apresentado no mapa.