Se estiver a utilizar um computador, pode utilizar o Adobe Acrobat ou outro software de edição de PDF para separar páginas de um ficheiro PDF. Basta abrir o ficheiro no software, seleccionar as páginas que pretende separar e, em seguida, guardá-las como um novo ficheiro PDF. Este processo pode ser ligeiramente diferente, dependendo do software que estiver a utilizar, mas os passos básicos são os mesmos.
Num telemóvel, o processo de separação de páginas PDF pode ser um pouco mais complicado. Se tiver um iPhone, pode utilizar a aplicação iBooks incorporada para abrir e separar ficheiros PDF. Basta abrir o ficheiro no iBooks, tocar na página que pretende separar e, em seguida, tocar no ícone Partilhar. A partir daí, pode optar por guardar a página como um novo ficheiro PDF.
Se tiver um telemóvel Android, o processo pode ser um pouco mais complicado. Os ficheiros PDF são normalmente armazenados na pasta Transferências nos dispositivos Android. Para separar páginas de um ficheiro PDF, é necessário transferir uma aplicação de edição de PDF a partir da Google Play Store. Existem várias opções gratuitas e pagas disponíveis, como o Adobe Acrobat, o PDF Editor e o PDF Viewer. Depois de ter descarregado e instalado a aplicação, pode utilizá-la para abrir o ficheiro PDF, seleccionar as páginas que pretende separar e, em seguida, guardá-las como um novo ficheiro.
Para além de separar páginas de um ficheiro PDF, também pode ser necessário editar ficheiros PDF no telemóvel. Uma forma de o fazer é converter o ficheiro PDF num documento Word utilizando um conversor online, como o Smallpdf ou o PDF to Word Converter. Depois de ter convertido o ficheiro, pode editá-lo no Microsoft Word ou noutro software de processamento de texto e, em seguida, guardá-lo como um novo ficheiro PDF.
Se tiver ficheiros no telemóvel que pretende apagar mas não consegue, poderá ter de limpar a cache e os dados da aplicação que contém o ficheiro. Normalmente, isto pode ser feito acedendo a Definições > Aplicações > [Nome da aplicação] > Armazenamento > Limpar cache e Limpar dados. Certifique-se de que faz uma cópia de segurança de todos os ficheiros importantes antes de limpar a cache e os dados, uma vez que isto pode apagá-los permanentemente.
Finalmente, se precisar de editar um ficheiro PDF sem utilizar um programa de software, pode utilizar um editor de PDF online, como o PDFescape ou o Sejda. Estes editores permitem-lhe carregar um ficheiro PDF e fazer-lhe alterações directamente no seu navegador Web. Depois de efectuar as alterações, pode descarregar o ficheiro editado como um novo PDF ou outro formato de ficheiro.
Em conclusão, a separação de páginas de um ficheiro PDF pode ser feita tanto em computadores como em telemóveis, com o software e as aplicações adequadas. Se estiver a utilizar um telemóvel, certifique-se de que descarrega uma aplicação de edição de PDF para facilitar o processo. Além disso, existem várias formas de editar ficheiros PDF no telemóvel, eliminar ficheiros indesejados e até editar ficheiros PDF sem utilizar programas de software.
Para eliminar um documento Adobe, abra o documento e clique em “Ficheiro” no canto superior esquerdo. Em seguida, seleccione “Eliminar” no menu pendente e confirme a eliminação. Em alternativa, pode clicar com o botão direito do rato no documento e seleccionar “Eliminar” no menu pop-up.
Para editar um ficheiro PDF gratuito, pode utilizar um software de edição de PDF, como o Adobe Acrobat, o Nitro PDF Editor ou o Foxit Reader. Estes programas permitem-lhe alterar o texto, as imagens e a disposição do ficheiro PDF. Em alternativa, pode converter o ficheiro PDF para um formato editável, como o Microsoft Word ou o Google Docs, utilizando uma ferramenta de conversão online, fazer as alterações e voltar a convertê-lo para o formato PDF.
Para converter um ficheiro PDF para Word num telemóvel, pode utilizar uma aplicação móvel como o Adobe Acrobat ou o Microsoft Word. Estas aplicações permitem-lhe importar o ficheiro PDF e depois guardá-lo como um documento Word. Basta abrir a aplicação, importar o ficheiro PDF e, em seguida, seguir as instruções para o guardar como um ficheiro Word.