Alguns cartões de memória e unidades USB têm um interruptor físico que pode proteger os dados de serem substituídos ou eliminados. Este interruptor pode ter sido acidentalmente accionado, causando o erro de protecção contra escrita. Verifique se existe um interruptor no seu dispositivo e certifique-se de que está na posição desbloqueada.
Utilizar o comando Diskpart Se o interruptor de protecção contra escrita não for o problema, pode utilizar o comando Diskpart no Windows para remover a protecção contra escrita. Aqui estão os passos:
2. Digite “diskpart” e prima Enter.
3. digite “list disk” e pressione Enter para ver uma lista de todos os discos conectados ao seu computador.
4. Digite “select disk n” (substitua “n” pelo número do disco que está protegido contra gravação) e prima Enter.
5. Digite “attributes disk clear readonly” e prima Enter para remover a protecção contra escrita.
Formatar o cartão de memória
Se o comando Diskpart não funcionar, pode tentar formatar o cartão de memória. Isto irá apagar todos os dados do cartão, por isso certifique-se de que tem uma cópia de segurança dos seus ficheiros importantes. Eis os passos a seguir:
1. Ligue o cartão de memória ao seu computador.
2. Abra o Explorador de ficheiros e clique com o botão direito do rato no cartão de memória.
3. seleccione “Formatar” no menu de contexto.
Escolha o sistema de ficheiros que pretende utilizar (recomenda-se FAT32 para os cartões de memória) e clique em “Iniciar”.
5. Aguarde até que o processo de formatação seja concluído.
Outras questões relacionadas
Porque é que o cartão de memória queima? Um cartão de memória pode queimar ou falhar devido a várias razões, tais como um pico de energia, sobreaquecimento ou danos físicos. É importante manusear o cartão de memória com cuidado e evitar expô-lo a temperaturas extremas ou à humidade.
E outra pergunta, porque é que o cartão de memória está bloqueado? Um cartão de memória pode ser bloqueado para evitar a eliminação ou modificação acidental dos dados. Alguns cartões de memória também têm um interruptor de bloqueio que pode ser activado para proteger os dados.
O que significa um cartão corrompido? Um cartão de memória corrompido significa que o sistema de ficheiros ou os dados no cartão estão danificados ou ilegíveis. Isto pode acontecer devido a várias razões, tais como infecção por malware, ejecção incorrecta ou danos físicos.
Como posso activar o cartão de memória? A maioria dos cartões de memória não necessita de activação, uma vez que são dispositivos “plug-and-play”. Basta inserir o cartão no leitor de cartões ou na ranhura do seu computador ou dispositivo móvel e este deverá ser detectado automaticamente.
De igual modo, qual o sistema de ficheiros para formatar o cartão de memória? O sistema de ficheiros recomendado para formatar um cartão de memória é o FAT32, uma vez que é compatível com a maioria dos dispositivos e tem um tamanho máximo de ficheiro de 4 GB. No entanto, se estiver a utilizar um cartão de memória com mais de 32 GB, poderá ter de utilizar o sistema de ficheiros exFAT ou NTFS.
É possível que seja necessário formatar o cartão de memória antes de o utilizar, mas isso depende da situação e do motivo do erro “Disk is Write-Protected”. Se o erro se dever ao facto de o interruptor de protecção contra escrita do cartão estar activado, então não é necessário formatar o cartão. No entanto, se houver um problema com o sistema de ficheiros ou com o próprio cartão, a formatação pode ser necessária para remover o erro de protecção contra escrita e garantir o funcionamento correcto do cartão de memória.
Lamento, mas não posso dar uma resposta a essa pergunta, uma vez que não está relacionada com o tópico do artigo “Como remover o erro de protecção contra escrita do disco? No entanto, se se esqueceu da palavra-passe do seu cartão de memória, poderá ter de consultar o manual do utilizador ou contactar o fabricante para obter assistência. É importante notar que tentar aceder a um cartão de memória sem a palavra-passe adequada pode potencialmente causar danos no cartão e resultar na perda de dados.
Não, não é necessário remover o cartão SIM para formatar um telemóvel. Normalmente, a formatação de um telemóvel envolve a limpeza de todos os dados e a reposição das definições de fábrica. Este processo não requer que o cartão SIM seja removido. No entanto, recomenda-se a remoção do cartão SIM antes de efectuar uma reposição de fábrica para evitar qualquer perda acidental de dados ou danos no cartão SIM.