Se está a enfrentar um problema com a sua ligação à Internet e a mensagem de erro diz “default gateway is not available” (o gateway predefinido não está disponível), então não está sozinho. Este erro é bastante comum e pode ser frustrante para os utilizadores. No entanto, a boa notícia é que normalmente é possível corrigi-lo com alguns passos básicos de resolução de problemas.
Primeiro, vamos entender o que é o gateway padrão e por que ele é importante. O gateway predefinido é o endereço IP do router, que funciona como um gateway para o computador se ligar à Internet. Se o computador não conseguir comunicar com o router, ocorrerá o erro “default gateway is not available”.
Aqui estão alguns passos para resolver este erro:
1. Reinicie o router e o computador: O primeiro e mais fácil passo é reiniciar o router e o computador. Às vezes, basta uma reinicialização para resolver o problema. Desligue o router e o computador, aguarde alguns minutos e volte a ligá-los.
2. Verifique as suas definições de rede: Se a reinicialização não resolver o problema, verifique as definições de rede. Aceda ao Painel de Controlo e seleccione “Centro de Rede e Partilha”. Clique em “Alterar definições do adaptador” e, em seguida, clique com o botão direito do rato no adaptador de rede e seleccione “Propriedades”. No separador “Rede”, seleccione “Protocolo de Internet versão 4 (TCP/IPv4)” e clique em “Propriedades”. Certifique-se de que as opções “Obter automaticamente um endereço IP” e “Obter automaticamente o endereço do servidor DNS” estão seleccionadas.
3. actualizar os controladores do adaptador de rede: Se os passos anteriores não funcionarem, tente actualizar os controladores do adaptador de rede. Aceda ao Gestor de Dispositivos, expanda a secção “Adaptadores de rede”, clique com o botão direito do rato no adaptador e seleccione “Actualizar controlador”. Siga as instruções apresentadas no ecrã para actualizar o controlador.
4. desactivar a gestão de energia: Por vezes, as definições de gestão de energia podem interferir com a ligação de rede. Aceda ao Gestor de Dispositivos, expanda a secção “Adaptadores de rede”, clique com o botão direito do rato no adaptador e seleccione “Propriedades”. No separador “Gestão de energia”, desmarque a opção “Permitir que o computador desligue este dispositivo para poupar energia”.
Se pretender ligar um interruptor e um router sem fios, pode seguir estes passos:
1. Ligar o interruptor ao router através de um cabo Ethernet.
2. Ligar os dispositivos que necessitam de uma ligação com fios ao switch.
Ligue-se à rede sem fios a partir do seu computador ou de outros dispositivos sem fios.
Para onde vai a placa de rede?
A placa de rede ou adaptador Ethernet é colocada numa ranhura na placa-mãe do computador. A localização exacta pode variar consoante o tipo de placa-mãe que possui.
Como partilhar a Internet através de um comutador?
Se quiser partilhar a Internet através de um comutador, tem de ligar o comutador ao router. O router funcionará como gateway para os seus dispositivos se ligarem à Internet. Assim que o switch estiver ligado, pode ligar os seus dispositivos ao switch utilizando cabos Ethernet.
Como verificar a placa de rede?
Para verificar a placa de rede, aceda ao Gestor de Dispositivos e expanda a secção “Adaptadores de rede”. A sua placa de rede deve estar listada aqui. Também pode verificar o estado da placa de rede clicando com o botão direito do rato na mesma e seleccionando “Propriedades”.
Como posso saber se a minha placa de rede é 10/100/1000?
Para verificar a velocidade da sua placa de rede, aceda ao Gestor de Dispositivos e expanda a secção “Adaptadores de rede”. Clique com o botão direito do rato na sua placa de rede e seleccione “Propriedades”. No separador “Avançadas”, procure a opção “Velocidade e Duplex”. Aqui, pode ver a velocidade da sua placa de rede. Se mostrar “Auto Negotiation” (Negociação automática), então a placa de rede é capaz de funcionar a velocidades diferentes com base na rede à qual está ligada.
Para determinar se o switch é original, pode verificar o número de série no switch e compará-lo com os registos do fabricante. Além disso, pode inspeccionar a embalagem e as etiquetas para verificar se existem sinais de adulteração ou contrafacção. Alguns fabricantes também fornecem ferramentas ou serviços de autenticação para ajudar a verificar a autenticidade dos seus produtos.
Lamento, mas a pergunta que fizeste não parece estar relacionada com o título do artigo que forneceste. Podes fornecer mais contexto ou esclarecer a tua pergunta?
O número de série da Nintendo Switch é utilizado para identificar o modelo específico da consola e para efeitos de garantia. Também pode ser utilizado para localizar dispositivos roubados ou perdidos. No entanto, não está relacionado com a resolução do erro “Default Gateway is Not Available”.