Os routers TP-Link são populares pela sua fiabilidade, velocidade e segurança. No entanto, como qualquer outro dispositivo electrónico, podem por vezes ter problemas que os impedem de funcionar correctamente. Neste artigo, discutiremos alguns problemas comuns do router TP-Link e como resolvê-los.
Como reiniciar o router Uma das formas mais fáceis de resolver problemas de um router TP-Link é reiniciá-lo. Reiniciar o router pode ajudar a resolver os problemas mais comuns, como a velocidade lenta da Internet, problemas de conectividade ou problemas com a rede Wi-Fi. Para reiniciar o router, basta desligar o cabo de alimentação e aguardar cerca de 30 segundos. Em seguida, volte a ligá-lo e aguarde que o router arranque totalmente.
O que significa o rato a piscar no Live Modem?
O rato a piscar no modem em directo é um indicador de que o modem está a receber ou a transmitir dados. Se o rato estiver a piscar rapidamente, isso pode indicar que o modem está a receber muito tráfego, o que pode diminuir a velocidade da Internet. Neste caso, é uma boa ideia verificar a velocidade da Internet e ver se corresponde ao que está a pagar. Se a velocidade for significativamente inferior à que é suposto obter, contacte o seu fornecedor de serviços Internet (ISP) para resolver o problema.
Como saber se o problema é o router ou a Internet Se estiver a ter problemas de velocidade lenta da Internet ou de conectividade, pode ser difícil determinar se o problema é o router ou a Internet. Uma forma de saber é ligar o computador ou portátil directamente ao modem utilizando um cabo Ethernet. Se conseguir aceder à Internet sem problemas, o mais provável é que o problema seja com o router. Se continuar a ter problemas, contacte o seu ISP para obter mais assistência.
Quando a luz Wi-Fi não se acende Se a luz Wi-Fi do router TP-Link não se acender, isso pode indicar que o router não está a transmitir um sinal Wi-Fi. Isto pode dever-se a uma variedade de problemas, como uma falha de software, uma falha de hardware ou definições de Wi-Fi incorrectas. Em primeiro lugar, tente reiniciar o router e veja se a luz Wi-Fi se acende. Se isso não acontecer, verifique as definições de Wi-Fi na interface Web do router para se certificar de que o Wi-Fi está activado. Pode também tentar repor as predefinições de fábrica do router.
Se precisar de utilizar a porta LAN como WAN dos routers TP-Link, pode fazê-lo seguindo estes passos:
1. Ligue o seu computador ao router utilizando um cabo Ethernet.
2. Abra um navegador Web e introduza o endereço IP do router na barra de endereços.
3. Introduza as suas credenciais de início de sessão e clique na opção “Quick Setup” (Configuração rápida).
4. Seleccione “Advanced” (Avançadas) e, em seguida, escolha “Network” (Rede) no menu do lado esquerdo.
5. Clique em “WAN” e depois seleccione “WAN Connection Type”.
6. Escolha “Dynamic IP” e depois clique em “Save”.
7. Desloque-se para baixo até “LAN” e depois seleccione “LAN DHCP Server”.
8. Clique em “Disable” (Desactivar) e depois clique em “Save” (Guardar).
Estes são alguns problemas comuns do router TP-Link e a forma de os resolver. Se continuar a ter problemas, contacte o apoio ao cliente da TP-Link para obter mais assistência.
Reiniciar o router pode ajudar a resolver uma variedade de problemas com o router TP-Link, tais como problemas de conectividade, velocidade lenta ou sinal sem fios intermitente. Quando reinicia o router, limpa a memória interna e actualiza as definições, o que pode ajudar a resolver quaisquer falhas de software ou firmware que possam estar a causar os problemas.
Se tiver Internet mas o Wi-Fi não funcionar, o problema pode estar nas definições de Wi-Fi ou no hardware do router. Seguem-se alguns passos que pode seguir para resolver o problema:
1. Verifique as definições de Wi-Fi no seu dispositivo. Certifique-se de que o Wi-Fi está activado e de que está ligado à rede correcta.
2. Reinicie o dispositivo e o router. Por vezes, um simples reinício pode resolver o problema.
Verifique os LEDs do router. Se o LED Wi-Fi estiver desligado, isso pode indicar um problema de hardware com o router. Neste caso, poderá ser necessário contactar a assistência da TP-Link ou substituir o router.
Tente repor as predefinições de fábrica do router. Isto irá apagar todas as definições e configurações, pelo que deve certificar-se de que faz uma cópia de segurança de todos os dados importantes antes de efectuar a reposição.
5. Actualize o firmware do router. Consulte o site da TP-Link para obter as actualizações de firmware mais recentes e siga as instruções para as instalar.
Se nenhum destes passos funcionar, poderá ser altura de contactar a assistência da TP-Link ou considerar a substituição do router.