O processo de conversão de uma impressão em PDF num telemóvel varia consoante o dispositivo e o sistema operativo que estiver a utilizar. Por exemplo, se estiver a utilizar um iPhone, pode utilizar a função incorporada “Guardar como PDF” para converter uma impressão em PDF. Para tal, abra a impressão que pretende converter, toque no botão “Partilhar” e seleccione “Imprimir”. A partir daí, aperte com dois dedos a pré-visualização da impressão até esta abrir em ecrã completo. Em seguida, toque novamente no botão “Partilhar” e seleccione “Guardar como PDF”.
Se estiver a utilizar um dispositivo Android, pode utilizar uma aplicação de terceiros para converter uma impressão em PDF. Existem várias aplicações disponíveis na Google Play Store que permitem converter impressões em PDF, como o CamScanner, o Adobe Scan e o Microsoft Office Lens. Basta descarregar a aplicação da sua escolha, seguir as instruções para converter a impressão em PDF e guardar o ficheiro no seu dispositivo.
Agora, passemos à questão relacionada com a forma de enviar uma impressão a partir de um telemóvel. Para enviar uma impressão a partir do telemóvel, pode utilizar vários métodos, como o correio electrónico, a mensagem de texto ou o serviço de armazenamento na nuvem. Se pretender enviar uma impressão por correio electrónico ou mensagem de texto, basta abrir o ficheiro que pretende enviar, tocar no botão “Partilhar” e seleccionar a aplicação de correio electrónico ou de mensagens da sua preferência. Se preferir utilizar um serviço de armazenamento na nuvem, como o Dropbox ou o Google Drive, basta carregar o ficheiro para a sua conta e partilhar a ligação com o destinatário.
Outra questão relacionada é como fundir imagens em PDF. Se precisar de fundir várias imagens num único ficheiro PDF, pode utilizar uma aplicação de terceiros, como o Adobe Acrobat ou o PDFelement. Estas aplicações permitem-lhe importar e organizar várias imagens num único ficheiro PDF, que pode depois guardar no seu dispositivo ou partilhar com outras pessoas.
Se precisar de tirar uma fotografia grande com o iPhone, pode utilizar a funcionalidade “Poster” incorporada para dividir a fotografia em várias páginas. Para tal, abra a impressão que pretende ampliar, toque no botão “Partilhar” e seleccione “Imprimir”. A partir daí, seleccione “Poster” na lista de opções e ajuste o tamanho e a orientação da impressão conforme necessário. Em seguida, toque em “Imprimir” para iniciar o processo de impressão.
Por último, vamos abordar a questão de como guardar uma imagem numa pasta. Para guardar uma imagem numa pasta específica do telemóvel, pode utilizar a aplicação de gestão de ficheiros incorporada ou uma aplicação de terceiros, como o ES File Explorer ou o Astro File Manager. Basta abrir a aplicação da sua escolha, navegar para a pasta onde pretende guardar a imagem e tocar no botão “Guardar” ou “Transferir” para guardar o ficheiro nessa localização.
Em conclusão, converter uma impressão em PDF no telemóvel é uma tarefa fácil que pode ser efectuada utilizando funcionalidades incorporadas ou aplicações de terceiros. Além disso, enviar impressões, fundir imagens em PDF, tirar impressões grandes e guardar imagens em pastas específicas são tarefas que podem ser realizadas utilizando vários métodos e aplicações no telemóvel. Com estas ferramentas à sua disposição, pode simplificar o seu trabalho e aumentar a produtividade em movimento.
Para colocar um ficheiro numa pasta no seu telemóvel, pode seguir estes passos gerais:
1. Abra o gestor de ficheiros ou a aplicação exploradora de ficheiros no seu telemóvel.
2. Navegue até ao local onde o ficheiro está actualmente guardado.
3. premir e manter premido o ficheiro até aparecer um menu.
4. seleccionar “Mover” ou “Mover para” no menu.
5. Navegue até à pasta para onde pretende mover o ficheiro.
6. Seleccione a pasta e, em seguida, toque em “Mover” ou “OK” para confirmar.
Em alternativa, também pode utilizar a opção “Copiar” em vez de “Mover” se quiser criar um duplicado do ficheiro na pasta, em vez de mover o original.
Para recuperar impressões digitais do Windows, pode tentar seguir estes passos:
1. Abra o menu Iniciar e escreva “serviços” na barra de pesquisa. Prima Enter.
2. Desloque-se para baixo e encontre o serviço “Spooler de impressão”.
3. Clique com o botão direito do rato no serviço e seleccione “Parar”.
4. Abra o Explorador do Windows e navegue até à seguinte localização: C:WindowsSystem32spoolPRINTERS
5. Elimine todos os ficheiros da pasta PRINTERS.
6. Volte ao serviço “Spooler de impressão” e clique com o botão direito do rato sobre ele. Seleccione “Iniciar”.
Isto deve limpar quaisquer trabalhos de impressão bloqueados e permitir-lhe começar de novo com a impressão.