- Primeiro, crie uma conexão com a porta COM3.
- Depois disso, abra o menu Arquivo e selecione ‘Nova conexão’.
- Agora, encontre COM3 na lista suspensa e pressione OK.
- O próximo passo é criar uma conexão com a outra porta – COM4.
O HyperTerminal é um programa de comunicação baseado no Windows que pode ser usado para testar conexões de porta serial. É uma ferramenta popular entre os profissionais de TI e administradores de sistema para solucionar problemas de porta serial. O HyperTerminal pode ser utilizado para testar a funcionalidade da porta série, a comunicação entre dois dispositivos e diagnosticar quaisquer erros de comunicação.
Para testar uma porta serial usando o HyperTerminal, siga estas etapas:
Etapa 1: Conectar os dispositivos
Conecte o dispositivo da porta serial ao computador usando um cabo serial. Certifique-se de que ambos os dispositivos estão ligados.
Passo 2: Abrir o HyperTerminal
Abra o programa HyperTerminal clicando em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Comunicações > HyperTerminal.
Passo 3: Criar uma nova ligação
Crie uma nova ligação clicando em Ficheiro > Nova ligação. Dê um nome à ligação e seleccione a porta COM adequada que pretende testar.
Passo 4: Configurar a ligação
Clique em Configurar para configurar a ligação. Seleccione a taxa de transmissão, os bits de dados, a paridade e os bits de paragem adequados. Estas definições devem corresponder às definições do dispositivo ao qual se está a ligar.
Passo 5: Testar a ligação Depois de a ligação estar configurada, pode testá-la escrevendo uma mensagem na janela do HyperTerminal. A mensagem deve aparecer no dispositivo ao qual se está a ligar. Também pode enviar uma mensagem do dispositivo para o computador para testar a comunicação inversa.
Transformar a porta USB numa porta série Para transformar uma porta USB numa porta série, é necessário um adaptador USB para série. Estes adaptadores estão disponíveis na maioria das lojas de material informático e nos retalhistas online. O adaptador pode ser ligado à porta USB do computador e fornece uma interface de porta série para o dispositivo a ligar.
O tamanho de uma porta dupla
O tamanho de uma porta dupla pode variar consoante o tipo de porta e o dispositivo para o qual é utilizada. Geralmente, as portas duplas têm o dobro do tamanho de uma porta simples e podem medir entre 1,5 polegadas e 3 polegadas de comprimento.
A medida de porta de 70
A medida de porta de 70 não é uma medida padrão para qualquer tipo de porta. É importante conhecer o tipo específico de porta que está a ser referido para determinar a sua medida.
Testando uma Porta Paralela
Para testar uma porta paralela, você pode usar um testador de porta paralela. Estes testadores estão disponíveis na maioria das lojas de hardware e retalhistas online. O testador pode ser ligado à porta paralela e pode diagnosticar quaisquer erros de comunicação ou problemas de conectividade.
Testar a porta de rede Para testar uma porta de rede, pode utilizar um testador de cabos de rede. Estes testadores podem diagnosticar quaisquer problemas de conectividade ou erros de comunicação entre dois dispositivos de rede. O testador pode ser ligado a ambas as extremidades do cabo de rede e pode fornecer informações detalhadas sobre a ligação de rede.
A porta 80 é a porta predefinida para a comunicação HTTP (Hypertext Transfer Protocol). Para verificar se a porta 80 está aberta, pode efectuar uma verificação da porta utilizando uma ferramenta de scanner de rede como o Nmap ou o Zenmap. Em alternativa, pode utilizar o comando Telnet na linha de comandos do Windows para verificar se a porta 80 está aberta num endereço IP específico. Por exemplo, você pode digitar “telnet 80” e ver se recebe uma resposta do servidor. Se a porta estiver aberta, deverá receber um ecrã em branco e, se estiver fechada, verá uma mensagem de erro.
Para ver se uma porta está aberta pelo cmd, você pode usar o comando “netstat”. Abra o prompt de comando e digite “netstat -an | find /i “listening”” e pressione Enter. Isto irá mostrar uma lista de todas as portas abertas no seu computador e pode verificar se a porta em que está interessado está listada como “a ouvir”.
Para testar um cabo paralelo, pode usar um dispositivo de teste chamado testador de cabos. Um testador de cabos pode verificar a continuidade de cada pino do cabo e identificar quaisquer quebras ou curtos-circuitos. Também pode utilizar um multímetro para testar cada pino separadamente e verificar se o cabo está a funcionar correctamente. Outra opção é utilizar uma ficha de loopback, que pode testar o cabo ligando os pinos de transmissão e recepção para criar um circuito de loopback.