O PXE (Preboot Execution Environment) é um protocolo que permite a um computador arrancar a partir de uma interface de rede. A ROM PXE é um componente de software que está incorporado na placa de interface de rede (NIC) de um computador. Quando um computador está configurado para arrancar a partir da rede, a ROM PXE é activada e tenta ligar-se a um servidor de rede para descarregar e executar um gestor de arranque, que depois carrega o sistema operativo.
No entanto, por vezes, a ROM PXE pode ficar bloqueada e impedir o computador de arrancar correctamente. Isto pode acontecer se houver um problema com a ligação de rede, se o servidor de rede não estiver disponível ou se houver um problema de configuração com as definições da BIOS. Aqui estão alguns passos que podem ser tomados para resolver o problema:
A primeira coisa a fazer é verificar a ligação do cabo entre o computador e a rede. Certifique-se de que o cabo está correctamente ligado e não está danificado. Se o cabo estiver danificado, substitua-o por um novo. Se o cabo estiver correctamente ligado, tente ligar o computador a uma porta de rede diferente ou a um comutador para excluir quaisquer problemas com o hardware de rede.
Resolver o erro PXE E61
Se vir uma mensagem de erro PXE E61, significa que o computador está a tentar arrancar a partir da rede, mas não consegue encontrar um dispositivo de arranque. Isto pode acontecer se não existir um sistema operativo instalado no computador, se o disco rígido não estiver correctamente ligado ou estiver danificado, ou se existir um problema com as definições da BIOS. Para resolver o problema, tente verificar a ligação do disco rígido, substituir o disco rígido ou repor as definições da BIOS para os valores predefinidos.
Se vir uma mensagem Verificar Ligação de Cabo PXE MOF Exiting Intel PXE ROM, significa que o computador está a tentar arrancar a partir da rede mas não consegue encontrar um dispositivo de arranque. Isto pode acontecer se não existir um sistema operativo instalado no computador, se o disco rígido não estiver correctamente ligado ou estiver danificado, ou se existir um problema com as definições da BIOS. Para resolver o problema, tente verificar a ligação do disco rígido, substituir o disco rígido ou repor as definições da BIOS para os valores predefinidos.
Para sair do arranque em rede, é necessário alterar a sequência de arranque nas definições da BIOS. Para o fazer, reinicie o computador e prima a tecla para aceder ao utilitário de configuração da BIOS. A tecla para entrar nas definições da BIOS varia consoante o fabricante do computador, mas normalmente é F2, F10 ou Delete. Quando estiver nas definições da BIOS, procure a opção Ordem de arranque ou Sequência de arranque e altere-a para arrancar primeiro a partir do disco rígido. Salve as alterações e saia das configurações do BIOS. O computador deve agora arrancar a partir do disco rígido em vez de a partir da rede.
Em conclusão, a ROM PXE é um componente importante que permite que um computador arranque a partir da rede, mas por vezes pode causar problemas que impedem o computador de arrancar correctamente. Seguindo estes passos, pode resolver problemas comuns com a ROM PXE e voltar a pôr o computador a funcionar. Lembre-se de verificar a ligação do cabo, resolver quaisquer mensagens de erro PXE e alterar a sequência de arranque nas definições da BIOS para sair do arranque de rede.
Para sair do Intel Boot Agent e sair da ROM PXE, pode seguir estes passos:
1. Reiniciar o computador e premir a tecla que aparece no ecrã para entrar na configuração da BIOS (normalmente F2, F10 ou DELETE).
2) Na configuração da BIOS, navegue até ao separador ou menu Boot.
Procure uma opção chamada “Boot Order” ou “Boot Priority” e seleccione-a.
Altere a ordem de inicialização para que o disco rígido ou SSD esteja no topo da lista.
Guarde as alterações e saia da configuração da BIOS. O seu computador deve agora arrancar normalmente a partir do disco rígido ou SSD.
Se estes passos não funcionarem, poderá ser necessário consultar o manual do computador ou contactar o fabricante para obter mais assistência.
O PXE (Preboot Execution Environment) é normalmente utilizado para arrancar um computador através de uma ligação de rede, em vez de a partir de um disco rígido local ou de outro dispositivo de armazenamento. Pode ser utilizado numa variedade de situações, tais como quando o sistema operativo local de um computador está corrompido ou inacessível, ou quando o hardware do computador necessita de ser actualizado ou reconfigurado. Nestes casos, o PXE pode fornecer uma forma de arrancar o computador num ambiente de recuperação ou diagnóstico, permitindo aos técnicos ou utilizadores resolver problemas e reparar o sistema.